© Depositphotos.com / andresr A dúvida na hora de escolher uma profissão é muito normal entre jovens, por isso o programa de vocação tem o objetivo de ajudar os que estão iniciando esse processo de busca.

Algumas pessoas nascem com aptidões e facilidades notórias, enquanto outras não conhecem suas vontades e competências. Por isso, a dúvida na hora de escolher uma profissão é comum entre jovens que estão iniciando esse processo de busca.

Existem maneiras de facilitar a escolha por uma ocupação. Uma das mais conhecidas é o programa de orientação vocacional, que auxilia os indecisos na busca por um horizonte profissional, ajuda na escolha de uma carreira e na identificação de talentos e interesses, além de indicar formações e cursos disponíveis no mercado que podem se encaixar com o perfil. Essa orientação profissional toma por base o desejo de cada um, e o autoconhecimento.

De acordo com a Psicóloga Cláudia Sampaio, nos processos de orientação profissional “estimula-se a definição de projetos profissionais que estejam integrados ao estilo de vida desejado, contemplando os demais papéis de vida, como as relações familiares, o tempo livre, entre outros”. Dessa maneira, o programa é capaz de dar um norte mais preciso àqueles que procuram se encontrar profissionalmente.

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e
baixe meu ebook!

Benefícios dos programas de orientação vocacional

  • Incita reflexões sobre as inclinações profissionais mais evidentes;
  • Apresenta e discorre sobre as diversas áreas de formação, auxiliando na compreensão destas;
  • Norteia pesquisas e análises sobre o mercado de trabalho;
  • Apresenta os possíveis caminhos para o desenvolvimento profissional;
  • Confere maior grau de autoconhecimento e confiança para fazer o que gosta;
  • Desenvolve competências;
  • Auxilia o indeciso a ter satisfação profissional e pessoal.

Como funciona o programa de orientação vocacional

A escolha da profissão é, segundo Silvio Bock, uma construção de um indivíduo inserido em um processo Sociocultural. Sendo assim, tanto quanto a vontade e inclinação, a escolha tem influência do meio a qual frequenta, como familiar e escolar.

PSC

O programa de ocupação vocacional precisa ir além das camadas mais superficiais e auxiliar o estudante a ter maior autoconhecimento e desenvolver sua personalidade individual, para que ele consiga tomar uma decisão mais consciente e com maior possibilidade de acerto em sua decisão. Com isso, é importante oferecer mais do que um teste que revela o destino de acordo com as respostas dadas.

Teste vocacional

O programa de orientação vocacional é concebido a partir de um amplo processo de avaliação na forma de diversos serviços oferecidos pelos centros acadêmicos de escolas privadas e públicas. O programa reúne questionários, testes projetivos, intelectuais e de personalidade, além de entrevista.

Essas avaliações têm como objetivo, além de determinar as aptidões individuais e interesses, analisar as respostas e fazer uma associação com campos profissionais. Ao final, não será informada uma decisão fechada, mas sugestão de “caminhos” que o aluno poderá obter maior sucesso.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Trabalho em conjunto

Assim como o destino do aluno não é definido por um simples teste, essa definição também não está apenas relegada ao trabalho do psicólogo responsável pelo programa de orientação vocacional. Tanto pais quanto professores devem ser incluídos no programa para que haja um esforço coletivo para ajudar a resolução dos problemas de cada estudante. E mesmo outros profissionais podem ser convidados a colaborar.

Esse texto foi útil pra você? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.