O mundo moderno oferece diversas facilidades que até pouco tempo eram inimagináveis. Ficou muito mais simples acessar informação, nos comunicarmos, tudo está a acesso de um clique. Nossa qualidade de vida vem melhorando significativamente com o avanço tecnológico e aumento do acesso a população em geral a tecnologia. Entretanto todo esse alcance de modo rápido e instantâneo podem também gerar um sentimento de ansiedade.

Te convido a pensar sobre sua relação com seu celular, você consegue verdadeiramente viver e funcionar sem ele? Esse pensamento te gera ansiedade? Usamos nossos smartphones para acessar notícias, redes sociais com feeds infinitos e quando estamos em uma situação desconfortável rapidamente tiramos essa ferramenta do bolso com intuito de nos proteger do julgamento social ou até mesmo do contato com outras pessoas.

Quando vivemos dessa maneira nós não estamos verdadeiramente vivendo no presente, pois estamos com nossas mentes longe, tentando nos distanciar ou distrair. O celular, como qualquer outra tecnologia pode ser usado como uma ferramenta poderosa, mas se permitirmos pode também nos prender e deixar desfocados do que realmente importa, já que estamos vivendo distantes, em uma realidade paralela.

Quando nos damos conta passamos horas no sofá rolando pelo feed, vendo notícias, ou perdemos uma conversa real e interessante por algum outro aplicativo sem importância. Não é irritante quando tentamos conversar com alguém que está bem na nossa frente e que não presta atenção? Você já foi essa pessoa? Com que frequência você se permite distrair dessa maneira que perde totalmente o foco em seu interlocutor.

Essa situação é de fato muito comum, mas você também pode estar evitando o presente quando fica constantemente remoendo o passado. Concentra-se nos seus erros ou naquilo que poderia ter sido diferente, ou como você era feliz naquela época. Tudo isso pode te prejudicar muito, porque você está parado no tempo, se alimentando de algo que já ocorreu e que já acabou. Ressignifique a sua dor e liberte-se do passado.

Da mesma maneira isso pode ocorrer quando lidamos com o futuro. No momento em que vivemos com expectativas de que logo encontraremos a felicidade ou quando vivemos esperando alcançar certo objetivo, e não aproveitamos a Jornada em direção as nossas metas, estamos verdadeiramente vivendo no futuro.

Saiba que verdadeiramente a felicidade só existe hoje, ela só é possível no presente. Neste instante você é feliz? O que falta para você ser feliz agora? Nada! A felicidade é uma escolha. Te convido a escolher viver no presente e ser feliz hoje.

PSC

Grande parte da escolha em viver no aqui e agora está em ser grato por tudo que está ocorrendo com você. Quando vivemos no presente ficamos ancorados em nós mesmos, sentimos melhor nossos corpos, exploramos nossa Alma e visamos o Autoconhecimento. Apreciamos as pequenas coisas que nos rodeiam porque são elas que existem agora, e mais nada.

Nos conectamos com mais facilidade porque verdadeiramente enxergamos as pessoas que nos rodeiam. Executamos nossas tarefas com mais afinco pois estamos concentrados nelas. Desse modo alcançamos nossos objetivos e a excelência com mais facilidade porque focamos nossa energia em algo que está bem aqui na nossa frente. Assim sendo os resultados serão sempre extraordinários porque damos nosso melhor agora, sem nos prendermos ao futuro.

Quando decidimos viver no presente nossa vida tem mais sentido, tem mais brilho, ficamos mais atentos e mais prestativos. Realmente é muito difícil não fugir em nossa mente para outro lugar, mas a verdade é que fugir da realidade não vai fazer com que nada mude. Somente se concentrando em seus problemas e como resolvê-los é que você poderá verdadeiramente ser feliz.

Porque quando você vive no Agora vive em si, se descobre e transborda em amor e compaixão por si. A manifestação da ansiedade ou excesso de julgamento podem ser escassez deste amor por si mesmo, o que não te permite se libertar do passado ou futuro e focar-se no  Agora. Quando você permite se conectar com seu Eu Interior, passa a enxergar o seu verdadeiro eu, com sentimento de mais carinho, compaixão e apreço, o que o levam a ter resultados mais positivos em tudo aquilo que fizer.

O tempo é muito precioso para desperdiçarmos com preocupações que não nos levarão a lugar nenhum. Lembre-se de se lembrar de nunca esquecer que somente o presente existe, e que ele é o tempo de ação. Portanto te convido a agradecer a Deus, ao Universo, a uma Força Maior ou aquilo que fizer sentido para você pela dádiva de estar vivo hoje, e pela oportunidade de fazer diferente e transformar sua vida hoje, assim como pela oportunidade de crescer e evoluir. Você é o autor da sua própria história, não deixe para amanhã a oportunidade e fazer diferente e transformar sua história hoje!

Quando não vivemos verdadeiramente no presente podemos sofrer com doenças como a depressão e a ansiedade, muito comuns atualmente. Se não vivemos no presente, vivemos no sofrimento, quando decidimos viver no presente, vivemos pela Presença, e verdadeiramente somos feliz neste momento. A verdade é que a felicidade só existe agora, você pode escolher ser feliz hoje. O que você decide?

Se permanecermos no passado podemos ser tomados pela depressão, você revive um momento de estresse e de sofrimento em sua mente várias e várias vezes e não consegue sair dele. Saiba que nossa mente não sabe diferenciar uma memória e um pensamento de algo que está acontecendo neste momento, então quando você revive uma história que te incomodou é como se estivesse vivendo essa experiência neste momento.

Vivendo no futuro geramos a ansiedade, ela ocorre porque queremos controlar uma situação que está fora de nosso alcance, criamos certas expectativas de que as coisas vão sair de determinada maneira, ou que as pessoas terão certas atitudes. Mas saiba que verdadeiramente controlar o futuro não é possível. É claro podemos nos preparar para certas situações, podemos nos planejar, e até mesmo imaginar os possíveis cenários que porventura possam ocorrer, mas nada disso realmente importa porque a natureza do futuro é a imprevisibilidade.

O tempo presente é aquele que realmente existe, e para que possamos vivencia-lo com mais qualidade temos que estar consciente dele. E o que isso significa? Efetivamente sinta-se no presente, seu corpo, suas sensações, o ambiente ao redor. Sinta suas pernas, sua respiração e o movimento que o seu corpo faz, sinta o chão aos seus pés. Concentre-se no que você está sentindo agora. Exercícios de respiração são ótimos para essa prática pois focamos nos pequenos movimentos de nosso corpo, em nossas percepções conscientes sobre nós mesmos. Convido você a usar a respiração como meio de verdadeiramente se conectar com o presente.

 

Copyright:  552753190 – https://www.shutterstock.com/pt/g/maradon