Muitas vezes, em nosso cotidiano, é comum sentir que precisamos de algo que venha para nos motivar a continuar seguindo em frente, em prol de nossos objetivos. É claro que motivação é algo intrínseco à cada ser humano, ou seja, cada indivíduo precisa encontrar a sua fonte de incentivo e motivação em si mesmo, sem precisar esperar que algo externo acontece e lhe motive a dar continuidade a seus planos.

O que quero dizer é que não é sempre que conseguimos enxergar e buscar em nós mesmo essa fonte de motivação, o que faz com que sejamos impelidos a recorrer a outros métodos para que, finalmente, consigamos nos sentir ainda mais motivados em nosso dia a dia. Quando falo em fontes externas, estou falando de um livro, um filme, a palavra de incentivo de um amigo, uma mensagem inesperada que nos desperta, uma série de tv, e assim por diante.

É por isso que hoje escolhi falar de um tema que tem o poder de ajudar muitas pessoas a se sentirem muito mais motivadas em sua vida, que são as palestras motivacionais. Acredito que, tanto quem realiza uma palestra neste formato, quanto quem tem a oportunidade de assistir, tem a possibilidade de sair transformado deste momento.

Acompanhe esta leitura e veja o que é, para que serve e como você pode montar uma palestra motivacional, caso tenha esse interesse.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso “Mundo do Coaching”!

O que é para que serve uma palestra motivacional?

Geralmente utilizada no meio empresarial e para transformar e potencializar carreiras de profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, as palestras são uma espécie de evento, ministradas por especialistas em um determinado assunto que a empresa queira que seus colaboradores se aprofundem.

PSC

No caso das palestras motivacionais, elas têm o intuito de motivar colaboradores, líderes, gestores, empreendedores e empresários a realizarem suas atividades com ainda mais comprometimento, engajamento e foco nos resultados individuais e coletivos.

Assim, entre os seus principais objetivos está a possibilidade de engajar ainda mais colaboradores, de quaisquer níveis hierárquicos, trazer uma explanação e maior esclarecimento sobre os objetivos, metas e resultados organizacionais, despertar o que há de melhor em cada colaborador, ou seja, o seu potencial infinito, entre muitos outros, que só tendem a oferecer benefícios, tanto para participantes, quanto para quem está promovendo a palestra, que no caso é a empresa.

Como montar uma palestra motivacional

Para fazer uma palestra motivacional, é primeiro necessário entender quais são as verdadeiras fontes de motivação do ser humano, tanto pessoal, quanto profissional, para conseguir abordar os assuntos que realmente são efetivos, no sentido de estimular o sentimento positivo de seu público.

Assim, os fatores que você pode levar consideração na hora de montar uma palestra motivacional, podem ser aqueles que mais fazem sentido e que também fazem a diferença no ambiente de trabalho para colaboradores dos mais diversos tipos de empresas, como:

  • Bom relacionamento interpessoal com os colegas;
  • Reconhecimento profissional;
  • Fazer o que gosta;
  • Retorno financeiro;
  • Desafios constantes;
  • Voz ativa na organização;
  • Plano de carreira.

Como estes, existem diversos outros pontos que você pode considerar para organizar uma palestra motivacional, que realmente surta efeitos positivos em seus participantes, tornando-os ainda mais satisfeitos e engajados, principalmente no ambiente de trabalho.

Agora que temos clareza sobre este ponto, podemos seguir adiante, falando sobre como preparar uma palestra motivacional que seja altamente eficiente.

Defina seu público-alvo

Para fazer um discurso que faça sentido e que seja compreendido por seu público, é necessário identificar características como: faixa etária, profissão predominante, nível cultural, se trata-se de um público homogêneo ou heterogêneo, além de todos os outros aspectos que podem dar melhor direção para uma apresentação adequada.

Quando você inicia o seu processo de organização de uma palestra, pensando nas pessoas que quer atingir com a mensagem que irá transmitir, as chances de que você faça uma apresentação bem-sucedida aumentam de forma considerável.

Entenda o que motiva seu público-alvo

As causas da desmotivação variam de acordo com a fase de vida, pois, com o passar do tempo, as prioridades das pessoas vão mudando. Por isso, ao traçar o perfil do seu público, você terá maior clareza sobre as necessidades e pontos que precisam de maior atenção.

Com essas identificações, as escolhas dos assuntos que irão compor o discurso serão assertivos, relevantes e bem aproveitados, além de fazer com que todos sintam-se valorizados e passem a se comprometer ainda mais com o trabalho a ser feito no dia a dia.

