ser-bem-sucedido-atual

Como ser bem-sucedido profissionalmente no mercado atual?

Por: Equipe JRM | Blog | 20 de março de 2020

O mercado de trabalho está cada vez mais acirrado e exigente. Por isso, é dever de todo profissional se dedicar para estar entre os melhores, sempre se especializando e se atualizando. Se você deseja ser bem-sucedido, precisa colocar em prática algumas atitudes cruciais que te ajudarão a ter diferenciais e se destacar em meio à multidão. Continue acompanhando e saiba o que fazer para se tornar uma referência em sua área de atuação.

A importância de buscar se diferenciar no mercado de trabalho

Temos atualmente um leque muito vasto de formações, cursos, graduações, pós-graduações e especializações nas mais diferentes áreas. Porém, a tendência é que as empresas busquem não apenas um profissional altamente qualificado tecnicamente, mas também que tenha uma elevada capacidade de autodesenvolvimento, além de outros atributos. Afinal de contas, com a rapidez com que as coisas acontecem atualmente, é preciso estar preparado para acompanhar as demandas que surgem.

Cursos em instituições renomadas muitos profissionais podem ter, então, o que irá te diferenciar dos demais é a sua postura, a forma com a qual lida com o novo e se mostra disposto a aprender e evoluir constantemente. Lembrando que o estudo continua sendo muito importante, mas não deve ser visto como a única garantia para se tornar bem-sucedido. Portanto, busque, sim, realizar uma formação de qualidade, mas entenda que é preciso ir além.

10 Atitudes para ser bem-sucedido profissionalmente no mercado atual

Além de investir em uma formação de qualidade, existem outras atitudes cruciais para que consiga ser bem-sucedido profissionalmente no mercado atual. Veja, a seguir, quais são essas atitudes e entenda o quanto cada uma delas pode te ajudar a obter diferenciais para se destacar.

1 – Buscar o autoconhecimento

É preciso que conheça seus pontos fortes e de melhoria, seus dons e talentos, suas crenças e valores. Estar consciente sobre essas informações liberta e empodera, pois permite que saiba exatamente quem é e onde deseja chegar, fortalecendo a motivação e deixando de lado tudo aquilo que não for agregar à sua jornada. Promova o diálogo interno, busque se conhecer, questione-se, esse é o primeiro passo para construir uma carreira de sucesso.

2 – Vender o seu peixe

Mesmo que não trabalhe com vendas, é necessário que saiba vender o seu peixe, ou seja, mostrar os seus atributos para as pessoas. Lembrando que isso não significa sair por aí se autoelogiando e sim usar formas inteligentes de divulgar suas qualidades, mesmo que indiretamente. Isso pode ser feito através do seu perfil do LinkedIn, do compartilhamento de conhecimento através das redes sociais e de várias outras maneiras. Tenha orgulho de ser quem é e demonstre isso.

3 – Comunicar-se bem

Jamais espere que leiam a sua mente no trabalho, especialmente quando tiver alguma insatisfação que possa prejudicar seu rendimento. Além disso, quando alguém pedir a sua opinião, fale, pois esse é o primeiro passo para promover mudanças positivas. Saiba se comunicar e expressar o que pensa, claro, sempre seguindo o bom senso, mas também sem deixar de dizer algo por insegurança.

Você é feliz?

4 – Ter um bom planejamento

Os profissionais mais bem-sucedidos são aqueles que sabem exatamente o que desejam para suas carreiras e têm planejamentos muito bem delineados. Sem um plano e um destino desejado definido, qualquer lugar ao qual chegar irá servir. Portanto, pense em como deseja estar daqui um, cinco e dez anos, crie metas e estratégias para alcançá-las, isso irá ajudar a manter o seu foco e a tomar decisões de modo mais assertivo.

5 – Cuidar da aparência

Obviamente, o conteúdo de uma pessoa é muito mais importante do que sua aparência. Contudo, não há como ignorar que a visão é o primeiro sentido a ser estimulado quando encontramos alguém. Desse modo, é interessante que cuide da sua imagem, para que ela passe a mensagem que deseja para supervisores, clientes, colegas e todos aqueles com quem tiver uma relação profissional.

6 – Construir uma boa reputação

Como você é percebido pelas pessoas dentro e fora do ambiente de trabalho? É considerado competente, dedicado, comunicativo? Saber como os outros leem o seu comportamento é muito importante, porque permite que faça um comparativo com quem realmente é ou gostaria de ser e, então, possa se certificar se está no caminho certo ou se existe algo que pode fazer para ajustar essas visões.

7 – Desenvolver-se continuamente

Com a rapidez com que as coisas avançam atualmente, um curso excelente que fez dez anos atrás precisa ser atualizado. Por isso é tão necessário ter a melhoria contínua como um valor forte em sua carreira, para que busque sempre aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades, acompanhando as novas tendências.

8 – Gerenciar o seu tempo com inteligência

Para alcançar qualquer tipo de objetivo é preciso que saiba gerenciar o seu tempo com inteligência, a fim de colocar o seu planejamento em prática. Em se tratando de ser bem-sucedido na carreira, é essencial que determine um tempo para se dedicar ao trabalho, para aperfeiçoar seu conhecimento e, claro, estar com a família e cuidar de si mesmo, afinal, o equilíbrio é fundamental para ter sucesso.

9 – Cuidar das suas finanças com responsabilidade

Ser bem-sucedido não envolve apenas o aspecto financeiro e vai bem além disso, entretanto, é fato que é preciso saber cuidar bem do seu dinheiro. Se você é funcionário de uma empresa, dono do próprio negócio ou um profissional liberal, busque entender mais sobre o assunto para aplicar os seus ganhos com inteligência. O fato de não ter preocupações financeiras permitirá que concentre suas energias nos seus objetivos, podendo alcançá-los em bem menos tempo.

10 – Ser resiliente

Por último, é importante lembrar que, por mais que se planeje, problemas podem acontecer, como uma demissão, uma crise financeira ou qualquer outra situação delicada. Nesses casos, é importante que tenha um planejamento para superar os desafios com tranquilidade e seja resiliente para se adaptar à nova realidade e usar essa experiência para se fortalecer.

O Coaching é uma metodologia muito procurada por profissionais que desejam desenvolver as habilidades acima citadas, elevando seu potencial e obtendo um grande diferencial no mercado. Isso porque reúne uma série de ferramentas de aprimoramento de capacidades e descoberta de novas competências, com mudanças perceptíveis em um curto espaço de tempo. Então, se deseja evoluir e se tornar bem-sucedido invista em Coaching e construa uma carreira de sucesso!

Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e incentivar mais pessoas a evoluírem profissionalmente!

Copyright: © Depositphotos.com / andresr

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: