Em meio a uma situação de crise, aqueles que já são empreendedores buscam maneiras de reinventar seus negócios para se adaptar à nova realidade. Assim como muitos que perderam seus empregos e veem no empreendedorismo uma forma de obter uma renda. Uma dúvida que surge na cabeça de todas essas pessoas é: como empreender em tempos de crise? Dá para criar ou transformar um negócio e ter sucesso em meio a um cenário assim?

A resposta é que sim, é possível empreender em tempos de crise, porque as mudanças geradas por elas trazem oportunidades. Mas, para conseguir surfar nessa onda e se beneficiar, é preciso estar preparado e utilizar as estratégias corretas. Se deseja descobrir quais são elas, é só continuar a leitura.

A importância de saber criar oportunidades em tempos de crise

Quem já é empreendedor sabe que lidar com situações inesperadas faz parte da rotina. Quem vai começar a empreender agora já deve entrar ciente de que precisará se reinventar constantemente para manter seu negócio competitivo. O fato de iniciar um negócio exatamente durante uma crise dará a aqueles que superarem essa prova de fogo uma base bastante interessante que, se for usada da maneira certa, poderá contribuir para uma trajetória de sucesso.

Se em condições normais as oportunidades não costumam bater à porta, durante uma crise isso também não irá acontecer. É preciso enxergar além e pensar fora da caixa para encontrar respostas em relação ao melhor caminho a ser seguido. Simplesmente esperar que as coisas se normalizem pode custar a saúde do seu negócio. Portanto, faça agora com as condições que estiverem ao seu alcance e, então, quando tudo se normalizar e tiver condições melhores, estará pronto para realizar um trabalho ainda melhor.

7 Dicas para empreender em tempos de crise

Você sabia que a Nutella, aquele doce famoso em todo o mundo, foi criada em meio a uma crise? Tudo aconteceu na Itália, que estava devastada após a Segunda Guerra. Como o cacau estava escasso, o confeiteiro Pietro Ferrero teve a ideia de criar um doce que levasse o ingrediente em pouca quantidade, acrescentando avelã à receita. O resultado todos já conhecemos, a empresa Ferrero se tornou um grande sucesso e hoje é uma gigante do ramo alimentício.

Histórias como essas não faltam, AirBnb, Nescafé, Fanta, Uber e Localiza, são outros exemplos de companhias que surgiram em meio a uma crise. O que todas têm em comum é que seus fundadores, com criatividade, souberam usar as ferramentas que tinham disponíveis. Veja, a seguir, dicas para transformar ou criar o seu negócio em meio a um cenário como esse.

1 – Antecipe necessidades

PSC

Crises trazem mudanças que, por sua vez, geram novas necessidades e transformam os hábitos das pessoas. Dessa forma, procure pensar nos efeitos gerados pela crise atual em relação a isso. Daí surgirão várias ideias para iniciar ou transformar o seu negócio. O AirBnb, por exemplo, foi criado em meio à recessão de 2008, oferecendo uma oportunidade de renda para pessoas que tinham um imóvel ou um cômodo disponível para alugar por curtos períodos.

2 – Considere as ferramentas que possui

É preciso fazer um paralelo entre as ideias obtidas no passo anterior com as ferramentas que tem em mãos. Ainda citando o caso da Nutella, Pietro Ferrero, ao desenvolver um novo doce, percebeu que não tinha cacau o suficiente, mas que poderia complementar a receita com avelã. Isso faz toda a diferença em meio a uma crise, pensar além em vez de desistir por não possuir as condições perfeitas.

3 – Tenha a inovação como objetivo

Evite querer abrir um negócio mais do mesmo, já existem muitos iguais por aí. Contudo, isso não significa que precise criar algo totalmente novo, basta que encontre uma forma inovadora de oferecer algum produto ou serviço que já exista. O Uber é um bom exemplo disso, pegou a ideia dos taxis que já existia, mas inovou ao permitir que qualquer pessoa que tivesse um carro pudesse trabalhar e ao oferecer aos clientes a facilidade de solicitar um motorista e fazer o pagamento através de um aplicativo.

4 – Estude o mercado no qual pretende ingressar

Não dá para se aventurar sem conhecer o terreno no qual pretende pisar, é preciso pesquisar muito para se preparar e verificar se é realmente esse o mercado certo para você. Procure por empresas que ofereçam algo similar, entenda o que os consumidores acham disso, peça a opinião de pessoas próximas sobre sua ideia. Quanto mais informações tiver, mais preparado estará para colocar as ideias em prática.

5 – Analise o público-alvo

Assim como o mercado, é preciso também analisar o público-alvo, entender o que ele busca e precisa. Isso é necessário tanto para desenvolver os produtos ou serviços, quanto para definir as formas de atendimento e a comunicação do negócio. Esse último é uma parte muito importante, porque envolve como será feita a divulgação para que as pessoas conheçam a empresa e se interessem pelo que ela tem a oferecer.

6 – Faça tudo com o menor custo possível

Se o momento é de crise, não é hora para realizar grandes investimentos. O melhor a fazer é evitar se comprometer com custos fixos, como aluguel e funcionários, realizando em casa e com a ajuda de sócios e familiares tudo o que for possível. Então, conforme o negócio for crescendo e tiver mais conhecimento sobre o público e o mercado, poderá se comprometer com essas despesas.

7 – Realize testes para fazer os ajustes necessários

Um conceito que tem se tornado bastante popular no meio empresarial e que faz muito sentido em um cenário de crise é o “lean startup”. Consiste em desenvolver o negócio realizando testes rapidamente, sem esperar que o produto ou serviço esteja perfeito. Assim, fica mais fácil realizar os ajustes que forem se mostrando necessários de forma otimizada, baseado nas respostas dadas pelos consumidores.

Com inovação e planejamento é possível empreender em tempos de crise e criar um negócio de valor, que te ajude a alcançar seus objetivos e ofereça benefícios para a sociedade. Tem alguma informação para contribuir? Deixe nos comentários abaixo e compartilhe o artigo com seus amigos que desejam começar a empreender.

 

Fontes:

https://www.insper.edu.br/noticias/hora-de-inovar-confira-9-negocios-que-surgiram-em-momentos-de-crise/

https://www.boxloja.com/crise-pode-ser-oportunidade-de-negocio/

https://exame.abril.com.br/pme/7-dicas-para-abrir-um-negocio-que-tera-sucesso-na-crise/

 

Copyright:  1524251411 – https://www.shutterstock.com/pt/g/sutadwatthanakul