Em 2005, a Aliança Empreendedora foi fundada em Curitiba por pessoas que desejavam apoiar o trabalho de empreendedores inseridos em contextos de baixa renda. Ao longo dos anos, a ideia ganhou parceiros de peso, como FIEP, SESI, Instituto Walmart, Fundação Alphaville e Santander, crescendo consideravelmente. Conheça mais sobre a iniciativa e como é o seu trabalho de apoio a empreendedores.

Aliança Empreendedora: um pouco da sua história

A ONG nasceu em 2005, tendo sido fundada por Rodrigo de Méllo Brito e Silva, Norma Hitomi Ikeda, Helena Casanovas Vieira, Eduardo Gomes Camargo, Lina Maria Useche Jaramillo, Maria Fernanda Cordeiro e Luís Alberto Ribeiro Paschenda. A ideia era oferecer apoio para que microempreendedores de baixa renda e grupos produtivos comunitários pudessem desenvolver negócios com mais chances de sucesso.

O projeto, que inicialmente era realizado numa única comunidade em Curitiba, foi sendo expandido e a instituição abriu escritórios em São Paulo e Recife nos anos de 2006 e 2007. O trabalho da Aliança Empreendedora despertou interesse em instituições e empresas de grande relevância no mercado, abrindo a possibilidade de oferecer apoio mais concreto para os microempreendedores, além de conhecimento linhas de crédito e planos de comercialização.

Um dos grandes sucessos da trajetória desse projeto foi à criação da plataforma Solidarium, com o objetivo de conectar microempreendedores com grandes varejistas. No ano de 2008, a Aliança Empreendedora aumentou o alcance de sua ação em São Paulo, criando a possibilidade de replicar seu trabalho de apoio ao microempreendedor. Em 2009, com a consultoria da McKinsey e Ashoka, a ONG desenvolveu um novo plano de crescimento que persiste até os dias de hoje.

Na sequência, a Aliança Empreendedora fechou uma importante parceria com o Santander para levar sua metodologia para outras dez ONGs e criou o primeiro crowdfunding para microempreendedores de baixa renda, chamado de Portal Impulso. O projeto foi passando por transformações para atender da melhor forma possível as necessidades dos empreendedores de baixa renda. A ONG passou de provedora de crédito para uma ponte entre aqueles que precisam e as instituições financeiras.

Premiações e expansão mundial

A ONG Aliança Empreendedora faz parte da ANDE (Aspen Network of Development Entrepreneurs) e já conquistou inúmeros prêmios que reverenciam as suas ações em prol dos microempreendedores de baixa renda, como o Prêmio do Centennial Innovation Challenge, da Fundação Rockefeller.

PSC

A partir de 2014, a ONG começou a estruturar a sua expansão mundial para a Índia, Espanha e Inglaterra com auxílio da Ashoka. As parcerias com grandes empresas ao longo de sua trajetória ofereceu à Aliança Empreendedora expertise para desenvolver estratégias de negócios sociais com potencial efetividade para o mundo todo.

Como a Aliança Empreendedora apoia empreendedores?

Agora que já apresentei um pouco mais sobre a história da Aliança Empreendedora, vou esmiuçar com mais detalhes quais são as formas como essa ONG contribui para o desenvolvimento de empreendedores em cenários contextos de baixa renda. Em linhas gerais, o papel da ONG é apoiar microempresas, organizações sociais e governos na criação de negócios inclusivos e projetos que contribuam para mudar a realidade de uma comunidade.

A Aliança Empreendedora divide seus serviços essenciais em três linhas de ação que são: Inclusão Empreendedora, Negócios Inclusivos e Disseminação da Causa. A seguir explicarei cada um dos serviços para que fique mais claro como essa ONG apoia negócios que precisam.

Inclusão Empreendedora

A Aliança Empreendedora oferece uma ajuda efetiva na construção de um plano de negócios consistente para que o parceiro tenha a chance de fazer mais com os recursos que possui. A linha de pensamento seguida pela ONG compreende que é fundamental traçar planos de acordo com os recursos que estão disponíveis neste momento para os microempreendedores, sem, necessariamente, apontar apenas para o que há no futuro.

Além do planejamento, a organização acompanha o microempreendedor parceiro em toda a etapa de execução, contribuindo para a gestão do projeto. São traçadas metas possíveis de alcançar, permitindo criar uma sequência de resultados positivos. A Aliança Empreendedora entende que um projeto de empreendedorismo deve impactar significativamente a vida do empreendedor e das pessoas no seu entorno. Grande parte dos microempreendedores de baixa renda se tornam exemplos para as suas comunidades, mostrando que é possível vencer, além de gerar empregos e renda.

Negócios Inclusivos

Um dos focos da ONG é contribuir para que sejam implementados e desenvolvidos modelos de negócios inclusivos que contribuam para tornar a realidade de comunidades de baixa renda mais justas e com potencial para a geração de renda. A Aliança Empreendedora possui parcerias com grandes empresas, procurando desenvolver modelos de negócios que ajudem a fortalecer os microempreendedores e beneficiem comunidades de baixa renda como um todo.

A ONG faz questão de participar de todo o processo, indo desde a realização das pesquisas de novas metodologias de trabalho até a estruturação dos projetos. Os modelos criados são então avaliados para que sua efetividade seja verificada para uma possível replicação com novos parceiros. Dentre os parceiros da Aliança Empreendedora estão Danone, Natura, Serasa Experian, Instituto Coca-Cola, Santander, Unilever, entre outros.

Disseminação da Causa

Ao longo de sua trajetória ajudando a difundir microempreendimentos de baixa renda, a Aliança Empreendedora percebeu que há um pensamento dominante de que empreender demanda um dom. Uma das missões da ONG é justamente espalhar a ideia de que o empreendedorismo pode ser aprendido e fazer parte da realidade de indivíduos com perfis diferentes, inclusive aqueles que têm menos recursos financeiros. Empreender pode mudar a vida de muitas pessoas.

Para ajudar a potencializar o empreendedorismo, a Aliança Empreendedora realiza diversos prêmios nacionais e regionais, assim mais pessoas têm contato com a ideia de criar um negócio próprio. Além disso, há projetos de consultoria, de produção de conteúdo educativo para TV e vídeo, entre outros. A ideia que a ONG defende é que todo mundo com desejo de empreender pode criar o seu próprio negócio usando os recursos a que tem acesso.

O trabalho da Aliança Empreendedora é muito relevante para o desenvolvimento de microempreendedores de baixa renda e modelos de negócios sociais.