homem sorrindo no trabalho

EdBockStock / Shutterstock A felicidade está na forma como você lida e enfrenta os problemas em seu trabalho.

Você é feliz no trabalho? Se sente realizado com a profissão que escolheu? Sua carreira está do jeito que você imaginava? Em uma escala de 0 a 10, o quanto você se sente verdadeiramente satisfeito com o seu trabalho ou cargo ocupado atualmente?

Encontrar satisfação e felicidade no trabalho é, sem dúvida, o desejo e a busca constante de muitos profissionais. Muito mais do que apenas ganhar dinheiro ou ser reconhecido profissionalmente, uma carreira de sucesso também está ligada a ter paixão pelo que se faz.

Mas, afinal de contas, você sabe como encontrar a tão sonhada felicidade no ambiente profissional? Será que é possível ser feliz mesmo fazendo algo que não gostamos? É possível se sentir realizado, mesmo enfrentando uma rotina estressante e desgastante?

A resposta é sim: é possível encontrar a tão falada felicidade. Para isso, não é preciso encontrar o trabalho dos sonhos, mas ter em mente que todos os cargos e empresas oferecem desafios e dificuldades: sempre vai ter algum detalhe que desagrada — seja o colega difícil de lidar, ou uma atividade chata de ser realizada.

Por isso, podemos considerar que a felicidade no trabalho é uma questão de decisão e escolha. A felicidade está na forma como você lida e encara o seu trabalho: se deixa se levar pelas dificuldades e perde a motivação, ou se consegue superar os desafios e encontrar motivos que façam o trabalho valer a pena aquele trabalho.

Dicas para ser feliz no trabalho

Confira algumas atitudes simples que você pode adotar para alcançar a felicidade em seu ambiente de trabalho:

  • Procure por soluções, em vez de achar erros;
  • Seja simpático com seus colegas e estabeleça relações de cordialidade;
  • Fuja dos conflitos, fofocas e “panelinhas” no trabalho;
  • Reclame menos;
  • Aproveite o conhecimento e a experiência que seu trabalho proporciona;
  • Aproveite as oportunidades profissionais que o seu trabalho pode te oferecer;
  • Tenha paciência e sabedoria ao lidar com questões do trabalho;
  • Seja otimista e encare os problemas e desafios organizacionais de maneira positiva;
  • Não dê lugar a sentimentos sabotadores, como ódio, cansaço, preguiça, inveja, desmotivação e falta de concentração;
  • Foque em seu trabalho e dê seu melhor em tudo o que se propor a fazer;
  • Seja o melhor profissional que você puder ser.
PSC

Para finalizar, convido você a ler uma matéria do IBC Coaching que fala justamente sobre como encontrar a felicidade no trabalho. Clique aqui e confira a matéria.

Este artigo foi interessante para você? Quais outras dicas ou atitudes considera importantes para alcançar a satisfação profissional? Contribua com o conhecimento deixando o seu comentário abaixo.