Sempre que uma celebridade assume um namoro com uma pessoa mais velha ou mais jovem, começam os comentários maldosos. Geralmente, como a pessoa com mais idade já está estabelecida financeiramente, dizem que a outra está com ela apenas por interesse. Todos esses pensamentos limitantes ignoram o fato de que o amor realmente vai além dos números, e que, quando há sentimento, a diferença de idade se torna um mero detalhe, algo que não influencia em nada o que um sente pelo outro.

Por que a diferença de idade nos relacionamentos é vista com preconceito?

Você já parou para pensar a respeito da origem dessa ideia de que pessoas apenas podem se relacionar com outras da mesma faixa etária? A verdade é que esse pensamento é relativamente “novo”, já que, no passado, em muitas culturas era comum que meninas se casassem com homens mais velhos através de acordos firmados com os seus pais. Com o passar do tempo, felizmente, o direito de escolher com quem casar foi se tornando mais comum.

Possivelmente, essa ideia de que a diferença de idade no relacionamento é inadequada surgiu do fato de que grande parte das pessoas se apaixona por outras que estejam na mesma fase da vida. Assim, é comum ver casais que se conheceram no trabalho, na faculdade, que foram apresentados por amigos e assim por diante. Isso sem contar nos estereótipos familiares, que incluem achar que aqueles que têm mais de 20 anos de diferença de idade poderiam ser pais/mães dos seus companheiros.

A realidade é que nenhum argumento para esse preconceito faz sentido, porque, mesmo que um indivíduo tenha uma idade semelhante à do pai ou mãe do seu par, esse parentesco simplesmente não existe entre eles. Portanto, não faz sentido se privar de viver um relacionamento em que há amor por conta de ideias como essa, que não possuem nenhum fundamento.

O importante é o casal se sentir bem

O mais importante em um relacionamento amoroso é que as duas pessoas envolvidas se sintam bem e estejam felizes na companhia de seu par. Assim, se a idade for realmente uma questão para um indivíduo e ele não se sinta seguro ou confortável se relacionando com alguém mais jovem ou mais maduro, tudo bem, esse é um direito dele. Agora, se privar de viver algo que o deixaria feliz por puro preconceito e medo de ser julgado, realmente não é uma boa escolha.

Já imaginou romper um relacionamento ou colocar uma barreira entre você e a pessoa amada simplesmente porque a sociedade não aceita vê-los juntos? É claro que devemos convir que não é agradável ouvir piadas a respeito de idade, ser alvo de fofocas e ter que lidar com olhares curiosos, contudo, pior do que isso é deixar de fazer algo que é da sua vontade para evitar que terceiros, na grande maioria pessoas que nem fazem parte do seu círculo de amizade, se desagradem.

Questões que podem atrapalhar um relacionamento em que há diferença de idade

PSC

Apesar de todos os pontos já apresentados, preciso dizer que, sim, existem algumas questões que realmente podem comprometer um relacionamento em que os envolvidos têm idades diferentes. Entretanto, ressalto que nenhuma delas deve envolver a opinião de terceiros e sim do próprio casal.

Níveis de energia diferentes – É fato que um ser humano tem níveis de energia diferentes em cada fase da vida. Enquanto um jovem de 20 anos tem pique para sair para baladas por dias seguidos, um indivíduo de 50 anos possivelmente prefere programas mais tranquilos. Lembrando que isso não é uma regra e sim uma informação geral, já que existem pessoas que estão na terceira idade que possuem mais ânimo do que alguns adolescentes.

Ter ou não filhos – Uma pessoa que passou dos 50 anos, que já viveu relacionamentos anteriores e tem família constituída, pode não querer, ou não poder, por questões biológicas, ter mais filhos, o que, talvez, gere um conflito com outra mais jovem e que não tenha nenhum herdeiro.

Planos para o futuro – Um jovem tem a vida inteira pela frente, o que inclui principalmente planos relacionados à família e carreira. Se os objetivos dele forem diferentes do seu par, que possivelmente já está estabelecido, essa pode se tornar uma questão complicada na relação.

Bagagem da pessoa mais experiente – Existem questões que, talvez, sejam delicadas para um jovem com pouca experiência de vida lidar, como filhos de relacionamentos anteriores, ex-marido/ex-esposa, entre outras, que podem gerar insegurança e outros problemas.

Vale lembrar que nenhum desses pontos apresentados deve servir como impeditivos para que uma pessoa se relacione com outra de mais ou menos idade, se ela não julgá-los dignos disso. São apenas observações a respeito do assunto e lembretes de que uma relação com essas características requer certas renúncias para que um se adapte à realidade do outro. E a verdade é que todo relacionamento envolve renúncia, aqui, elas estão voltadas para a questão da idade, mas em outras circunstâncias podem incluir vários outros pontos.

Busque a sua felicidade independente de números e padrões

Se você conheceu uma pessoa especial, se apaixonou por ela, deseja viver um relacionamento e é correspondido, vá em frente, independente se existe uma grande diferença da idade entre vocês. Lembrando, claro, que é necessário que ambos sejam maiores de idade e tenham certeza de suas ações.

No início, talvez seus familiares e amigos estranhem sua escolha, principalmente os mais conservadores. Nesse caso, seja sincero, conte que encontrou alguém que está lhe fazendo feliz e que gostaria que eles se alegrassem por isso. Com o tempo, todos irão se acostumar e perceber que o amor é muito mais importante do que o ano em que uma pessoa nasceu.

Em se tratando da sociedade, o que inclui conhecidos, colegas de trabalho, vizinhos e aqueles que passarem por vocês pela rua, ignore qualquer ação negativa. Sempre que algo te chatear, lembre-se do quanto está feliz por ter ao seu lado alguém tão especial. Perto disso, qualquer piada ou olhar maldoso se tornam totalmente insignificantes.

Você já viveu ou está vivendo um relacionamento em que há uma grande diferença de díade? Conte-me nos comentários sobre sua experiência!

 

Copyright:  106006154 – https://www.shutterstock.com/pt/g/strawberrymood