escolher a carreira

Stokkete/Shutterstock A carreira ideal é aquela em que a pessoa é feliz e realizada

Um dos momentos mais importantes na vida de todo mundo, com certeza, é a hora de escolher a carreira que iremos seguir. Toda esta pressão já é culturalmente imposta aos jovens e adolescentes, que muito cedo tem que optar por aquilo que o mundo adulto considera o ideal como profissão.

Entretanto, com bem sabemos, embora muitas profissões sejam mais promissoras e mais bem remuneradas do que as outras, nem todos os candidatos têm perfil e mesmo a vocação para seguir por estes caminhos. É como querer ser engenheiro e odiar matemática ou ter medo de sangue e querer ser médico, por exemplo.

Por mais que se esforce, mais cedo ou mais tarde, a pessoa vê que aquilo não tem realmente nada a ver com sua personalidade e que sua decisão não pode ser feita somente com base nos aspectos financeiros e pressões familiares. Digo isso porque embora não precise ser uma escolha definitiva, ao escolhê-la passamos muito tempo dedicados aos estudos e a fazer dar certo.

Como Escolher a Carreira

Os testes vocacionais ainda são uma das melhores formas de saber quais são as profissões que mais tem a ver com o perfil do futuro profissional e qual melhor carreira a seguir. Nesta orientação vocacional, a pessoa responde a questionários que avalia qual é o seu modelo mental e comportamental.

O método também identifica quais são suas aptidões e habilidades, gostos, preferências e também aquelas competências que são desenvolvidas na pessoa. Este mapeamento ajuda os jovens a conhecer melhor as profissões para as quais demonstram mais ou menos talentos e também a diminuir suas dúvidas, pois sempre é acompanhado de explicações sobre as possibilidades de suas potenciais áreas de atuação.

Tudo isso ajuda a ampliar sua visão e identificar quais são as carreiras onde sua personalidade se encaixa melhor. Ainda sim, estes testes não são para limitar ou ditar que o jovem deva seguir por este ou outro caminho, mas para dar-lhe um melhor direcionamento e ajudar a sanar suas dúvidas neste sentido.

A Carreira Ideal

PSC

Existe carreira ideal? Muitos acham que aquelas que trazem mais dinheiro são as ideias, enquanto que outras, mesmo não ganhando muito, veem no que fazem um sentido, um propósito tão maior que isso por si só já é o bastante.

Para mim, a profissão ideal é aquela onde a pessoa sente-se realizada, feliz, plena reconhecida, bem-sucedida e completa. É aquela para a qual vivemos, trabalhamos e acordamos sempre motivados, pois representa quem somos; o que pensamos e o que queremos deixar como legado para o mundo.

Portanto, com ou sem dinheiro, a carreira ideal é aquela que te faz feliz em todos os sentidos e que dá sentido à sua vida. Por isso, se você ainda busca ter uma profissão diferenciada que te traga realizações em todos os sentidos e que ainda contribua para um mundo melhor, minha dica é torne-se Coach.

Para isso, faça a formação Professional & Self Coaching – PSC; forme-se coach profissional na melhor escola do Brasil e ouse ir além em sua carreira e em sua vida.