Sergey Nivens/Shutterstock Mesmo tendo muitos talentos muitos profissionais não conseguem sucesso na carreira

Conheço muitas pessoas muito inteligentes, mas que não conseguem alcançar grandes resultados em sua carreira. Muitos me questionam isso, me perguntando o que falta para que ultrapassem seus limites. A verdade é que por mais contraditório que possa parecer, um potencial não desenvolvido, por melhor que seja; não vai sair do ponto A para o ponto B e conquistar o sucesso profissional.

Vejo isso todos os dias, jovens com MBA, que estudaram em boas escolas, mas que não conseguem demonstrar na prática o que sabem. A questão comportamental impacta muito, pois saber se relacionar, se comunicar assertivamente; expor suas ideias e ter senso de liderança ; faz total diferença no dia a dia de trabalho.

Então, se o colaborador não consegue mostrar o que sabe ele engessa suas possibilidades de crescimento e acaba “meio perdido” sem entender ao certo porque não consegue progredir. Isso acontece muito e ainda é um dos maiores problemas que os profissionais têm de enfrentar e superar ao longo de seu caminho.

Como Coach de Carreira posso afirmar sem hesitação que a falta de autoconhecimento é um dos principais empecilhos ao amadurecimento de todo profissional. Nas universidades ensinam as teorias e fórmulas, mas não como resolver os problemas diários e comuns de um ambiente de trabalho. Não nos ensinam como sermos líderes, como nos comunicar com efetividade e se destacar no mercado mesmo com a alta competitividade. Isso é com a gente!

Como Desenvolver o seu Potencial

Um bom currículo pode abrir portas e criar oportunidades de bons empregos. Entretanto, quando um profissional é demitido ninguém se lembra do que ele tecnicamente tem como diferencial, mas sim do que ele não tem, do que ele não fez, ou melhor, do que ele fez de errado, comportamentalmente falando, e que levou a empresa a desligá-lo.

Pensando nisso quero te trazer uma reflexão – Como você tem construído sua carreira? Qual é o seu perfil profissional? Você tem conseguido colocar em prática os seus conhecimentos? Você consegue aliar suas habilidades técnicas às emocionais? Qual a sua imagem profissional? Quais são os seus resultados?

PSC

Naturalmente, podemos achar que está tudo bem, e eu torço mesmo para que realmente esteja, para que você venha conseguindo demonstrar o seu potencial infinito e aumentado, progressivamente, suas possibilidades profissionais e seu sucesso na carreira.  Isso tem acontecido?

Convido você a refletir sobre isso. Avalie quais são os elementos que estão prejudicando seus avanços. Será que são suas dificuldades de se relacionar, de se comunicar, de aceitar as diferenças, de ser liderado, de liderar, de assumir responsabilidades ou sua timidez em demonstrar o que sabe? O que falta para que você verdadeiramente consiga mostrar o que aprendeu e o que é capaz?

Pense nisso e invista em identificar seus pontos fortes e de melhoria. Para isso, minha dica é – faça Coaching de Carreira. Esta é uma fantástica metodologia de desenvolvimento de competências e aprimoramento de habilidades técnicas, emocionais e comportamentais e impulsionamento de resultados, uma vez que este método trabalha de forma objetiva, focada e planejada para acelerar seus resultados profissionais. Experimente e ouse ir além!