Estruturação da apresentação

O planejamento é fundamental para a realização de uma palestra de sucesso e que estimule a motivação dos participantes.

Assim, a minha dica é que você elabore um conteúdo claro, de fácil entendimento e compatível com seu público, sempre levando em conta que toda boa apresentação tem introdução, desenvolvimento e conclusão.

Uma outra dica é que você torne este um momento descontraído, sempre buscando interagir com as pessoas através de piadas e dinâmicas, que as deixem ainda mais a vontade e absorvidas pelo assunto ao longo da apresentação. Mas cuidado com as piadas! Antes de recorrer a elas, verifique se o ambiente e as pessoas permitem que você as utilize e evite fazer brincadeiras com assuntos polêmicos, que podem gerar mais constrangimento do que descontração.


Por fim, é fundamental considerar também o ambiente, o local, o espaço adequado à quantidade de pessoas, iluminação, nível de ruído, disposição de entrada e saída das pessoas, necessidade de recursos como microfone, projetor e outros meios que colaborem para realização de uma palestra extraordinária!

A atenção a todos estes pontos, a cada um dos detalhes que envolvem este momento, que será transformador na vida de inúmeras pessoas, vai fazer toda a diferença para tornar a sua palestra um verdadeiro sucesso.

5 palestras motivacionais para você se inspirar

Até aqui falamos sobre o passo a passo para se montar uma palestra eficiente e que faça com que as pessoas saiam mais motivadas do que entraram da sala de apresentação. Agora, vou te mostrar grandes exemplos de palestras, que vão te deixar ainda mais inspirado em fazer uma palestra que seja verdadeiramente poderosa e transformadora para quem está assistindo. Confira:

 

  • Discurso inspirador de Jim Carrey

O grande ator e comediante Jim Carrey foi convidado pelos granduandos da Universidade de Negócios de Maharish, em Iowa, Estados Unidos, para ser paraninfo. Em seu discurso, que foi verdadeiramente, inspirador a todos os presentes, ele fala sobre a necessidade de confiar em si mesmo para a realização de sonhos, metas e objetivos ao longo da vida, entre muitos outros assuntos, que vale muito a pena conferir:  

 

  • O futuro começa hoje – Leandro Karnal

Um dos historiadores de maior relevância de nosso país, o professor Leandro Karnal, faz um apanhado de passado, presente e futuro, enfatizando que já estamos vivendo o futuro nos dias atuais. Além disso, ao longo da palestra, vai motivando seu espectadores com diversas dicas e conselhos altamente poderosos e impactantes.

Confira:


  • Discurso de Steve Jobs na Universidade de Stanford

Considerado como uma das mentes mais brilhantes dos últimos tempos, Steve Jobs, fundador da Apple, foi convidado para discursar para a turma de formandos da Universidade de Stanford, no ano de 2005. Na ocasião, Jobs incentivou e motivou diversos jovens a não desistirem de seus sonhos e objetivos, ao compartilhar os altos e baixos que teve ao longo de sua vida, tanto pessoal, quanto profissional. Vale a pena conferir:

 

  • Paola Carosella – “Os sonhos que eu tenho não têm limite”

A chef de cozinha ítalo-argentina, Paola Carosella, nesta poderosa palestra motivacional, fala sobre uma grande decisão que teve de tomar em um momento de sua trajetória, para se transformar uma pessoa ainda mais realizada e feliz. Em seu discurso ela fala sobre a necessidade que sentiu de arriscar, para que assim pudesse se tornar uma empresária e empreendedora bem-sucedida, como conhecemos atualmente:

  • José Roberto Marques – O Poder da Felicidade dentro das Empresas

E antes de finalizar, quero compartilhar com você uma de minhas palestras, em que falo sobre a importância de se cultivar a felicidade dentro das empresas atualmente. Para mim, empresas são resultados de pessoas, por isso acredito ser tão importante investir no bem-estar do capital humano das organizações. E é sobre isso que eu falo nesta palestra MA-RA-VI-LHO-SA:


Espero, verdadeiramente, que estas dicas tenham sido úteis para você e que suas palestras sejam ainda mais transformadoras a partir de agora.

 

Lembre-se sempre de lembrar de nunca esquecer de deixar o seu comentário, me dizendo o que achou do tema e de que forma ele contribuiu com você, e de compartilhar este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais.

 

 

Copyright: 361828142 – https://www.shutterstock.com/pt/g/stockbroker