Quantas pessoas você conhece que são livres do tabu de que não devemos nem podemos errar? Poucas, não é mesmo? O entendimento de sucesso hoje está muito associado apenas às coisas que deram certo. O erro nisso, é que as pessoas acabam desenvolvendo e alimentando o medo de errar, se tornam inseguras diante de um desafio por medo de falhar, dos julgamentos e das consequências de possíveis erros.

Achar que para alcançar o sucesso é preciso trilhar por caminhos totalmente corretos e seguros é um equívoco – e é essa crença que acaba impedindo a inovação e ousadia. Quando uma pessoa tenta evitar as falhas, ela acaba bloqueando os aprendizados contidos na tentativa, a explosão de seus talentos e pode até mesmo criar barreiras que a impedirão de ter novas ideias e de aproveitar as oportunidades que surgem para inovar.

Tipos de Bloqueios que Impendem o Sucesso

Medo de falhar: Van Gogh disse: “O pescador sabe que o mar é perigoso, e a tempestade, terrível, mas ele nunca permitiu que esses riscos; o mantivesse nas margens”. Diante disso, reflita: existe algum medo, receio muito grande que impede você de navegar o mar de possibilidades e oportunidades? Você tem medo de errar? Você tem medo do sucesso? O que de pior pode acontecer se você lutar pela sua ideia? Se o melhor que acontecer for superar o pior, então siga em frente.

Falta de conhecimento: qual o mínimo de informação necessária para seguir em frente? Não ter conhecimento sobre o assunto não é motivo para desistir do seu negócio, mas sim para ir atrás de informações e despertar o espírito empreendedor em busca do sonho de fazer a diferença.

Associação negativa: procure se cercar de pessoas que o estimulam em suas ambições, que fazem você se sentir grande. Com que tipo de pessoas você se identifica? É preciso analisar se as pessoas que o cercam estão afastando-o de seus sonhos. Então, pare e reflita: você passa a maior parte do seu tempo com pessoas que estão realizando sonhos ou com aquelas que matam os sonhos? É possível que alguém esteja afastando-o de grandes objetivos?

Para inovar e conquistar o sucesso, primeiro é preciso ter uma ideia do que se consegue usando o potencial criativo. Para ser competitivo é preciso ter pontos fortes e diferenciados no produto/serviço que você empreendedor oferece ao mercado. Pensar diferente é pensar fora da caixa, ver as coisas de um ponto diferente de outras pessoas, ver a mesma situação, mas de um novo ângulo.

Neste sentido, o processo de Coaching se destaca como um poderoso aliado das pessoas que buscam  sucesso e que, para isso, desejam vencer seus medos e bloqueios e potencializar suas competências e habilidades que ajudem nisso. Conheça então, a formação Professional & Self Coaching – PSC , vença suas dificuldades e ouse ir além.