Você sabia que a comunicação eficaz é um dos maiores diferenciais de uma empresa de sucesso? Pois bem, esse é um dos atributos indispensáveis para que uma organização esteja alinhada em seus processos e para que os colaboradores recebam informações e orientações precisas sobre ela, especialmente sobre como realizar corretamente o seu trabalho diário.

Ainda assim, por mais importante que seja, nem todas as organizações têm essa visão sobre o valor da comunicação eficiente, pois acreditam que, para se comunicar, basta apenas mandar e-mails ou colocar informativos nos seus murais. Certamente, isso também é uma forma de interagir, mas não estamos falando apenas sobre os meios de comunicação, mas também sobre a forma como as empresas e as lideranças se comunicam com os seus colaboradores.

Neste artigo, você vai entender melhor a importância da comunicação dentro das equipes e conferir algumas dicas para aperfeiçoá-la. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Em que consiste a comunicação eficaz?

Este tema é importante porque muitas empresas nacionais e internacionais alegam que a ineficiência na sua comunicação é também um de seus principais gaps. Para que o ato de comunicar seja realmente eficiente, é importante que os gestores não apenas demandem tarefas, mas que se atentem ao modo como fazem isso.

Na prática, isso significa que é importante garantir que os seus interlocutores tenham entendido perfeitamente a mensagem, que as orientações tenham sido dadas de forma clara e exata e que não tenha sobrado nenhum espaço para dúvidas. Essa checagem é essencial, pois, muitas vezes, caímos no engano de achar que fomos entendidos, quando na verdade, por diversos motivos, não é bem assim.

Em decorrência disso, muitas demandas são realizadas de forma equivocada, não por má vontade da equipe, mas pela falta de entendimento na hora de o líder delegar as tarefas. Isso gera muitos retrabalhos e perda de tempo, além de desanimar os profissionais — que se sentem desorientados ou culpados pelas falhas — e afetar diretamente a produtividade da empresa.

Como desenvolver esse tipo de comunicação?

PSC

Vamos conhecer agora dicas de como desenvolver uma comunicação eficaz com os seus liderados e entender como isso impacta os seus resultados.

1. Seja o mais claro que puder

Desde o início deste texto, reforçamos como ter uma comunicação clara é importante para que a equipe esteja bem orientada e saiba, ao certo, o que deve e não deve ser feito. Quando o gestor supõe que a equipe compreendeu o que disse, mas não se certifica pessoalmente de que tudo foi bem entendido, isso dá margem para erros e para a falta de efetividade no trabalho, o que não é nada bom.

Portanto, sempre que comunicar algo ao seu grupo, pergunte se todos entenderam a mesma mensagem, se têm dúvidas sobre algum ponto e garanta que todos compreenderam de fato as suas informações ou orientações. Além disso, seja um líder acessível, pronto para esclarecer o que for preciso no andamento dos projetos.

2. Fique atento ao modo como você se comunica

Este é um alerta importante, pois a comunicação não é apenas o que você fala, mas como fala e, especialmente, o que o outro entende do que você falou. Para ser mais efetivo, sugerimos que faça um autofeedback e avalie-se quanto ao seu modo de se comunicar. Para isso, é importante responder a algumas questões-chave:

  • Será que você usa o tom de voz e as palavras certas?
  • O que você transmite para a sua equipe quando delega as tarefas?
  • Os seus profissionais sentem-se à vontade para fazer perguntas e resolver as suas dúvidas ou você nunca abre espaço para questionamentos?
  • Você sempre se certifica de que foi entendido claramente?
  • Há muitos erros e retrabalhos no seu departamento por conta de problemas na comunicação interna?
  • Onde você pode e precisa melhorar a comunicação para torná-la mais eficaz junto à sua equipe?

Estas são reflexões importantes que você deve fazer a si mesmo para ter um panorama da sua comunicação atual. Outra forma é também pedindo feedbacks dos seus liderados e colegas de trabalho mais próximos, ouvindo o que têm a dizer sobre a forma como você interage com eles em diversos momentos.

3. Selecione canais de comunicação estratégicos

Você utilizaria um e-mail para notificar alguém de uma situação de emergência, que precisa ser resolvida imediatamente? Enviaria um relatório de vendas importantíssimo para o CEO da empresa por WhatsApp? Certamente, não. O contexto dita o melhor canal de comunicação a ser utilizado.

E-mails devem ser utilizados para uma comunicação mais oficial e não urgente. Casos que precisam de uma comunicação imediata devem ser resolvidos com um telefonema ou, se possível, conversa presencial. Mensagens de menor importância e formalidade podem ser enviadas por aplicativos informatizados. Conversas delicadas, como feedbacks e decisões complexas, devem ser realizadas em reuniões presenciais.

4. Demonstre empatia e respeito sempre

Por fim, nunca é demais reforçar que a empatia e o respeito devem estar presentes em todas as interações nas diferentes áreas das nossas vidas, o que não é diferente na vida profissional. Entre colegas, de líder para liderado e de liderado para líder, a educação e o respeito às diferenças deve sempre se fazer presente.

Como líder, cabe a você dar o exemplo, tendo em mente que os seus liderados sempre o tomam como referência nas suas atitudes, o que inclui a comunicação. Por isso, seja educado, respeitoso, humilde e acessível a todos. Dê feedbacks com clareza, mas também esteja aberto a receber críticas construtivas!

Isso é essencial, pois, como você não se comunica sozinho, as pessoas que recebem os seus comunicados podem ajudá-lo a identificar os seus pontos fortes e de melhoria. Essa atitude é bastante inteligente e eficaz, uma vez que vai ajudar você a ajustar a sua comunicação, conforme a necessidade de melhorá-la. Fique atento e tenha muito sucesso!

E mais: se o seu desejo é potencializar a sua comunicação enquanto líder ou profissional, conheça a formação Leader Coach Training — LCT e aperfeiçoe poderosamente os resultados da sua comunicação no ambiente corporativo e fora dele.

E você, querida pessoa, como avalia a comunicação na sua equipe? O que poderia torná-la mais eficaz? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!