Cada ser humano é único e tem suas próprias batalhas a enfrentar. Para muitos, uma delas envolve aprender a dizer não sem se sentir mal por isso. E o que parece bem simples inclui uma série de questões, pois, se não for controlado, o medo de rejeitar faz com que essas pessoas aceitem coisas que não gostariam. Assim, agem para não contrariar terceiros e contrariam a si mesmas. Se deseja saber como dizer não e se libertar da autocobrança e do autojulgamento, te convido a continuar lendo este artigo.

A Importância de Aprender a Dizer Não

Imagine que um homem está fazendo uma viagem de carro e precisa chegar ao seu destino em cinco horas, pois tem um importante compromisso que não pode ser desmarcado. Porém, no decorrer do trajeto, encontra pessoas que pedem favores e que, para atender, ele precisará desviar do seu caminho. Como tem um grande problema para dizer não, acaba atendendo aos pedidos e, quando olha para o relógio, percebe que não conseguirá chegar ao destino a tempo.

Você consegue mensurar a frustração dele por ter perdido o seu compromisso? E a situação se torna ainda mais delicada pelo fato de que isso aconteceu porque ele colocou a vontade de terceiros à frente da sua e não teve coragem de rejeitar todos aqueles pedidos. É exatamente isso o que acontece com as pessoas que se sentem inseguras para dizer não, pois elas dão espaço para que os planos de todos sejam vistos como mais importantes do que os delas.

É claro que ajudar os outros e agradar aqueles que amamos é importante e válido, contudo, deixa de ser saudável quando nos leva a agir contra os nossos objetivos e aquilo que acreditamos ser o certo. Por tudo isso, é muito importante saber dizer não com tranquilidade e sem tabus, afinal, quando alguém lhe faz um pedido, sempre existe a opção de aceitar ou rejeitar e isso pode perfeitamente ser feito de forma educada, sem criar intrigas ou inimizades.

7 Dicas de Como Dizer Não Com Naturalidade e Segurança

Se você costuma ter problemas para dizer não, saiba que a sua libertação está logo adiante. Para encontrá-la, basta que comece a colocar as dicas a seguir em prática. Faça isso e veja como se sentirá mais leve para agir e tomar decisões.

1 – Saiba Exatamente o Que Você Quer

Aprender a dizer não é importante para que rejeite tudo aquilo que não estiver em concordância com os seus objetivos e, portanto, não se resume a rejeitar todo e qualquer pedido que surgir em seu caminho. A única forma de saber o que você não quer, é identificando aquilo que realmente quer. Para isso, procure se conhecer melhor, buscando dentro de si os seus objetivos, seus valores, suas qualidades, enfim, a sua essência. Assim conseguirá identificar com maior clareza o que merece o seu sim ou o seu não.

2 – Fale de Forma Clara

PSC

Muitas vezes, o constrangimento em relação a um não é criado exatamente por aquele que o diz. Então, para evitar que isso aconteça, procure falar de forma clara, sem fazer rodeios ou buscar desculpas. Nesse sentido, se um amigo lhe faz um convite, por exemplo, que não deseja ou não pode aceitar, agradeça e diga que não poderá comparecer, pois tem outro compromisso. Fale de maneira simples e educada e veja que essa situação será mais ser mais natural do que imagina.

3 – Atente-se ao Tom de Voz

Você não precisa dizer não de forma incisiva para rejeitar algo, pois, se fizer isso, aí sim estará correndo o risco de parecer grosseiro e criar inimizades. Desse modo, procure prestar atenção ao seu tom de voz, porque a forma como se diz algo compõe todo o sentido de uma frase. Assim sendo, mantenha um tom natural, o mesmo que utiliza em qualquer tipo de conversa amigável e sem tabus.

4 – Peça Tempo Para Pensar Quando Julgar Necessário

Quando o convite ou pedido em questão envolver algo que não tem certeza se deseja ou não aceitar, peça um tempo para refletir e pensar melhor no assunto antes de tomar uma decisão. Nessa reflexão, considere os prós e os contras e coloque-os na balança, para que identifique aquilo que pesa mais para você. Apenas tome cuidado para não demorar demais para dar a resposta, pois respeitar o tempo do outro é fundamental.

5 – Ofereça uma Alternativa

Uma forma interessante de dizer não com mais tranquilidade, é oferecer uma alternativa para a pessoa. Funciona assim: alguém te faz um pedido que você não pode atender, então, ao invés de simplesmente recusar, passa o contato de alguém que possa resolver aquilo. Assim, estará demonstrando a sua boa vontade em ajudar, o que deve ser genuíno, mesmo que não possa participar diretamente daquilo que lhe foi proposto.

6 – Entenda Que Está Rejeitando uma Situação e Não Uma Pessoa

O tabu envolvido em dizer não está ligado, principalmente, ao fato de que muitos pensam que estão rejeitando mais do que uma situação. Se um amigo te convida para viajar com ele no final de semana e você não pode ir porque tem coisas importantes a resolver, a sua rejeição se dará sobre a viagem e não sobre o amigo. Acredite, as coisas são muito mais simples e naturais do que você imagina, ao se dar conta disso conseguirá enxergar tudo com muito mais leveza.

7 – Coloque-se Como Prioridade

Por fim, lembre-se sempre de se colocar como prioridade, para que deixe de considerar as vontades de todos mais importantes e urgentes do que as suas. Fazer isso nada tem a ver com egoísmo e sim com amor-próprio e autoconhecimento. Além disso, ignorar as suas vontades não faz mal apenas para você e pode prejudicar, também, os seus relacionamentos, pois, em algum momento, acabará descontando as suas frustrações sobre aqueles que ama. Procure ser sempre honesto consigo mesmo e todos aqueles com os quais convive irão se beneficiar disso.

Lembre-se sempre que a vida é feita de escolhas e que você tem todo o direito de optar por aquelas que te aproximem da felicidade e da paz interior. Liberte-se do medo de dizer não e tenha a consciência de que aqueles que te amam irão respeitar as suas decisões.

 

Copyright: 535408972 – https://www.shutterstock.com/pt/g/hbrh