Aprender significa adquirir novos conhecimentos, associá-los aos conhecimentos já existentes e, dessa forma, conseguir agir na prática com mais eficácia. Dessa forma, todo ser humano aprende algo do primeiro ao último dia da sua vida.

Contudo, convenhamos que aprender nem sempre é fácil. Quem é que nunca teve dificuldade com alguma atividade ou saber novo: fazer uma prova de matemática, cozinhar, dirigir, dominar um programa de computador etc.?

E se houvesse uma maneira de acelerar a aprendizagem? A vida certamente seria mais simples e fácil, não é mesmo? Esse é o objetivo da chamada “aprendizagem acelerada”. Quer saber como isso funciona? Então, continue a leitura a seguir!

O que é a aprendizagem acelerada?

A aprendizagem acelerada ou aprendizagem “acelerativa” é um processo que aprimora as conexões neurais, acelerando o aprendizado humano. É um estado do cérebro que permite ao ser humano captar referências em um curto espaço de tempo, com pouco esforço, maior retenção e motivação.

Uma das maneiras de conseguir chegar a esse estado do cérebro é por meio da percepção. Quando o nosso cérebro desenvolve a habilidade de percepção, a nossa capacidade de consumir novos conhecimentos e de buscar por soluções novas passa por um aumento significativo.

Como esse processo ocorre?

Existem diversos modos operacionais do cérebro, e cada um está a serviço da aprendizagem e da criatividade. A partir do momento em que o cérebro está no modo “absorção”, se gera, imediatamente, um estado em que a pessoa se torna mais aberta para receber informações, dos ambientes externos e internos. Há diversas técnicas que desenvolvem esse estado de aprendizagem.

PSC

As coisas do mundo começam a ser verdadeiramente notadas e a fazer muito sentido. Do mesmo modo, os pensamentos e ideias que surgem no dia a dia e que, muitas vezes, o cérebro apaga ou esquece, começam a se tornar importantes, pois acabam auxiliando na solução de problemas e desafios, gerando insights valiosos

O funcionamento do aparelho cognitivo em aprendizagem acelerada faz com que as pessoas se tornem mais aptas a enxergarem relações entre os componentes do ambiente e a problemática que estão tentando solucionar. O aprendizado passa a um nível de consciência inconsciente.

Como é o poder da mente inconsciente?

Quando nos conectamos à Fonte Maior por meio da “Competência da Mente Inconsciente”, sabemos que estamos seguros e protegidos e que temos acesso à parte mais sublime do nosso Ser, o Divino em nós, que inclui: as nossas reservas cerebrais, o nosso verdadeiro self, e tudo o que de fato somos, sem bloqueios e limitações das outras partes conflitantes que habitam dentro de nós.

Conectado ao nosso self interior maior, no estado Teta, utilizando autossugestões e programações mentais positivas, as pessoas literalmente se desligam do intelecto e da ansiedade pela busca de explicações e soluções e passam a sentir o conhecimento em uma esfera e dimensão maior de conhecimento.

coaching, quando aplicado junto a técnicas de aprendizagem acelerada, tem resultados extraordinários, pois modifica completamente a estrutura cognitiva do coachee.  Algumas técnicas de aprendizagem objetivam conduzir o sujeito a um estado perfeito para a aprendizagem, possibilitado pelo relaxamento bioenergético.

É sabido, por exemplo, que uma pessoa que está tensa, com a mente aflita, é sempre dispersa e inapropriada para qualquer tipo de atividade relacionada à aprendizagem, de modo que o desenvolvimento emocional e as técnicas de relaxamento têm importância nesse processo. Invista na aprendizagem acelerada por meio do coaching e no seu autodesenvolvimento, permitindo-se aprender, ser e ir além!

10 dicas práticas de aprendizagem acelerada

1. Ensine o que você sabe

Estude com foco por 30 minutos. Depois disso, procure explicar a outra pessoa o que você acabou de estudar. Esse processo ajuda a compreender as relações de causa e efeito e a fixar as estruturas aprendidas na mente.

2. Faça perguntas

A curiosidade é um dos maiores combustíveis da inteligência. Por isso, faça a si mesmo perguntas para compreender melhor os assuntos que desconhece ou sobre os quais não tem muito conhecimento. Assim, você desenvolve o foco e o interesse para pesquisar as respostas.

3. Identifique o que você tem a ganhar

O aprendizado depende também da motivação. Por isso, ao aprender algo, questione-se: de que maneiras a aquisição desse conhecimento pode ser benéfica? Por exemplo, se quiser aprender inglês, pense em como isso facilitará as suas viagens internacionais e o progresso da sua carreira.

4. Fale em voz alta o que aprendeu

Mesmo que você não tenha a quem ensinar, fale em voz alta o que você entendeu ou aprendeu, por mais que esteja sozinho. Esse ato de falar aumenta a sua consciência sobre os fatos aprendidos, ao mesmo tempo em que evidencia o que ainda não ficou claro e demanda mais estudos.

5. Desenhe ou crie esquemas

As pessoas apresentam diferentes tipos de inteligência, conforme você já viu aqui no blog. Esses diferentes tipos também impactam o aprendizado. Algumas pessoas aprendem melhor ouvindo, outras escrevendo etc. Para as pessoas mais visuais, a dica é desenhar ou fazer esquemas que simplifiquem os processos estudados em etapas. Reescreva o processo com palavras familiares para você, pois isso facilitará a fixação do aprendizado na sua memória.

6. Teste o conhecimento

Depois de estudar, peça para que alguém faça perguntas sobre o que você estudou e verifique se de fato o aprendizado foi positivo. Além disso, fique atento aos conteúdos que consumir, mantendo um olhar sempre crítico. Será que o que você leu é verdade? Essa fonte é confiável? Esse raciocínio faz sentido? Quanto mais você fizer essas perguntas a si mesmo, mais se estimulará a pesquisar e a aprender mais e mais.

7. Utilize todos os seus sentidos

A visão é geralmente o mais utilizado dos sentidos na hora de aprender algo. No entanto, utilizar também os outros pode facilitar o processo. Por exemplo, se você estiver lendo um conteúdo complexo, chupar uma bala ou ouvir uma música relaxante pode ajudar a manter a sua concentração e até mesmo a gravar aquelas informações.

8. Coloque o seu aprendizado em prática

Algumas pessoas são cinestésicas, ou seja, precisam fazer as coisas na prática para compreendê-las. É o caso do aprendizado da natação, por exemplo: não importa quantas aulas teóricas sobre o assunto você tenha, é somente na prática que o aprendizado vai se concretizar.

9. Visualize os resultados pretendidos

Ao aprender algo, visualize-se utilizando esse conhecimento para resolver os seus problemas ou alcançar os objetivos desejados. Esse processo atua como um importante fator motivacional, de modo que você sempre acredite nas suas próprias capacidades. Contudo, não fique só na imaginação. Lembre-se de agir!

10. Tenha uma atitude positiva

Infelizmente, o processo de aprendizagem é sinônimo de sofrimento para muita gente. Reprograme a sua mente em relação a isso. Desenvolva um pensamento positivo na hora de estudar, focando em como você é inteligente e em como aquele conhecimento fará de você uma pessoa melhor. Isso potencializará os seus resultados!

Outras dicas importantes são: fazer pausas durante o estudo, dividir conceitos complexos em partes simples e conceder a si mesmo pequenas recompensas por cada progresso. Agora que você já sabe o que é a aprendizagem acelerada e que conferiu algumas dicas importantes, que tal colocá-las em prática? Faça a sua parte e tenha ótimos resultados!

Gostou deste conteúdo? Então, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!