A fé nos mantém vivos e firmes em direção ao nosso propósito. Quando digo isso incluo a todos, mesmo aqueles que não possuem nenhum tipo de crença religiosa, pois ter fé é, acima de tudo, confiar e acreditar que o melhor irá acontecer. Porém, sabemos que em momentos desafiadores essa força interior pode passar por fases delicadas, necessitando de um apoio extra para se manter forte. Se isso está acontecendo contigo e deseja saber como fortalecer a fé de que tudo irá dar certo, te convido a continuar fazendo a leitura deste artigo.

10 Dicas de Como Fortalecer a Fé e Seguir Adiante Com Confiança

A vida é marcada por momentos de felicidade e outros de lágrimas, e é exatamente nisso que está sua beleza. E para se manter firme nas situações desafiadoras e acreditar que a alegria logo virá é necessário ter fé e alimentá-la diariamente. Confira, a seguir, dez dicas que irão te ajudar nessa missão.

1 – Apegue-se a Aquilo Que Acredita

Todo ser humano possui algum tipo de crença, que pode envolver um ser divino, as forças do universo, do amor, da bondade ou de qualquer outra coisa que faça sentido para cada um. E você, quais são as suas crenças? Reflita sobre isso e apegue-se a elas, praticando-as através de seus pensamentos, ações e palavras. Assim, estará exercitando a sua fé, a sua confiança e tornando-as cada vez mais fortes em seu coração.

2 – Tenha a Consciência de Que Tudo Passa

Tudo passa, duas palavras que, juntas, são capazes de expressar uma ideia que tem tudo a ver com fé. Afinal, independente do quão dolorosa seja uma situação, em algum momento ela irá passar e todos nós devemos acreditar nisso para nos fortalecermos. Além disso, é preciso, também, pensar no outro lado, de que as coisas boas devem ser aproveitadas ao máximo, pois um dia chegarão ao fim, como acontece com tudo na vida.

3 – Relembre Casos de Superação do Passado

Sempre que um desânimo bater e perceber que a sua fé está enfraquecendo, tire alguns minutos para relembrar tudo o que já superou para chegar até onde está hoje. Perda de entes queridos, mudanças inesperadas, rompimentos, problemas de saúde, são exemplos de situações pelas quais é comum qualquer ser humano passar, o que não as torna menos dolorosas, claro. Faça uma retrospectiva da sua vida e verá como isso fortalecerá a sua fé de que o melhor irá acontecer.

4 – Agradeça ao Invés de Reclamar

A fé é construída dentro do interior de cada um e, para isso, é preciso abrir espaço para que ela possa nascer. As reclamações, por exemplo, te afastam da fé, pois fazem com que adote uma visão negativa das coisas, o que é completamente o oposto de acreditar que o melhor irá acontecer. Para começar, experimente ficar um período do dia sem reclamar, depois, vá aumentando gradativamente até que tenha se libertado desse costume por completo e verá o quanto isso será transformador.

5 – Conecte-se Com Seu Eu Interior

PSC

Fé é sinônimo de conexão e uma ótima maneira de fortalecê-la é conectando-se com o seu eu interior. Tire alguns minutos do seu dia para isso, de preferência antes de dormir, para que possa se lembrar de tudo o que viveu nas últimas 24 horas, agradecer pelas coisas boas, pensar no que pode melhorar e nas lições aprendidas com os desafios. Assim, estará exercitando a sua fé e tornando-a cada vez mais forte.

6 – Perdoe Aqueles Que Te Magoaram

Fé e mágoas não combinam, desse modo, é importante que reflita sobre cada ressentimento que carrega e se questione se realmente faz sentido conservá-los. É claro que é natural se magoar quando alguém lhe decepciona, porém, guardar isso em seu coração, mesmo depois de muito tempo, apenas fará mal para você. Liberte-se e verá como é bom manter apenas bons sentimentos dentro de si.

7 – Valorize o Aprendizado das Situações Desafiadoras

Tudo na vida tem um lado positivo, mesmo as situações mais desafiadoras, pois elas nos fortalecem e nos fazem reconhecer toda força e potencial que possuímos. Dessa maneira, sempre que algo acontecer de maneira diferente do esperado, ao invés de se perguntar o motivo de aquilo estar se passando contigo, concentre-se nas lições que teve a oportunidade de aprender, pois são elas que te farão evoluir.

8 – Ajude o Próximo

Ao ajudar a fortalecer a fé de outras pessoas, estará automaticamente fazendo o mesmo pela sua. Para isso, esteja sempre pronto para ajudar aqueles que estiverem precisando, o que pode tanto ser um amigo ou familiar que está passando por uma situação delicada quanto um desconhecido. Fazer o bem é fantástico e irá encher o seu coração de amor, fé e esperança de que tudo irá dar certo.

9 – Tenha Fé em Si Mesmo

A fé externa é tão importante quanto a interna e ambas estão completamente ligadas, afinal, é você quem faz as escolhas que determinam grande parte da sua vida. Por essa razão, é fundamental que pense a respeito da crença que tem em si mesmo, considerando o seu poder de ação e a sua capacidade de conquistar tudo o que deseja. Então, se quer fortalecer a sua fé, comece por acreditar mais em si mesmo e na grande força que possui.

10 – Cerque-se de Pessoas de Fé

Por fim, é sempre importante nos lembrarmos do quanto os exemplos nos ensinam e influenciam. Nesse sentido, se deseja ter mais fé, o melhor a fazer é se cercar de pessoas positivas e de fé, pois elas irão te inspirar para que torne suas crenças cada vez mais fortes. Certamente, essa troca de experiências e energias será fantástica e irá contribuir para que a sua força se multiplique.

Espero que tenha gostado das dicas e que as coloque em prática sempre, para que mantenha a sua fé fortalecida, pois é ela que torna tudo possível. Como bem disse o grande Martin Luther King, ter fé é dar o primeiro passo mesmo antes de conseguir enxergar toda a escada.

Créditos da Imagem: Por PopTika – ID da foto stock livre de direitos: 734732989