fracasso-nao-fim

Fracasso – Não é o fim

Por: José Roberto Marques | Blog | 29 de junho de 2020

“Quando tudo está perdido, sempre existe um caminho. Quando tudo está perdido, sempre existe uma luz!”. Esse trecho da canção Via Láctea, da banda brasileira, Legião Urbana, mostra, com poucas e assertivas palavras, como o fracasso não é o fim.

Por mais doloroso que seja este processo, acredite: perder faz parte da vitória, do crescimento e do processo evolutivo de cada ser humana. Sem isso, não haveria motivos pelos quais perseverar, lutar e continuar acreditando em nossa força, em algo mais.

Fracassar é como perder o ônibus: perdemos um, mas em seguida vem o próximo, e com ele, uma oportunidade nova de seguir em frente e fazer diferente. Só fracassa quem ousa; quem tenta; quem busca crescer. Por isso, quando errar, não se envergonhe. Pelo contrário, se orgulhe de sua iniciativa de tentar.

Fracassar para Vencer

Steve Jobs foi demitido de sua própria empresa. Charlie Chaplin, antes de se tornar um ícone do cinema, foi recusado por Hollywood. J. K. Rowling foi demitida e dependeu de auxílio do governo, antes de fazer sucesso com os livros do Harry Potter. R. H. Macy fracassou sete vezes, antes de seu negócio se tornar um dos mais valiosos dos Estados Unidos e, Walt Disney foi considerado “sem imaginação”, e antes de criar a Disney, faliu seu primeiro empreendimento.

Estes são apenas alguns exemplos de pessoas de sucesso que não desistiram de realizar seus sonhos, mesmo tendo fracassado em algumas tentativas. Se olhar ao seu redor, verá também outros inúmeros exemplos de colegas, amigos, familiares persistentes, que superaram as dificuldades e não deixam a bola cair.

É certo que muitas vezes, quando estamos tristes e machucados ou nos vemos cheios de problemas pessoais e profissionais, podemos acreditar que não há mais soluções e que não somos capazes de reagir. Ledo engano, pois você é capaz de muito mais!

Erga-se por seus sonhos, por suas ideias, por suas crenças, por seus filhos, por si mesmo. Busque aprender com seus fracassos, tirar lições, aprendizados e permita-se evoluir mesmo quando nem tudo vai bem.

Saiba que são nos momentos de dificuldade que encontramos também as maiores oportunidades de fazer sucesso, de vender nossas soluções e mostrar como nossas ideias, produtos ou serviços, são bons e essenciais. Então, não fique remoendo culpas e perdendo seu tempo cogitando o que podia ter sido.

Lembre-se: a vida segue em frente e o mais importante não é o que não foi, mas sim, o que ainda será. Aprenda com seus erros e faça diferente! Com certeza, com foco, dedicação, planejamento e amor, você conquistará seus resultados extraordinários. Permita-se!

Dicas para dar a volta por cima em momentos de crise

Se existe uma característica essencial para empreendedores é resiliência, pois apenas através dela é possível manter-se firme mesmo perante as maiores crises. Veja, a seguir, sete dicas importantes a serem consideradas para enfrentar um período de incertezas.

Você é feliz?

1 – Faça uma análise de custos e reduza o que for possível

É preciso levar em conta que, em momentos de crise é necessário pisar no freio e repensar as táticas e estratégias a fim de reduzir ao máximo, o que for possível, em relação a gastos e custos. É válido ressaltar que não devemos cortar tudo de modo desenfreado, afinal de contas ainda temos um produto para vender, portanto é fundamental um planejamento bem estruturado em relação aos custos que a empresa possui.

2 – Renegocie o que for possível

Você ou sua empresa estão endividados? Tente renegociar as suas dívidas e fazer o possível para não cometer atrasos que comprometam ainda mais a sua situação. A recomendação é analisar bem as taxas, buscar alternativas e colocar em prática as suas habilidades de negociação.

3 – Adapte-se às tendências atuais do mercado

Fique atento às alternâncias propostas pelo mercado, afinal de contas, esse é bastante volátil, sobretudo quando enfrentamos um momento de crise como é o caso do COVID-19.

Lembre-se que, onde existem dificuldades e obstáculos é possível encontrar soluções alternativas e que sirvam para atender a população de um modo melhor e eficaz que as propostas anteriormente.

4 – Reflita sobre as mudanças a médio prazo

Repense, planeje, aonde você quer estar em um futuro médio. É importante não apenas pensar no presente mas também planejar o futuro. Desse modo, tome atitudes que contribuam para o seu desenvolvimento a curto, médio e longo prazo.

5 – Aproveite o tempo em casa se aperfeiçoar

Use todo tempo que você possui ao seu favor. Não estou dizendo para você não se divertir ou aproveitar a vida, mas, todo o entenda que você deve se dedicar bastante para reverter a situação e propor um novo padrão para a sua vida.

6 – Seja positivo e passe isso aos seus colaboradores

Embora as notícias e o cenário sejam incertos, cuide para que isso não te abale e dê o seu melhor para se manter positivo. Afinal de contas, a realidade está aí, a forma com a qual irá olhar para ela não irá mudá-la, mas fará toda a diferença em relação ao seu modo de pensar e agir. Além do mais, se tem funcionários, é importante passar essa positividade a eles, para que se sintam mais seguros e vistam a camisa da empresa em um período em que isso é imprescindível.

Ninguém escolhe passar por uma crise, principalmente um empreendedor, que no dia a dia normal já enfrenta tantos desafios para manter a sua empresa viva. Contudo, é através dos obstáculos que mais crescemos e, como vimos ao longo do artigo, diversas empresas passaram por isso e retornaram ainda mais fortes.

Acredite, seu negócio também pode dar a volta por cima em meio a essa crise. Estude, pesquise, antecipe as necessidades dos clientes, observe o mercado, se adapte, isso te dará a visão necessária para criar um planejamento sólido para enfrentar os desafios com resiliência e aprender muito com eles.

Se este artigo te ajudou de alguma maneira, passe-o adiante e envie para outro empreendedor que também esteja em busca de soluções para lidar com a crise.

 

Gostou do texto? Comente e compartilhe em suas redes sociais!

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: