Seja em épocas de crise econômica no país ou não, muitas pessoas passam por períodos de descontrole com as finanças. A falta de organização com gastos, o desemprego, uma doença repentina na família são alguns dos motivos que podem causar problemas neste importante setor da nossa vida. Se você também está passando por essa situação, confira as dicas que darei de como sair da crise financeira pessoal e voltar a ter uma vida tranquila e com as contas em dia.

Identifique o Agente Causador da Crise Financeira

O descontrole das contas é um sintoma causado por um problema maior. Então, o primeiro passo é identificá-lo e encontrar uma solução para ele. Existem diversas razões que podem levar uma pessoa a perder o controle sobre as suas finanças. Alguns dos motivos mais comuns são:

Descontrole Emocional: quando o indivíduo está em conflito com os seus sentimentos, pode buscar nas compras uma válvula de escape para aliviar as suas angústias. Então, sempre que está triste ou inseguro, compra itens sem a menor necessidade, apenas para se sentir melhor. Se for esse o seu caso, é indicado que procure ajuda médica, para que o problema emocional seja tratado da forma correta.

Desemprego: muitos brasileiros perderam seus empregos recentemente e, como no país não existe uma cultura de educação financeira, muitos não tinham o hábito de manter reservas para emergências. Nesse caso, é necessário buscar novas oportunidades para voltar a ter renda. Se estiver complicado encontrar uma vaga na sua área de atuação, pense em atividades alternativas, ou seja, que pode realizar até conseguir uma nova chance como, por exemplo, aquelas relacionadas a vendas ou prestação de serviços.

Aumento das Despesas: existem algumas situações inesperadas que podem trazer mais despesas e pegar desprevenidas as pessoas que não têm o costume de manter reservas de dinheiro. A chegada de um novo membro ou uma doença repentina na família, por exemplo, aumentam os custos e, se a renda se mantem a mesma, o descontrole financeiro se torna iminente. A solução para isso é encontrar maneiras de aumentar os ganhos, seja buscando novas oportunidades com um salário maior ou realizando atividades extras.

Falta de Organização: é grande o número de pessoas que gastam mais do que ganham porque não possuem o costume de registrar as suas despesas ou de planejar suas finanças. Se este é o seu caso, aproveite o momento para desenvolver o hábito de realizar o controle dos seus ganhos e, especialmente, dos seus gastos. Reúna todas as suas dívidas e confira as dicas que darei a seguir de como encontrar um caminho para liquidá-las.

PSC

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!
Conheça mais sobre essa metodologia,
acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Dicas Efetivas de Como Sair da Crise Financeira Pessoal

Depois de identificar o agente causador da crise financeira, para encontrar uma solução para ele, é necessário analisar a situação de modo a organizar suas contas e quitar as dívidas que tenham sido contraídas. Continue lendo e confira exemplos de medidas que podem ser tomadas para assumir o controle sobre as suas finanças.

Verifique os Seus Custos e Elimine os Supérfluos

Registre todos os custos que tem em sua vida, como: aluguel, água, luz, transporte, plano de saúde, alimentação e internet. Após listar todos, verifique quais deles podem ser eliminados ou reduzidos. Atitudes simples, como entrar em contato com a operadora de internet e verificar novos planos ou pedir um desconto e analisar na ponta do lápis de vale ou não a pena comer fora ou fazer suas refeições em casa; podem te ajudar a reduzir uma porcentagem significativa das despesas.

Durante o período de reorganização financeira, será necessário cortar certos luxos, como sair todos os finais de semana ou pedir comida pronta, por exemplo. Aproveite esse momento para encontrar novas formas de lazer. Existem muitas maneiras econômicas de se divertir que podem ser muito agradáveis, permita-se descobri-las e verá que é possível ter qualidade de vida sem gastar muito. Seja criativo!

Encare as Dívidas de Frente

Muitas pessoas, quando estão com dívidas e não têm como pagá-las, costumam fugir delas como uma forma de defesa. Deixar de atender as ligações dos credores ou de frequentar determinados locais, não irá te ajudar a resolver a situação. Saiba que grande parte deles tem a intenção de oferecer opções de renegociação que podem ser bastante vantajosas.

É importante lembrar que, antes de aceitar algum tipo de parcelamento, você deve analisar sua situação econômica e verificar o quanto pode pagar mensalmente. Comprometer-se com um valor que está além das suas possibilidades apenas aumentará os juros e a dívida.

Verifique Se Existe Algum Bem Que Possa Vender

Analise os seus bens atuais e verifique se existe algo que possa vender para quitar as dívidas. Contudo, tenha cautela para não se desfazer de algo importante, que realmente fará falta e que precise ser substituído por outro rapidamente. Faça trocas inteligentes como, por exemplo, substituir um carro que gasta muito combustível por um modelo mais econômico ou fazer um bazar com aquelas roupas de marca que nunca usou, colocar esta energia parada circular e, de quebra, trazer um retorno financeiro para você.

Assim como todas as atitudes importantes na vida, a decisão de venda deve ser tomada com cautela e ser muito bem analisada antes. Vender algo pela metade do seu valor apenas para conseguir dinheiro rápido pode não ser a melhor saída. Então, pense em todos os prós e contras, seja estratégico e tome decisões mais assertivas.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Adquira Novos Hábitos Financeiros

Uma das melhores atitudes que alguém pode ter é utilizar seus erros para aprender novas lições e se desenvolver como pessoa. Por isso, minha principal dica é que veja essa fase de dificuldades financeiras como uma oportunidade para recomeçar e adquirir novos hábitos em relação às suas finanças. Algumas sugestões são:

Registras os Gastos: adquira o hábito de registrar todos os seus gastos. Atualmente isso se tornou bastante prático porque existem diversos aplicativos de celular que possuem essa função. Através dos registros ficará mais fácil analisar onde estão os seus ralos de dinheiro e passar a se controlar mais.

Tenha uma Reserva Financeira: depois de passar pelo sufoco de ver suas finanças descontroladas, imagino que não deseje mais passar por isso, certo? Então, programe-se para destinar uma porcentagem dos seus ganhos todos os meses para construir uma reserva. Assim, quando algo inesperado acontecer, não precisará utilizar o dinheiro que seria destinado para pagar suas contas do dia a dia.

Prefira Pagar à Vista: ao manter as finanças sob controle, conseguirá ter dinheiro para comprar produtos à vista. Além de evitar o acúmulo de parcelas para pagar todos os meses, ainda terá a chance de conseguir ótimos descontos e economizar.

Peça Descontos: e por falar em descontos, sempre que for comprar algum produto ou contratar um serviço, seja à vista ou parcelado, peça abatimento no preço. Mesmo que consiga pequenas porcentagens em cada compra, reunidas elas terão um grande impacto sobre o total das suas economias e renda.

Espero que as dicas te ajudem a reorganizar as suas finanças e a ter uma relação mais saudável com seu dinheiro. Controlar os impulsos e manter os gastos organizados refletirá de forma positiva em todas as áreas da sua vida. Acredite, o seu esforço irá valer a pena. Cuide bem das suas finanças!

Copyright: 729715855 – https://www.shutterstock.com/pt/g/imrankadir