Como bem disse Benjamin Franklin, o trabalho dignifica o homem, dá a ele senso de responsabilidade e utilidade. Entretanto, se deseja manter esse relacionamento sempre positivo, é importante estar atento a fim de identificar possíveis obstáculos e encontrar maneiras de se desviar deles. Para te ajudar nessa missão, darei dicas de como lidar com pessoas que querem te prejudicar no trabalho, para que consiga se blindar e evitar que atrapalhem o seu desenvolvimento profissional. Continue acompanhando e saiba mais.

Você é feliz na sua vida pessoal e profissional?
Clique aqui e descubra como anda sua Felicidade!

Tipos de Pessoas Que Podem Te Prejudicar no Trabalho

Antes de prosseguir com as dicas, precisamos falar a respeito dos principais perfis de pessoas que podem ser prejudiciais no trabalho. Afinal, é preciso ter certeza de que é realmente esse o caso antes de começar a agir, confira.

1 – Fofoqueira

É aquele tipo de pessoa que está sempre por dentro das últimas fofocas do escritório, sabe quem vai casar, se separar, quem está tendo problemas na empresa, enfim, uma série de informações íntimas de terceiros. Mesmo que ela diga que é sua amiga, seu comportamento diz o contrário, pois se não poupa ninguém, provavelmente não irá te poupar também.

Como pode prejudicar? Fazendo fofocas sobre você para o chefe.

2 – Folgada

Dentro de uma organização, cada colaborador tem a sua função, entretanto, existem aqueles que parecem nunca dar conta de suas tarefas, estão sempre fazendo tudo pela metade e deixando o restante na mãos dos colegas. É claro que o trabalho em equipe é importante, porém, é necessário se manter alerta para saber quem realmente está sobrecarregado e precisa de ajuda, daqueles que estão se aproveitando da bondade alheia.

PSC

Como pode prejudicar? Abusando da sua boa vontade e atrapalhando a realização das suas obrigações.

3 – Competitiva

Quando em níveis equilibrados, a competitividade se mostra até como um fator motivador dentro de uma equipe. Contudo, existem pessoas que extrapolam os limites e começar a se valer de meios escusos para se destacarem. Geralmente, elas adotam uma postura maquiavélica, acreditando que os fins justificam os meios e, assim, podem chegar até mesmo a prejudicar um colega para conseguir um aumento ou uma promoção, por exemplo.

Como pode prejudicar? Das mais diferentes formas para conseguir se destacar e alcançar seus objetivos.

4 – Irresponsável

Uma pessoa irresponsável age sem medir as consequências dos seus atos e, dentro de uma empresa, esse tipo de atitude pode acabar envolvendo toda a equipe. Alguns exemplos de atos de irresponsabilidade incluem: agir contra as regras de conduta da organização, deixar de cumprir prazos, perder dados importantes, tratar clientes de maneira inadequada, entre outros.

Como pode prejudicar? Fazendo os supervisores acreditarem que você participou de algo inadequado que ela tenha feito.

5 – Invejosa

A inveja é um sentimento extremamente nocivo, capaz de levar uma pessoa a agir de maneira desonesta e desleal com quem quer que seja. Isso porque ela não deseja conquistar coisas para evoluir e sim para ter o que é do outro, se sobressair e mostrar que pode mais. No fim das contas, o invejoso é um ser carente, mas que encontra maneiras distorcidas de suprir esse vazio.

Como pode prejudicar? Inventando mentiras para que consiga o que é seu dentro da empresa, o que pode incluir o seu cargo e o seu prestígio.

Descubra qual o impacto do comportamento organizacional dentro das empresas.

Dicas de Como Lidar Com Pessoas Que Querem Te Prejudicar no Trabalho

Depois de conhecer os perfis de pessoas que podem ser prejudiciais no trabalho, veja formas de lidar com elas, desviando-se de suas atitudes negativas.

1 – Releve Situações Banais

Nem tudo que te incomoda deve ser levado para o lado pessoal, pelo seu próprio bem. Desse modo, quando um colega fizer algum comentário ou tiver alguma atitude que você desaprovar, pense se aquilo pode de alguma maneira te prejudicar. Se a resposta for não, deixe para lá, se desgastar com coisas pequenas não vale a pena, coloque o seu bem-estar em primeiro lugar e siga em frente.

2 – Mantenha a Discrição

Um invejoso ou fofoqueiro precisa de informações para agir, então, evite facilitar o trabalho dele e fale o mínimo possível de assuntos pessoais. Se está feliz no seu relacionamento ou se aspira uma promoção na empresa, guarde para si e prefira compartilhar apenas com amigos e familiares da sua confiança. No trabalho, fale apenas a respeito de temas gerais e que não forem polêmicos.

3 – Imponha Limites Para Ajudar

Sempre que perceber que algum colega está abusando da sua boa vontade e colocando sobre você obrigações que cabem a ele resolver, comece a impor limites. Diga que precisa terminar o que está fazendo e sugira que ele converse com o chefe, para informar que está sobrecarregado. Assim, aos poucos, o folgado verá que você está alerta e que não conseguirá mais se aproveitar.

4 – Tenha Consciência das Suas Qualidades

Quando se está lidando com uma pessoa extremamente competitiva, é fundamental que tenha consciência em relação a quem você é e às qualidades que possui. Dessa maneira, as palavras e atitudes dela não irão te desestabilizar, porque o que sabe a respeito de si é o que realmente irá importar. Então, busque se conhecer, listar seus pontos fortes, aqueles que precisa desenvolver, pois é assim que se constrói a autoconfiança necessária para ser manter firme perante os obstáculos.

Você é feliz na sua vida pessoal e profissional?
Clique aqui e descubra como anda sua Felicidade!

5 – Converse Com o Seu Supervisor

Caso a situação tenha se tornado insustentável e não esteja conseguindo lidar com essa pessoa de maneira passiva e amigável, é necessário agir e comunicar o seu supervisor. Contudo, escolha bem as palavras que irá usar, se possível reúna provas, tudo para que não pareça algo sem importância, como uma simples picuinha de colegas de trabalho. Explique de forma madura, pautando-se em fatos que realmente tenham te prejudicado de alguma maneira.

Ninguém deseja ter um colega de trabalho invejoso, que faz de tudo para te prejudicar. Porém, isso é algo que pode acontecer com qualquer um. Então, antes de se lamentar, utilize sua energia para buscar soluções e aprender com essa situação. Lembre-se que tudo tem algo a ensinar e cada obstáculo servirá para te deixar mais forte.

Créditos da Imagem: Por Antonio Guillem – ID da foto stock livre de direitos: 446567287