Profissional rumo ao sucesso mostrando como crescer profissionalmente

PHOTOCREO Michal Bednarek/Shutterstock Ter foco e autoconhecimento é essencial para saber como crescer profissionalmente na carreira. Veja outros 3 itens importantes no meu artigo!

Como crescer profissionalmente e fazer isso de forma rápida, dinâmica e acelerada? Este é um dos principais questionamentos e desejos dos jovens profissionais, hoje e sempre. Ter ambições e querer alavancar os resultados é essencial, pois toda carreira precisa de um propósito, de um norte para que o indivíduo saiba para onde está indo e aonde quer chegar por meio de seus esforços.

Por isso mesmo, pensar no futuro e buscar formas de crescimento, é muito importante para que os profissionais possam alcançar seus objetivos, desenvolver suas competências, eliminar gaps e serem bem-sucedidos. Neste sentido e, numa escala de 0 a 10, qual seu nível de desenvolvimento profissional hoje? Já parou para pensar nisso? Onde está e aonde quer chegar?

Trago estas reflexões porque como coach de Carreira eu encontro muitas pessoas com um enorme potencial, mas que ainda não sabem ao certo como desenvolvê-lo ou demonstrar isso por meio de seu trabalho. São profissionais formados, capacitados, mas sem um foco definido ou mesmo que ainda não sabem como aplicar o que aprenderam, na prática, e em prol de um crescimento real e tangível.

Isso é mais comum do que imaginamos, pois muitos acreditam que apenas a capacitação técnica será suficiente para suprir as exigências das empresas, para ter um bom cargo, um excelente salário e crescer profissionalmente. Ledo engano, pois aquela velha máxima de que os profissionais são contratados por suas competências técnicas e demitidos por seus comportamentos; continua sendo ainda muito verdadeira.

5 Dicas de Como Crescer Profissionalmente

Por isso mesmo, se você quer evoluir e ter mais chances de sucesso em sua carreira profissional é preciso buscar desenvolver-se de forma sistêmica. Veja dicas de como fazer isso:

Invista em Autoconhecimento

PSC

Como eu disse lá no começo muitos jovens profissionais são altamente capacitados, mas não sabem ao certo o que fazer com seus conhecimentos ou mesmo desconhecem o seu potencial infinito, ou seja, suas capacidades, habilidades e seus talentos reais.

Para evitar se perder no caminho, é essencial se conhecer, identificar seus pontos fortes, diferenciais e dons, bem como os pontos de melhoria e trabalhar para eliminá-los. Isso vai alimentar sua autoconfiança, sua autoestima profissional, ajudará a conhecer seus limites e a superá-los e, consequentemente, irá ajudar também a impulsionar os seus resultados. Invista em autoconhecimento!

Desenvolva Comportamentos Positivos

Todo profissional é conhecido mais por suas atitudes do que pelo que ele tem em seu currículo, pois é com a pessoa que todos se relacionam e não com um papel simbólico. Por isso, se você quer realmente crescer profissionalmente avalie seus comportamentos atuais, veja se eles são congruentes, se são positivos ou negativos e procure entender de que forma eles impactam em suas relações, resultados e nas pessoas ao seu redor.

Seja um profissional sempre congruente, com valores positivos e claros, que sabe se mostrar na hora certa, defender suas ideias com clareza, mas que também sabe se relacionar positivamente com seus colegas, clientes e líderes e busque ser alguém que seja respeitado por sua forma de agir e de pensar.

Alie Teoria e Prática

Profissionais de sucesso são completos, ou seja, aliam seus conhecimentos técnicos e suas experiências práticas na construção dos resultados. Nem são teóricos nem são mãos na massa demais, pois transitam nestas duas áreas muito bem e de forma equilibrada, realizando de forma excelente suas demandas diretas, como ensinando e gerenciando outras pessoas na realização do trabalho. Alie, portanto, os conhecimentos tácito e explícito.

Crie Bons Relacionamentos

Para crescer na carreira é essencial desenvolver relacionamentos positivos com as pessoas ao nosso redor: colegas de trabalho, líderes, liderados, clientes, parceiros, sócios e por ai vai. Isso faz com que as pessoas queiram estar com você, estejam mais abertas às suas ideias e queiram colaborar espontaneamente com suas propostas.

Profissionais que tem o dom de se relacionar positivamente, também se destacam quando o assunto e engajar e motivar as pessoas, pois conseguem construir relacionamentos interpessoais construtivos e produtivos para todos.

Defina Metas e Mantenha o Foco

Para seguir o caminho do crescimento é realmente preciso ter um mapa que sirva de guia nesta direção. Chamamos isso de metas, que realmente são muito importantes para conquistarmos qualquer alvo na vida. Portanto, se você busca ousar ir além, defina quais são as suas metas de curto, médio e longo prazo e trabalhe em cima destes objetivos. Para isso, é essencial ter foco, manter uma constância, de modo a não se desviar do caminho e deixar-se influenciar por ideias negativas e sabotadoras.

Por fim, para crescer profissionalmente você também pode investir em Coaching de Carreira, que é um processo de desenvolvimento de habilidades técnicas, emocionais e comportamentos que realmente acelera resultados e, é um diferencial que agrega muito valor ao sucesso dos profissionais.