Liderar significa assumir o comando de um grupo. Assim, todo líder deve ser uma pessoa capacitada, que tem muito conhecimento sobre a atividade que conduzirá junto aos membros da sua equipe.

Não são poucas as tarefas de um líder: orientar, distribuir funções, prestar auxílio, oferecer feedbacks construtivos, motivar a equipe e, acima de tudo, tomar decisões. Líderes fazem escolhas a todo instante, e é por isso que é tão importante que sejam indivíduos repletos de conhecimento.

Há diferentes tipos de líderes, mas se há um tipo que tem obtido muito destaque nas empresas nos últimos tempos é o líder transformacional. Para compreender melhor esse conceito e conhecer a fundo as principais características da liderança transformacional, continue a leitura deste artigo.

Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua equipe?
Clique aqui e baixe agora meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

A liderança transformacional

A liderança transformacional é caracterizada pela presença de um líder capaz de transformar o ambiente e mudar a realidade de qualquer lugar por onde passa. Esse é um líder capacitado para resolver problemas dos mais simples aos mais complexos, além de ser visionário, estrategista e comprometido com o desenvolvimento dos seus liderados.

Independentemente da área de atuação, a liderança transformacional é capaz de modificar comportamentos e formar profissionais e pessoas melhores, tudo isso por meio de seus exemplos e atitudes. O líder transformacional é um gestor que serve como um referencial positivo, cuja maneira com que trata as pessoas resolve lacunas e alcança resultados, sendo fonte de inspiração para todos.

PSC

Com a velocidade das mudanças e a alta competitividade do mercado, as organizações precisam estar preparadas para lidar com os momentos de transição, adaptando-se rapidamente a elas. Desse modo, o perfil do líder transformacional é extremamente benéfico nesse cenário, repleto de exigências mutantes e frequentes.

As organizações precisam de líderes realmente capazes de implantar todas as modificações necessárias, que culminem no aumento da motivação, do engajamento e, consequentemente, do desempenho dos colaboradores.

Essa capacidade de adaptação é uma das qualidades que destacam o líder transformacional nos momentos de crise. A sua competência em desenvolver soluções inovadoras e diferenciadas frente aos problemas faz com que ele conquiste a confiança dos seus liderados e seja um gestor essencial à empresa.

Principais Competências do Líder Transformacional

Mahatma Gandhi, Nelson Mandela e Steve Jobs são exemplos de líderes que souberam transformar a realidade ao seu redor. Com isso, conseguiram inspirar as pessoas a mudar, inovar e engajar-se em prol de um objetivo comum, além de desafiar todos a irem sempre um pouco mais além.

Saiba quais são as competências mais importante para os líderes transformacionais:

1. Responsabilidade

O líder transformacional compreende a importância do seu papel como agente de mudanças organizacionais e sociais. Por isso, não foge das suas responsabilidades e procura oferecer aos seus liderados conhecimentos e experiências profissionais e pessoais, instruindo e fazendo com que todos sejam pessoas e colaboradores melhores.

Esse tipo de líder é aquele que sabe a hora de colocar a mão na massa e o momento em que deve delegar as tarefas. Isso não significa apenas distribuir os afazeres, mas encontrar quem é a pessoa ideal para realizar cada tarefa, compreendendo as habilidades e competências de cada colaborador.

2. Carisma e capacidade de engajar

carisma pode ser entendido como uma atração natural para envolver as pessoas e conquistar a sua colaboração para realizar aquilo que foi proposto. Com uma comunicação clara e efetiva, o gestor de mudanças consegue a cooperação e o engajamento de seus liderados mais facilmente.

Um líder transformacional é carismático no sentido de que sempre se faz presente, ouve atentamente o que os outros têm a dizer, presta auxílio com frequência e corrige com ternura, mantendo um bom clima organizacional, mesmo em meio a situações adversas.

3. Visão e coragem de mudar

Como o nome sugere, o líder transformacional tem a transformação em seu DNA. Isso significa que ele é um indivíduo e um profissional com olho clínico para apurar as crises e identificar as causas dos problemas que a organização tem enfrentado.

Essa habilidade é o que permite ao líder transformacional sempre antecipar-se aos problemas, solucionando-os antes que causem maiores danos. Desse modo, ele consegue o apoio da sua equipe e mantém todos focados e comprometidos com alcance dos resultados.

Além disso, esse tipo de líder entende que não faz sentido desejar resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas. Por isso, com planejamento estratégico, ele implementa mudanças no sentido de fazer as correções necessárias. Arriscar-se, testar novos métodos e agir sem medo da mudança estão entre as suas principais competências.

4. Inspiração

Seus exemplos, feitos e atitudes são fonte de inspiração para os profissionais sob a sua gestão. Isso cria um ambiente equilibrado, em que os colaboradores têm um referencial positivo para seguir e um modelo em quem se espelhar.

Sabe aquela frase que diz “seja você a mudança que tanto deseja ver nos outros”? Ela é a essência da liderança transformacional. Um bom líder desse tipo sabe que o seu exemplo é muito mais eficiente do que as suas palavras. Ele é sempre o primeiro a agir de acordo com aquilo que demanda dos seus liderados.

5. Busca por desafios

Zona de conforto é um conceito que não combina com liderança, e muito menos com liderança transformacional. O foco desse tipo de líder está em evoluir continuamente, sempre desenvolvendo ou encontrando novos meios para fornecer oportunidades de desenvolvimento para as pessoas e de crescimento para a empresa.

Uma liderança transformacional, porém, não se aplica apenas nos momentos de crise. Mesmo quando tudo vai bem, esse tipo de líder sabe que a estabilidade por si só não basta. Para que uma empresa seja vencedora em ambientes competitivos, ela deve inovar, expandir, ousar e lançar-se em novos projetos.

A felicidade é imprescindível para um bom desempenho
Faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Leader Coach Training

Ainda que essas características estejam presentes em todos os grandes líderes transformacionais, a maioria deles não nasceu com todas essas habilidades. O lado positivo, entretanto, é que todas elas podem e devem ser desenvolvidas — por meio do estudo, da formação e do treinamento.

Nesse sentido, a melhor ferramenta para transformar um gestor em um líder transformacional é o Leader Coach Training. O programa, que se destaca por sua eficiência, utiliza princípios de coaching para metamorfosear os participantes. Os profissionais que passam pelo treinamento conseguem desenvolver todo o seu potencial, realizando feitos que antes julgavam ser impossíveis.

Todos os gestores que realizaram o treinamento conseguiram bater todas as suas metas, aumentando exponencialmente os lucros das suas respectivas organizações. Além disso, esses líderes desenvolveram a capacidade de cativar e inspirar os membros das suas equipes, fazendo com que eles abracem os seus objetivos e se esforcem ao máximo para que sejam alcançados.

Agora que você já compreende o conceito de liderança transformacional e conhece as suas principais características, responda: você vê a liderança transformacional em seu ambiente de trabalho? Você se considera um líder transformacional? Quais são as habilidades citadas neste artigo que você já possui e quais delas você ainda precisa desenvolver? Deixe as suas respostas num comentário no espaço abaixo.

Por fim, se este artigo fez sentido para você, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais. Quem sabe você não tem um amigo, um familiar ou um colega de trabalho prestes a evoluir por meio da liderança transformacional? Assim, leve estas informações a todos aqueles que possam se beneficiar delas!

Imagem: Por Rawpixel.com