“O algoritmo do Instagram mudou”. “O algoritmo do Instagram só me prejudica”. “O algoritmo do Instagram só beneficia as páginas de grande porte”. Você já reparou na quantidade de pessoas que fala sobre os algoritmos das redes sociais e sobre o quanto eles podem ser benéficos ou nocivos aos desempenhos das postagens nesses sites?

Mas afinal de contas, o que é esse tal de algoritmo? Como um produtor de conteúdo pode utilizá-lo a seu favor para obter melhores resultados? Será mesmo que esse mecanismo tem o poder de punir ou recompensar as páginas? É o que você vai conferir neste artigo. Boa leitura!

O conceito de algoritmo nas redes sociais

Nas redes sociais e também nos mecanismos de busca, como o Google, o conceito de algoritmo se refere a um conjunto de regras e dados que determinam quais páginas, resultados de pesquisas e posts aparecem primeiro para os usuários em suas respectivas linhas do tempo.

Cada rede social tem um algoritmo próprio, mas o que todos eles têm em comum é o fato de fazer tudo o que podem para que os usuários permaneçam na rede pelo máximo possível de tempo. Assim, eles levam em consideração o tempo que os usuários ficam em cada página, os perfis com os quais engajam mais e os assuntos pelos quais demonstram mais interesse.

Dessa forma, é injusto pensar que o algoritmo seja um vilão dos produtores de conteúdo. Ele apenas deixa mais evidente aos usuários os posts que o próprio algoritmo acredita que serão mais interessantes, com base nos comportamentos passados desses usuários.

A distribuição do conteúdo em níveis de usuários

Para que você compreenda como funciona a distribuição do conteúdo nas redes sociais, é preciso compreender que o algoritmo classifica os usuários em determinados níveis.

PSC

O primeiro nível é composto pelos seguidores que engajam em sua página (os que curtem, comentam, compartilham etc.). O segundo nível inclui quem segue você, mas não interage. O terceiro nível abrange os seus seguidores que não recebem conteúdos seus há um bom tempo. Já o quarto e último nível é composto pelas pessoas que ainda não seguem você.

Assim, se você produz um post que não apresenta um bom desempenho no primeiro nível, ele sequer será exibido ao segundo, e assim por diante. Em contrapartida, se o seu post for bem-recebido no primeiro nível, o algoritmo entenderá que ele é relevante e permitirá que as pessoas dos próximos níveis, respeitando a ordem, também sejam impactadas. É assim que esse sistema permite que alguns posts viralizem, por exemplo.

Uma fonte de aprendizados

Agora que você já compreendeu o conceito de algoritmo, é preciso ressaltar que as regras que valem para você são as mesmas que valem para todos os outros produtores de conteúdo. Se um post obteve mais visibilidade orgânica do que outro, é porque ele foi interessante, relevante e atraiu engajamentos dos seus seguidores, de modo que a rede permite que mais pessoas também o vejam.

Dessa forma, o algoritmo não precisa ser visto como um inimigo que quer prejudicar você. Muito pelo contrário, ele permite que você mesmo seja capaz de identificar os posts que tiveram uma boa performance e reconheça os motivos pelos quais isso ocorreu. Assim, você mesmo identificará quais práticas geram bons resultados e quais merecem ser descontinuadas em sua estratégia.

Portanto, a experiência com o algoritmo é a de um professor que estimula o estudante a melhorar sempre e cada vez mais. Sem a sua existência, a rede seria ainda mais povoada por conteúdos de baixa qualidade, o que afastaria os usuários de vez.

Exigências cada vez maiores

Quando você publica determinados posts, é natural que um número médio de seguidores seja impactado. No entanto, se você posta um conteúdo que foi capaz de impactar uma quantidade de pessoas acima da média, o algoritmo entende que você é capaz de produzir com alta qualidade. Sendo assim, ele vai “subir o sarrafo”.

Isso quer dizer que se o algoritmo “ajudava” o seu post quando ele impactava 100 pessoas, por exemplo, agora ele só vai “ajudar” você a passar para os próximos níveis de usuários quando impactar 130 pessoas. É claro que esses valores variam conforme o tamanho das páginas e o seu respectivo alcance. O exemplo acima é fictício.

O que você deve ter em mente, contudo, é que o algoritmo, como qualquer professor mais exigente, vai demandar de você uma qualidade cada vez maior para entender o seu post como algo relevante e que merece ser exibido para mais pessoas.

A frequência de postagem como maior aliada

Agora, você deve estar se perguntando: como é possível “vencer” o algoritmo? Não existe uma fórmula mágica para enganá-lo. Muito pelo contrário, pois esses sistemas são muito inteligentes. O jeito é de fato conhecer o seu público e produzir sempre posts com alta qualidade.

É natural que você, nessa jornada, crie publicações que não tenham um bom desempenho. Quando isso ocorrer, não desanime. Quanto mais você postar, mais experiência vai adquirir, reconhecendo os assuntos, formatos e linguagens que proporcionam melhores resultados, dentro do nicho em que você atua.

Portanto, não tenha medo de errar, tendo em vista que os erros são uma etapa que antecede o sucesso, por serem grandes fontes de aprendizados. Como se diz popularmente, é cometendo erros que aprendemos a fazer o jeito certo. Sendo assim, não tem jeito, é preciso publicar conteúdos sem medo e com frequência.

A análise de dados

Todavia, não pense você que ser bem-sucedido nas redes sociais é uma loteria. A verdade é que, mesmo que esse trabalho envolva criatividade, conexão com as pessoas e pesquisa para levar informações relevantes; ele também demanda alguns conhecimentos mais técnicos e exatos.

A análise de dados e métricas é o que revela se um post teve ou não um bom desempenho. Portanto, é sempre importante analisar os números de itens como: seguidores da página, alcance da página, alcance das publicações, engajamentos recebidos, entre outros dados. Portanto, acesse ao menos uma vez por semana (mas diariamente, de preferência!) a plataforma Analytics de cada rede social, que oferece essas estatísticas atualizadas.

Assim, identifique os posts que obtiveram os melhores resultados e analise o que eles têm em comum. Quais características fizeram desses posts conteúdos vencedores? Informações relevantes? Entretenimento? Humanização? Reflita sobre essas questões e invista nas características identificadas, mas sempre equilibrando os diferentes tipos de publicação do seu perfil.

E aí, ainda acha que é impossível vencer o algoritmo? Deixe a sua opinião sobre o assunto no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações aos seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!