viver-em-paz

Como Viver em Paz? 10 Atitudes Essenciais

Por: José Roberto Marques | Blog | 26 de abril de 2018

A paz é um estado de espírito, uma sensação de tranquilidade e leveza de estar de bem consigo mesmo, com as pessoas ao nosso redor e com o universo. Para alcançar esse equilíbrio emocional é necessário adotar hábitos que promovam a serenidade dentro de ti e, assim, ela será refletida em todas as suas ações. Se você deseja viver em um ambiente harmonioso e pacífico, faça a sua parte e seja você a mudança que almeja encontrar nos outros. Para isso, veja a seguir dez dicas de como viver em paz e plantar sementes positivas por onde passar.

10 Atitudes Essenciais de Como Viver em Paz

As dez atitudes que irei compartilhar a seguir vão te ajudar a conquistar o estado de paz que deseja. São pequenas mudanças de ideias e comportamentos que, juntas, irão promover uma grande transformação em sua vida. Confira!

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e
baixe meu ebook!

1 – Seja a Paz Que Deseja Ver no Mundo

Duas coisas que determinam o tipo de energia que iremos receber são as nossas atitudes e os nossos pensamentos. Nesse sentido, se deseja obter energias positivas para viver em paz, mostre ao universo que é merecedor disso através de suas ações positivas. Evite entrar em conflitos desnecessários, não julgue as pessoas levianamente, não aja de forma violenta, busque ser justo ao tomar decisões, enfim, seja alguém que realmente prioriza a tranquilidade e promove a paz em cada gesto.

2 – Entenda Que Amar Não é Controlar

O amor é um sentimento extraordinário que nos faz querer ver as pessoas que amamos felizes. Contudo, é importante que saiba diferenciar o afeto que sente da necessidade de controlar o outro. Zelar pela felicidade de quem se ama é uma atitude muito bonita, uma verdadeira demonstração de generosidade e carinho, mas lembre-se que todos são livres para agir e tomar decisões de acordo com suas próprias ideias, sentimentos e valores. Por isso, mantenha atenção à forma como age em seus relacionamentos pessoais, preze pelo respeito e, principalmente, pela confiança.

3 – Exerça o Perdão

O rancor é um sentimento nocivo que impede os indivíduos de superarem o passado e olharem para frente, para vivenciar o presente em plenitude. Por isso, para viver em paz, é necessário que elimine essas mágoas do seu interior, perdoando aqueles que possam ter te causado algum mal, e abrindo espaço para o amor e para o bem. Por mais que talvez não consiga recuperar a confiança naquele que te magoou, o fato de superar a dor irá te ajudar a encontrar a sua paz interior.

4 – Priorize o Diálogo

Mesmo que se esforce para viver em paz, existirão situações em que encontrará divergências entre a sua opinião e de outras pessoas, afinal cada indivíduo é único e lidar com as diferenças faz parte da convivência. O que deverá mudar é a sua forma de agir quando isso acontecer. Ao invés de se impor e discutir para provar sua razão; priorize o diálogo para que possa ouvir o ponto de vista do outro e, também, expressar o seu com respeito. Conversar é a melhor forma de encontrar o entendimento e uma grande oportunidade de adquirir e compartilhar experiências e conhecimentos.

Você é feliz?

5 – Cuide da Sua Saúde

A sua saúde tem uma grande influência sobre seu estado de espírito, dessa forma, zelar por ela é um gesto de autocuidado e amor próprio. Escolha bem os alimentos com que alimenta o corpo e os pensamentos com os quais irá alimentar a mente, pratique exercícios físicos e faça check-ups regulares. Ausência de doenças não é sinônimo de completa saúde, para ser verdadeiramente saudável é essencial que seu corpo, alma e a sua mente estejam verdadeiramente em harmonia.

6 – Seja Otimista

Ser otimista e acreditar que o bem sempre vence; é um ato essencial para que a paz se instaure em sua vida. Para isso, é necessário que se permita abrir os olhos para o lado bom da vida, a fim de enxergar que, mesmo em momentos delicados, sempre é possível encontrar uma lição positiva que te faça crescer. O otimismo é um sentimento que contagia e se multiplica, por isso, quanto mais se cercar de pessoas otimistas, mais sua mente irá se ocupar com pensamentos positivos também.

7 – Respeite as Diferenças

Já pensou como o mundo seria se todos fossem iguais e tivessem as mesmas opiniões? Certamente não teríamos acesso a tantas descobertas como temos hoje, pois a maior riqueza do universo certamente é a sua pluralidade. O fato de sermos diferentes uns dos outros permite que um possa aprender com o outro, seja para mudar uma opinião ou se certificar em relação ao que pensa. Ninguém é obrigado a concordar com as ideias e as escolhas do outro, basta que haja respeito, pois apenas assim é possível conviver em paz.

8 – Agradeça Por Tudo o Que Tem

Aprender a ser grato porque tudo o que já tem; pelo que não lhe aconteceu de ruim, também é uma forma de promover a paz em sua vida. Ter objetivos e desejar conquistá-los é algo realmente maravilhoso e, como tal, você deve alimentar sempre esta energia de realização, contudo para se manter motivado é essencial saber agradecer pelo que já conseguiu conquistar também. A gratidão é um sentimento que transforma, ilumina e fortalece, pois tira o foco da ausência para colocar na presença. Também é importante ser grato em relação às pessoas que contribuem com a sua felicidade e levam a paz para o seu dia a dia.

9 – Viva de Forma Organizada

Embora pareçam áreas completamente distintas da vida, a organização também é capaz de promover a paz. Afinal, sem ela as pessoas se sentem perdidas, sobrecarregadas e sem tempo para desfrutar de cada momento em plenitude. Adote a organização principalmente em relação aos ambientes onde vive e aos compromissos, tarefas e finanças. Assim, conseguirá fazer um melhor uso dos seus recursos e, principalmente, do seu tempo.

A autoconfiança só é possível se você está de bem com
a vida. Quer saber em qual nível está a
sua felicidade? Clique aqui

10 – Encontre o Seu Significado de Paz

Embora a paz seja um sinônimo de tranquilidade e harmonia, ela pode ter um significado diferente na vida de cada um. Para encontrar o seu, é necessário que se conheça e descubra o que te faz se sentir bem e feliz. Através do autoconhecimento poderá eleger quais são as suas prioridades e, então, definir estratégias para transformar o seu significado de paz na sua realidade todos os dias.

Viver em paz é, principalmente, uma questão de escolha e, ao colocar essas dicas em prática, estará escolhendo ser feliz. Seja um exemplo positivo para todos aqueles com os quais convive, vida sua luz e leve luz para onde for. Aproveite e compartilhe este artigo com os seus amigos e incentive-os a também encontrarem a sua paz interior. Faça isso e alimente a corrente do bem!

Copyright: 551904652 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: