Conforme o tempo passa, a sociedade se transforma e o comportamento das pessoas muda, influenciando também em sua forma de se relacionar. Quando se trata de relações amorosas, existem alguns aspectos que devem ser considerados para que a união entre duas pessoas seja marcada pela compreensão, respeito e, claro, pelo amor. Continue acompanhando a saiba como manter um relacionamento nos tempos atuais.

O que diferencia os relacionamentos da atualidade com os do passado?

Se formos comparar a sociedade atual com a de quarenta ou cinquenta anos atrás iremos encontrar diferenças bastante significativas. E existem dois aspectos que são mais marcantes dessa transformação, que são a tecnologia e a liberdade sexual. Se antes os casais podiam se conhecer apenas pessoalmente, hoje existem aplicativos que conectam pessoas. Da mesma maneira, hoje existe uma maior liberdade para se relacionar, já que muitos tabus foram quebrados.

A tecnologia e a internet, com destaque para as redes sociais, deram às pessoas um mar de possibilidades para realizar absolutamente tudo através de um smartphone, desde uma transação bancária até mesmo conhecer possíveis pretendentes em aplicativos. E isso gerou uma grande transformação social nos relacionamentos, incluindo desde a paquera até a forma como casais conduzem seus namoros e casamentos.

Já a liberdade sexual é fruto de todas as outras transformações que ocorreram na sociedade, com destaque para a emancipação da mulher. Se antes elas se casavam ainda jovens com alguém escolhido pela família, atualmente podem decidir se, quando e com quem irão casar, se terão ou não filhos, que carreira irão seguir. E, obviamente, isso também influencia no modo como as pessoas se relacionam.

10 Dicas para manter um relacionamento nos tempos atuais

Embora as transformações pelas quais a sociedade passou ao longo dos anos influenciem a forma de se relacionar das pessoas, existem aspectos que nunca mudam, como a importância do respeito e do diálogo, por exemplo. Confira, a seguir, dez dicas para ter um relacionamento feliz e equilibrado, considerando os costumes atuais.

1 – Conversem sempre que algo incomodar

O diálogo sempre foi e continuará sendo a principal ferramenta para um relacionamento, seja ele amoroso ou não. Afinal de contas, é conversando que as pessoas podem se entender. Se algo na relação te incomodar, evite guardar para si, apenas desabafar com um amigo ou publicar uma indireta em suas redes sociais. Chame o seu par para uma conversa e fale claramente sobre o que está sentindo.

2 – Definam limites saudáveis para o relacionamento

PSC

Todo relacionamento precisa ter limites saudáveis estipulados pelos envolvidos, para que cada um saiba até onde pode ir sem magoar o outro. Contudo, é importante ter bom senso, para evitar que esses limites realmente limitem a vida da pessoa amada, pois a ideia é apenas evitar desentendimentos e não impedir ninguém de fazer o que gosta.

3 – Conversem sobre o compartilhamento de senhas

Um tópico bastante atual dentro dos relacionamentos diz respeito ao compartilhamento de senhas e ao acesso que um tem ao celular do outro. Não existe resposta certa quanto a isso, cabe a cada casal definir se poderão acessar as redes um do outro ou se manterão isso no privado. O importante é que haja confiança e respeito à decisão tomada em conjunto.

4 – Evite fazer online coisas que não faria na vida real

Existem pessoas que acham que aquilo que é feito na internet não se aplica à vida real, assim, visitam aplicativos de relacionamento sem que o seu par saiba e trocam mensagens com estranhos. E a verdade é que, embora as coisas aconteçam no âmbito virtual, continua sendo um gesto de deslealdade, já que estará fazendo algo escondido da pessoa amada. Portanto, evite fazer qualquer coisa na internet que não faria na vida real e, mais, que não gostaria que o seu par fizesse contigo.

5 – Cultivem interesses em comum

Para que um relacionamento se mantenha forte e saudável, é interessante que o casal tenha interesses em comum. Assim, poderão realizar atividades relacionadas juntos, como assistir filmes, praticar um esporte, frequentar determinado lugar, aproximando vocês e fortalecendo a união.

6 – Mantenham a individualidade

Assim como é importante ter interesses em comum, também é preciso manter a individualidade. Ninguém precisa, e nem deve, se afastar dos amigos ou das atividades que gosta porque começou um relacionamento. Por isso, respeite o espaço da pessoa amada e peça para que respeite o seu também.

7 – Encontrem tempo para estarem juntos mesmo em meio à rotina agitada

Caso não vivam na mesma casa, pode ser desafiador encontrar tempo para estarem juntos em meio a uma rotina agitada. Contudo, é preciso que coloquem o relacionamento na lista de prioridades para que se vejam com certa frequência, mesmo que seja aos finais de semana.

8 – Deixem o celular de lado quando estiverem juntos

O celular é um grande vilão quando se trata de desfrutar de momentos na essência. Portanto, combine com o seu par de manterem os aparelhos longe quando estiverem juntos, para que aproveitem ao máximo cada instante e os utilizem para fortalecer o que sentem um pelo outro.

9 – Confiem um no outro

A confiança é mais um elemento atemporal e que sempre será necessário em um relacionamento. Não dá para ter uma relação saudável se um não confiar inteiramente no outro. A desconfiança compromete toda a essência de um namoro ou casamento, levando à crises de ciúme e à discussões que são altamente prejudiciais.

10 – Lembrem-se sempre do motivo pelo qual iniciaram o relacionamento

Um dos segredos para manter relacionamentos longos é sempre se lembrar do motivo pelo qual decidiram ficar juntos. Isso irá ajudar a manter forte a chama do amor que sentem um pelo outro, independente do tempo e da época em que estejam vivendo.

Manter um relacionamento nos tempos atuais tem os seus desafios, mas o principal elemento que mantém os casais unidos sempre será atemporal: o amor. Tenha-o como base da sua relação e todo o resto irá fluir naturalmente.

E você, acha que já está colocando todas as dez dicas apresentadas no seu relacionamento? Aproveite para enviar o artigo para a pessoa amada e conversarem sobre o assunto!

Fontes:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2010/08/especialista-sugere-10-ideias-para-um-relacionamento-duradouro-e-feliz-2995508.html

Copyright:  1422543134 – https://www.shutterstock.com/pt/g/halayalex