Estar comprometido é fundamental para o sucesso e o bom andamento de qualquer atividade que você se propõe a fazer, seja na vida pessoal, seja no âmbito profissional.

O comprometimento e a responsabilidade andam juntos. Ser comprometido com o trabalho, por exemplo, significa cumprir as regras da empresa, honrar os compromissos assumidos, respeitar a equipe com a qual você trabalha, ter orgulho do que faz e, principalmente, da organização que representa.

Além do trabalho, você pode ser comprometido com a sua família, com os seus amigos, com a natureza e até consigo mesmo. Neste artigo, você vai compreender o que exatamente é o comprometimento e de que maneira o coaching pode ajudar você a desenvolver essa característica. Siga em frente e tenha uma boa leitura!

O que significa comprometimento?

O comprometimento é a característica que as pessoas têm, ou que precisam desenvolver, que as leva a cumprirem os compromissos assumidos. Significa ter responsabilidade e persistência para levar adiante aquilo que foi proposto.

Se você se comprometeu a pegar o seu sobrinho na escola diariamente, deve fazer isso, salvo em caso de força maior. Se você se comprometeu com o seu chefe de que entregaria um relatório de vendas toda sexta-feira, deve fazê-lo, pois ele conta com essa informação.

Se você se comprometeu com um cliente, afirmando que entregaria o projeto pronto às 17h, deve cumprir a sua palavra. Se você se comprometeu a ir à academia 5 vezes por semana em busca de uma vida mais saudável, precisa cumprir o que prometeu para alcançar o objetivo em questão.

PSC

Como você pode perceber, o comprometimento é uma questão que as pessoas precisam desenvolver em relação aos seus familiares, amigos, colegas de trabalho, chefes, empresas, clientes e até consigo mesmas. É uma demonstração de respeito e consideração com todos esses indivíduos.

Além disso, o comprometimento é também uma prova da dedicação de alguém a um determinado propósito, como o alcance de uma meta. Sem essa característica, portanto, fica difícil que alguém alcance os seus objetivos — e isso vale para todas as áreas da vida.

Como o coaching pode auxiliar no desenvolvimento do comprometimento?

O coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano que visa ao alcance de metas e objetivos em um curto espaço de tempo. Para que isso aconteça, é preciso comprometimento com as atividades estabelecidas no processo. Em outras palavras, a própria metodologia incentiva você a ser comprometido para alcançar os resultados desejados.

Na sequência, você vai conferir 5 maneiras pelas quais o processo de coaching estimula nas pessoas o desenvolvimento de uma postura mais comprometida. Confira!

1. Definir objetivos compatíveis com os seus propósitos

Imagine que você ama escrever. Em qual das duas situações a seguir você terá mais facilidade em manter o comprometimento: em escrever um artigo por dia para o blog da empresa ou em criar uma planilha com o saldo financeiro da instituição ao longo da semana? Certamente, será a primeira opção, não é mesmo?

Isso acontece porque é muito mais fácil manter o comprometimento com as coisas que nos são mais importantes e prazerosas. Por isso, o coaching estimula o autoconhecimento, de modo que as suas escolhas pessoais e profissionais de fato sejam compatíveis com aquilo que você deseja para a sua vida. Sem essa compatibilidade, tudo fica muito mais difícil, pois a motivação pode ser perdida.

2. Manter o realismo nas suas metas

Infelizmente, porém, o comprometimento não deve surgir apenas nas atividades de que gostamos, mas também nas que somos obrigados a realizar. Nesse caso, devemos recorrer a uma grande amiga do comprometimento: a disciplina. Portanto, tenha em mente as vantagens de realizar as suas tarefas (ou os prejuízos de não as realizar) para manter-se focado.

No entanto, é importante se comprometer apenas com aquilo que você pode entregar ou cumprir. Caso não possa, tente compreender quais são os motivos para que isso aconteça. Mantenha-se sempre dentro da sua realidade, sem sacrificar-se. Não se comprometa a correr 8 km por dia se você só tem tempo e condições físicas para correr 4 km. Seja realista!

3. Planejar estrategicamente a execução das tarefas

Por falar em manter o realismo nos objetivos que você definir, o coaching é uma metodologia especializada em ajudar as pessoas justamente a planejar estrategicamente o alcance dos seus objetivos. A ideia é entender o estado atual, definir o estado desejado e traçar as estratégias que conduzirão o indivíduo de um ponto ao outro.

Para isso, é importante desmembrar esse grande objetivo em tarefas menores, que possam ser realizadas de forma gradativa e sucessiva, mensurando o progresso da pessoa. Planejar estrategicamente o alcance de um objetivo é exatamente isto: definir o que precisa ser feito, quando será feito e como será feito, de forma organizada e sem ansiedade.

4. Desenvolver a responsabilidade

A responsabilidade e a disciplina são as bases para o desenvolvimento do comprometimento e são dois aspectos muito desenvolvidos nas sessões de coaching. Para ajudá-lo no alcance do seu objetivo, serão designadas a você algumas tarefas, que você deverá cumprir de uma semana para a outra.

A não realização dessas tarefas provocará um prejuízo ou, no mínimo, um atraso na conquista das suas metas. É por isso que citamos que a própria estrutura das sessões de coaching estimula o indivíduo a ser mais comprometido, tanto consigo mesmo quanto com o coach.

5. Compreender os seus limites por meio do autoconhecimento

Por fim, um dos aspectos pelos quais o coaching mais é conhecido é precisamente o de fazer com que as pessoas conheçam melhor a si mesmas. Isso incluir identificar as suas forças, mas também os seus limites e pontos que ainda precisam de mais desenvolvimento.

Por isso, reconhecer esses aspectos fará com que você não prometa ao seu cliente a entrega de 6 bolos de chocolate, sendo que você só terá tempo e capacidade para entregar 4. Se você só perceber no meio da tarefa que não dará conta de tudo o que prometeu, ao menos tenha a consideração de entrar em contato com a pessoa para explicar a situação e dar uma satisfação. Isso também é comprometimento!

Como você pode perceber, o coaching estimula o comprometimento no indivíduo por meio das 5 maneiras acima. Portanto, se você pensa em ser alguém mais comprometido nas diferentes áreas da vida, não hesite em experimentar essa bem-sucedida metodologia!

Professional & Self Coaching – PSC é a formação em coaching mais completa do país, que auxilia a conquista dos seus objetivos, sejam eles pessoais, sejam profissionais. Por meio de técnicas, dinâmicas e ferramentas especializadas, o processo desenvolve o desenvolvimento de capacidades e habilidades no individuo, fazendo-o sair do ponto A (onde ele está) e chegar ao ponto B (onde deseja estar). Com comprometimento, o sucesso é garantido!

E você, querida pessoa, se considera alguém comprometido? Em quais aspectos você ainda poderia melhorar? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!