gestante-apoiar

Como Lidar Com uma Gestante e Contribuir Para uma Gravidez Tranquila e Saudável

Por: José Roberto Marques | Blog | 15 de junho de 2019

A gestação é um período muito especial para uma mulher, em que ela está gerando uma vida em seu ventre. Por conta das grandes mudanças que ocorrem no corpo e, principalmente, nos hormônios, é natural que a gestante fique mais sensível. Desse modo, é muito importante que os amigos e familiares busquem oferecer todo o apoio que ela precisa e, assim, contribuírem para uma gravidez tranquila e saudável. Continue acompanhando e saiba como agir durante essa fase.

A Importância do Apoio Durante a Gestação

Pense bem, uma mulher que está acostumada com a sua rotina e o seu corpo durante vários anos, de repente vê tudo isso mudar e um novo ser começar a se formar em seu ventre. Por mais que isso seja um sonho e tenha sido planejado, não há como negar que em alguns momentos pareça assustador, o que se torna ainda mais intenso nos casos de uma gravidez inesperada, em que os pais do bebê que irá chegar não têm um relacionamento sólido ou enfrentam qualquer outro tipo de situação delicada.

Considerando tudo isso, podemos perceber o quanto o apoio durante a gestação é importante, para que a mulher se sinta verdadeiramente acolhida nessa fase que é marcada por inúmeras mudanças, tanto físicas quanto emocionais. Então, através desse acolhimento, ela conseguirá ter uma gestação mais tranquila e saudável, o que certamente irá influenciar de forma bastante positiva o desenvolvimento do bebê que irá chegar ao mundo em breve.

7 Dicas Para Lidar Com uma Gestante e Apoiá-la Durante a Gravidez

Se você tem dúvidas sobre como lidar com uma gestante, seja ela sua esposa, amiga, familiar ou mesmo uma colega de trabalho, tenho certeza de que as dicas a seguir irão te ajudar a ter atitudes positivas. Lembrando que nem todos os tópicos se aplicam a todos os tipos de relacionamento, já que tudo depende da proximidade que se tem com a mulher, contudo, darão um norte para que aja de forma positiva com qualquer gestante com a qual venha a se relacionar.

1 – Dê Atenção à Gestante e a Incentive a Se Abrir

Em primeiro lugar, é importante lembrar de dar atenção à gestante, incentivando-a a se abrir e ouvindo-a com atenção. Afinal, falar a respeito do que está sentindo é fantástico, pois permite aliviar o peso das incertezas e angústias, algo que é bastante comum em fases de grandes mudanças, como é o caso de uma gravidez. Saber que tem alguém para conversar e desabafar, sem críticas ou julgamentos, certamente fará muito bem a ela.

2 – Evite Exagerar nos Cuidados

É fato que uma gestante precisa de certos cuidados, como, por exemplo, evitar carregar peso ou fazer coisas que possam resultar em quedas ou lesões. Entretanto, é importante se policiar para evitar tratar a mulher como se ela estivesse doente, medindo cada um de seus passos e fazendo mil e uma recomendações. Se, por exemplo, o médico responsável pelo pré-natal acha que ela pode continuar fazendo exercícios físicos ou realizando qualquer atividade sem oferecer nenhum risco ao bebê, ótimo. Afinal, não há ninguém melhor do que um profissional especializado para orientá-la.

3 – Acompanhe-a nas Consultas Médicas

As consultas do pré-natal costumam ser muito especiais, pois é nelas que a mãe fica sabendo maiores informações a respeito do desenvolvimento do bebê. Nesse caso, se você é o pai da criança, faça o possível para acompanhá-la em todas as consultas. Se não for o caso e, por algum motivo, ele não puder ir, ofereça para acompanhá-la. Por mais que em outras situações seja natural ir ao médico sozinha, durante a gestação é importante ter uma companhia, principalmente para compartilhar as notícias, lembrá-la de relatar algo ao profissional, entre outras coisas.

4 – Tenha Empatia e Coloque-se no Lugar Dela

Durante a gravidez, os sentidos das mulheres se tornam muito mais intensos, por isso, você precisa ser extremamente sensível também. E a melhor maneira de fazer isso é sendo empático, colocando-se no lugar dela antes de tomar qualquer tipo de atitude que possa vir a chateá-la. Lembrando que a intenção não é que a trate como se fosse uma criança indefesa e sim que tenha mais cuidado para evitar atritos bobos e desnecessários, que possam estressá-la.

5 – Evite Fazer Comentários Desagradáveis

Se existe algo que as grávidas costumam receber em grandes quantidades são os palpites. A todo o momento surge alguém dizendo o que ela deveria ou não fazer, conselhos que, na grande maioria dos casos, mais atrapalham do que ajudam. Então, evite ser mais um palpiteiro na vida dela, guardando para si comentários como: “você não deveria comer isso”, “aproveite para dormir antes de o bebê nascer” ou “minha prima estava grávida e perdeu o bebê”. Diga a ela apenas o que for agregar de forma positiva.

6 – Seja Proativo e Não Espere Que Ela Peça Ajuda

Por mais que gravidez não seja doença e que a mulher possa continuar realizando grande parte de suas atividades normais, é fato que se deve evitar excessos, principalmente por conta de sintomas comuns a esse períodos, como, por exemplo, sono e enjoos. Portanto, evite esperar que ela solicite ajuda e se ofereça, principalmente se você é o companheiro dela e pai da criança. Lembre-se que são parceiros nessa empreitada, então, é fundamental que comecem desde já a compartilhar as responsabilidades.

7 – Preocupe-se Com a Mãe Tanto Quanto Se Preocupa Com o Bebê

Durante a gravidez, muitas mulheres têm a impressão de que os outros a veem apenas como uma barriga, como uma mera guardiã do bebê. Para evitar transmitir essa ideia, é essencial que os familiares e amigos demonstrem preocupação e cuidados com a mãe tanto quanto têm com o bebê, afinal, ela continua sendo um ser humano que tem vontades e necessidades. Isso pode ser transmitido através de gestos simples, como perguntar como ela está se sentindo ao invés de apenas questionar sobre a criança.

A gravidez é uma fase de grandes mudanças que antecedem outra ainda maior, que é a chegada de um novo membro à família. Acolher a gestante e oferecer apoio a ela é essencial para que ela possa viver esse momento com serenidade e equilíbrio.

 

Copyright: 727852972 – https://www.shutterstock.com/pt/g/4pmproduction

Deixe seu Comentário: