Mopic/Shutterstock A Superinteligência acontece quando milhares de conhecimentos se conectam

O conceito de superinteligência é bastante novo e tem sido desenvolvido no Brasil, pelo professor Luiz Machado. É algo um tanto complexo, trataremos aqui de uma conceituação básica que nos ajuda a compreender as ferramentas e os objetivos do Coaching no desenvolvimento humano.

A superinteligência é o resultado de mecanismos de aprendizagem acelerada. Essa aprendizagem relaciona o cognitivo (processamento mental de compreensão e atribuição de sentido) e as sensações (aprendizagem psicossomática, sentir o que se aprende). Assim, sentir e entender gera uma aprendizagem acelerada, uma memória de longa duração e uma fixação do conteúdo/vivência.

Mas a superinteligência é não apenas a aprendizagem acelerada, ela é ainda mais que isso. Desde nosso nascimento passamos por fases de vida. Em cada fase aprendemos coisas, temos contato com uma diversidade de comportamentos e elementos culturais e registramos tudo isso.

O Poder da Superinteligência

A superinteligência é uma inteligência multifocal desperta quando esses milhares de conhecimentos se conectam uns aos outros formando trilhões de conexões neurais. Relacionar os saberes uns com os outros gera, no ser humano, uma capacidade infinita de conhecimento. Há formas de se desenvolver essa habilidade.

Agora, imagine quando duas ou mais pessoas colocam essa infinidade de trilhas neurais, de conhecimentos infinitos em relação direta. Um grupo de pessoas pode gerar uma quantidade de redes que ninguém conseguiria mensurar.

Há alguns nomes para modelos como esses. No Coaching, conhecemos como campo relacional, atenção concentrada ou cocriação. Mas a superinteligência é algo ainda mais extraordinário quando além de identificá-la, o indivíduo aprenda a catalisá-la em ações produtivas e positivas em sua jornada evolutiva.

PSC

O que quero dizer é que quanto mais potencializarmos nosso autoconhecimento, mais conseguiremos ter condições de tomar ações mais precisas rumo ao nosso estado desejado.  Este superpoder mental faz ainda mais sentido quando além de conectar, ela permite interligar conhecimentos e transformá-los em ações congruentes, produtivas e extraordinárias.

Os grandes feitos da história atual e dos grandes inventos que antecederam à nossa existência, em parte, foram feitos por pessoas comuns e, em outra, por personalidades de superinteligência que ousaram ir além e revolucionar sua vida e seu tempo.

Galileu, Da Vinci, Newton, Aristóteles, Stephen Hawking, Bill Gates entre outros são exemplos reais de superinteligência transformada em resultados extraordinários não só para si, mas especialmente, para o mundo.

Exercite seu cérebro, valorize suas ideias, estimule novas conexões neurais e ouse ir além na carreira, na vida e na história. Permita-se ir além!