O ciúme é um sentimento que está ligado à insegurança e ao medo de perder quem se ama, pode acontecer entre amigos, familiares e pessoas que possuem um relacionamento amoroso. Quando em doses equilibradas, é natural e pode ser contornado com tranquilidade. Contudo, quando um indivíduo se sente ameaçado com situações corriqueiras, isso pode acabar prejudicando suas relações e tornando-as insustentáveis.

Uma curiosidade que algumas pessoas possuem diz respeito ao fato de seus entes queridos sentirem ou não ciúme delas. Embora seja mais indicado focar nos sentimentos positivos, como carinho, amor e respeito, é natural ter esse tipo de dúvida, principalmente em relacionamentos amorosos que estão no início. Para saber mais e entender melhor como o ciúme se manifesta, é só continuar a leitura.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

Entenda o que é o ciúme e como ele se manifesta

Como disse no início, o ciúme está relacionado à insegurança e ao medo de perder espaço na vida e no coração de quem se ama. Costuma surgir quando se percebe alguma ameaça, que pode ser verdadeira ou apenas uma fantasia criada na mente, que é alimentada exatamente pelo medo.

Pode surgir através de um terceiro ou de uma circunstância, como, por exemplo, ciúme de um amigo do sexo oposto da pessoa amada ou de uma oportunidade de ela trabalhar em outra cidade e precisar se mudar para longe. Nas duas situações, o ciúme é motivado pelo medo de que ela se interesse romanticamente pelo amigo ou que se mude e deixe seu par de lado.

Dentro desses exemplos, existem os níveis de ciúme, que pode ser moderado ou intenso. O ciúme moderado é natural, inclusive, é bem provável que todos já sentiram ou irão sentir pelo menos uma vez na vida. É um sentimento que está ligado ao zelo e ao apego que se tem por quem se ama. Já o ciúme intenso é extremamente problemático, pois costuma levar o indivíduo a exagerar nas cobranças em seus relacionamentos e, até mesmo, fazer cenas constrangedoras em público. 

Principais sinais de que uma pessoa tem ciúmes de você

PSC

Quando o ciúme de uma pessoa é intenso, isso fica nítido para aqueles que convivem com ela, porque dificilmente consegue disfarçar. Mesmo que não fale diretamente que está enciumada, isso acaba sendo percebido através de suas atitudes e modo de se expressar em relação ao assunto. Por outro lado, quando o sentimento é leve e equilibrado, é preciso estar atento para perceber.

Veja, a seguir, os principais sinais que demonstram que alguém tem ciúme de você, que são mais comuns em relacionamentos amorosos, mas que podem ocorrer em outros tipos de relação.

Achar que todos estão olhando para você – uma pessoa que te ama tende a enxergar você de uma forma especial e que te diferencia dos demais. Assim, se ela se sentir insegura e com medo de te perder, pode acontecer de achar que todos te vejam dessa mesma maneira, mesmo que isso não seja verdade.

Colocar defeitos em pessoas do seu círculo de amizades – como o ciúme está ligado ao sentimento de ameaça, é comum que o outro se sinta com medo de perder espaço em sua vida para alguém do seu círculo de amizades. Isso pode ser manifestado através da atitude de colocar defeitos nessas pessoas na tentativa de torná-las menos ameaçadoras.

Negar veementemente que está com ciúmes – uma atitude bastante comum entre os ciumentos é a negação do sentimento. Quando uma pessoa se esforça demais para negar que está com ciúmes, é bem provável que esteja sentindo exatamente o contrário.

Ficar calado quando você está no centro das atenções – pessoas mais retraídas tendem a reagir ao ciúme se calando. Assim, quando uma pessoa com a qual você possui uma relação muito próxima se mostra calada em um momento de ápice seu, como, por exemplo, quando alguém te elogia ou vai precisar fazer uma viagem a trabalho, é provável que esteja enciumada.

Demonstrar que se acha inferior a você – como disse ao longo do artigo, o ciúme está ligado à insegurança. Assim, é comum que surja em relacionamentos em que uma pessoa se sente inferior à outra e acredite que ela está fazendo um favor ao se manter nele. Por isso, é necessário manter a atenção em relação a esse ponto também.

É importante dizer que cada pessoa pode expressar o ciúme à sua maneira, de acordo com a sua personalidade. Nesse sentido, em vez de tentar adivinhar se o outro está enciumado, o ideal é chamá-lo para uma conversa, então, poderão falar o que os incomoda e encontrarem formas de manter a relação sadia e positiva para ambos.

Dicas para diferenciar o ciúme saudável do exagerado

Quando se fala sobre ciúme, é fundamental diferenciar o que determina o saudável do exagerado, e a linha que os separa é exatamente o equilíbrio. Para ficar mais claro, saiba mais sobre as formas com os quais cada um deles se manifesta.

Ciúme saudável – é motivado pelo cuidado e faz parte do comportamento humano. O indivíduo que o sente consegue controlá-lo e não chega a fazer cenas ou se desentender com a outra pessoa. Geralmente, reconhece que está enciumado e controla o sentimento, evitando que ele contamine a relação.

Ciúme exagerado – a pessoa terceiriza a responsabilidade pelo que sente e a coloca totalmente sobre os ombros do parceiro. Tenta controlar os horários e locais para onde o outro vai, a forma de se vestir, suas amizades, enfim, toda a sua vida. Pode chegar a níveis doentios e levar a atitudes graves.

É sempre importante se manter atento em relação ao ciúme em seus relacionamentos, principalmente no amoroso, a fim de mantê-lo em níveis saudáveis. Para isso, converse com o seu par, tenham certeza sobre os sentimentos que compartilham e confiem um no outro, pois assim poderão compartilhar bons momentos juntos sem cobranças e necessidade de controle.

Jamais confunda ciúmes com prova de amor, porque o maior indício de que alguém te ama é exatamente a confiança. Portanto, desapegue da necessidade de saber se o outro sente ciúme de você e prefira olhar para outras atitudes que agregam ao namoro ou casamento e tornam os laços que os unem ainda mais fortes. Pense nisso!

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%BAme

https://zenklub.com.br/ciumes/

 

Copyright: 1294661065 – https://www.shutterstock.com/pt/g/LightField+Studios