coragem-dicas

Como Ter Coragem Para Realizar Grandes Mudanças na Vida

Por: José Roberto Marques | Blog | 22 de março de 2019

O grande gênio Albert Einstein disse certa vez que é uma grande demonstração de insanidade fazer sempre as mesmas coisas e esperar obter resultados diferentes. Então, partindo desse princípio, faz mais sentido ter medo de ficar parado do que de agir e fazer as coisas acontecerem, entretanto, sabemos que nem sempre é simples lidar com o novo, o desconhecido. Se você deseja realizar uma mudança em seu mindset e descobrir como ter coragem para transformar a sua vida, te convido a continuar fazendo a leitura deste artigo.

A Importância de Ter Coragem Para Mudar

Na vida, não temos como ter certeza absoluta de nada, a única coisa que podemos garantir que irá acontecer para todos é a mudança. Para perceber isso, basta olhar ao seu redor e, então, verá que as pessoas, a natureza, os lugares, os sentimentos, tudo está constantemente se transformando. Embora isso seja natural, é fato que passar por grandes mudanças pode ser, sim, assustador em um primeiro momento. Contudo, é importante ter coragem para seguir adiante, pois é mudando que se evolui.

Um ponto importante em relação às mudanças é que existem aquelas que acontecem sem que possamos controlar e outras que dependem de nós para acontecer. A perda de um ente querido, por exemplo, promove uma transformação que é inevitável e cabe a nós aceitar. Por outro lado, a insatisfação com a carreira ou com um relacionamento amoroso, são situações que demonstram uma necessidade de renovação, mas que cabe ao indivíduo tomar uma atitude para concretizar o seu desejo.

Ter coragem para mudar é importante porque apenas você pode fazer isso por si mesmo. Se ficar esperando que as coisas aconteçam sozinhas, irá desperdiçar os seus dias deixando de viver a realidade que gostaria ou, pior, vivendo de uma forma que não deseja. É claro que mudanças trazem certo desconforto, porém, é através dele que poderá crescer, se desenvolver e evoluir. Como bem disse o grande Guimarães Rosa, o que a vida quer da gente é coragem.

7 Dicas de Como Ter Coragem Para Transformar a Sua Vida e Evoluir

Você sente que precisa realizar uma mudança em sua vida, mas não sabe por onde começar? Sente medo de que as coisas deem errado? Saiba que isso é natural, porém, jamais deixe que te impeça de tomar uma atitude. Ao invés de usar o medo como desculpa para se manter inerte, prefira fazer dele um lembrete de que é importante ter cautela, mas nunca deixar de agir. Confira, a seguir, sete dicas para ter coragem de transformar a sua vida e evoluir.

1 – Enxergue a mudança como parte da vida

No dia do seu nascimento, você era um bebê frágil e indefeso, então, foi crescendo, se tornou uma criança, depois um adolescente e hoje é uma pessoa adulta. Veja quantas transformações já aconteceram em sua trajetória! Ao passar a enxergar a mudança como uma parte natural da vida, começará a se familiarizar cada vez mais com ela, deixando de lado o medo e as inseguranças.

Você é feliz?

2 – Aceite a situação, mas não se resigne a ela

Muitos confundem aceitação com resignação e é preciso deixar claro que são conceitos bastante diferentes. Quando uma pessoa aceita que está insatisfeita com o seu trabalho, está reconhecendo que precisa mudar, o que é um importante passo para que comece a agir. Aceitar o estado atual é essencial para que construa a motivação necessária para ir em busca do seu estado desejado.

3 – Entenda que errar faz parte do processo de aprendizado

Um dos grandes motivos que faz com que muitas pessoas tenham medo de mudanças é a chance de falhar. Isso acontece porque criou-se uma ideia distorcida de que o erro é ruim, um sinônimo de fracasso, e isso não é verdade. Obviamente, é sempre importante que cada um dê o seu melhor e tenha como objetivo fazer as coisas darem certo, contudo, caso algo saia diferente do esperado, o que poderá ser aprendido naquela situação fará com que tudo valha a pena.

4 – Celebre as pequenas vitórias

O perfeccionismo leva muitas pessoas a exigirem demais de si mesmas e, assim, se sentirem incapazes de passar por uma grande mudança. Uma forma interessante de mudar isso em sua mente é começando a celebrar suas pequenas vitórias e reconhecer que está no caminho certo. Evite esperar para se sentir feliz apenas quando um objetivo for alcançado, saiba aproveitar a jornada, pois todos os dias merecem ser vividos com entusiasmo.

5 – Seja responsável pelas suas ações

Não temos o poder de mudar situações que fogem do nosso controle, como as circunstâncias da vida e o comportamento das outras pessoas, por exemplo. Entretanto, temos todas as condições de escolher como iremos agir em relação a tudo isso. Ao assumir sua responsabilidade, deixará de utilizar as atitudes de terceiros como desculpa para as suas, afinal, está em suas mãos decidir o que fazer em relação à sua história.

6 – Tome as atitudes necessárias e tenha paciência

Grandes mudanças precisam de tempo para acontecer, por isso, é fundamental que aja e tenha paciência para esperar os resultados aparecerem e as coisas se acertarem. Caso deseje mudar sua alimentação e estilo de vida para emagrecer, por exemplo, as suas medidas e números na balança irão levar um tempo para começarem a mudar. Por isso, é preciso controlar a ansiedade para que ela não te leve a desistir antes mesmo de iniciar o seu processo de transformação.

7 – Abandone a zona de conforto e entre na zona de liberdade

A chamada zona de conforto se refere a um estado emocional em que o indivíduo se sente seguro e tem a ilusão de que é o melhor para ele. Porém, se fosse algo realmente confortável, as pessoas que se mantêm nele não se sentiriam tão insatisfeitas. Pense nisso e se permita entrar na zona de liberdade, que envolve fazer as coisas que tem vontade sem se julgar incapaz. Comece com situações pequenas e verá o quanto é bom se sentir livre.

A vida está acontecendo agora, então, evite postergar as mudanças que deseja realizar. Tenha coragem, siga em frente e irá chegar lá!

 

Copyright: 1140955496 – https://www.shutterstock.com/pt/g/kiefer+pix

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: