Como você se sente quando uma pessoa cobra de você atenção, carinho ou qualquer outra coisa? Imagino que se sinta desconfortável, afinal esse tipo de exigência costuma ser um tanto quanto ruim, porque tem a intenção de te forçar a fazer algo que não sente vontade. Com a autocobrança acontece praticamente o mesmo, com a diferença de que ela vem do seu próprio interior, e faz com que se sinta mal por ser como é.

Você costuma se cobrar demais? Se sim, te convido a continuar fazendo a leitura deste artigo enquanto reflete sobre a forma com a qual tem tratado a si mesmo.

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e
baixe meu ebook!

Substitua a Autocobrança Pelo Amor-próprio

Muitos acreditam que se cobrar seja necessário para se manter motivado a conquistar seus objetivos. Contudo, o que acontece é exatamente o contrário, porque essas cobranças costumam vir em forma de pensamentos sabotadores e autodepreciativos, que em nada agregam. Se deseja emagrecer, por exemplo, olhar para o espelho e pensar apenas coisas ruins a respeito do seu corpo fará com que se sinta mais desestimulado do que qualquer outra coisa.

A verdade é que ninguém se sentirá motivado a mudar algo se não houver uma base sólida de amor-próprio e autoconfiança, e isso vale para tudo, desde questões estéticas até as relacionadas à carreira. Se está insatisfeito com o seu trabalho, se cobrar e se colocar como um incapaz não irá fazer com que se motive a dar o seu melhor para se aperfeiçoar e ir em busca de novas oportunidades, pelo contrário.

É importante, em primeiro lugar, buscar se aceitar como é para que, assim, abra a sua porta interior da autoestima. Dessa forma, a mudança virá para somar ao que já existe e não para preencher vazios. Afinal, todos os indivíduos já são seres completos e é essa a consciência necessária para afugentar de vez os pensamentos limitantes que impedem o desenvolvimento.

Dicas Para Eliminar a Autocobrança da Sua Vida

PSC

Depois de entender melhor como a autocobrança é prejudicial, confira dicas poderosas que irão te ajudar a eliminá-la da sua vida.

1 – Evite as Comparações

Você tem o costume de se comparar com outras pessoas que considera estarem em um patamar acima do seu? Se sim, saiba que esse é um costume extremamente ruim e que em nada acrescenta na sua vida. Sempre que algo do tipo surgir em sua mente, lembre-se do fato de que cada indivíduo é único e que, portanto, comparações nunca são justas. Escolha olhar para os outros para admirar suas conquistas e utilizá-las como inspiração e motivação e não para se inferiorizar.

2 – Identifique as Suas Limitações

Todos os seres humanos possuem certas limitações, que podem ser físicas, emocionais ou comportamentais, e isso não torna ninguém inferior. Identificá-las é importante para que sejam vistas de forma natural e, assim, possa trabalhá-las para, se for possível, vencê-las. A intenção não é que busque defeitos em si mesmo, mas sim que observe quais desses pontos pode melhorar e quais não podem ser mudados. Depois de realizar a identificação poderá tomar decisões efetivas sobre como lidar com cada um deles.

3 – Entenda Que Ninguém é Perfeito

Cobrar de si a perfeição é uma atitude nociva, simplesmente porque nenhum ser humano é capaz de atingir esse patamar. Desejar fazer ser sempre o melhor é fantástico e fundamental para crescer e evoluir, contudo, é importante manter expectativas realistas, que sejam possíveis de serem alcançadas. Querer algo que está muito distante e que não condiz com a realidade apenas fará com que se frustre e se sinta mal.

4 – Veja o Passado Como Aprendizado

O passado é importante porque é uma parte fundamental da sua história, afinal é por causa de todas as experiências que viveu que se tornou o ser humano que é hoje. Por essa razão, é necessário que ele seja visto assim, como uma fonte de aprendizado e não como motivo para se culpar. Prefira olhar para trás para tomar decisões mais positivas hoje e enxergar os seus erros como oportunidades de crescer e evoluir.

5 – Responsabilize-se Sem Se Culpar

Aqueles que se colocam sempre como vítimas se eximem da responsabilidade sobre suas atitudes e a forma como se sentem. Esse comportamento é ruim porque coloca o indivíduo como mero expectador e faz com que ele abra mão de tomar decisões sobre a sua própria vida. Por outro lado, se culpar também não irá agregar em nada, porque apenas irá gerar sofrimento e dor. Então, o melhor a fazer é se responsabilizar, com o intuito de fazer algo a respeito para buscar soluções, não para remoer algo que já aconteceu e que não pode ser mudado.

6 – Assuma Seu Poder de Transformação

Se cobranças são ruins e em nada ajudam uma pessoa a evoluir, experimente substituí-las por incentivo e motivação. Nesse sentido, ao invés de focar no que não tem, olhe para tudo o que já tem e para o que pode fazer com essas ferramentas que possui. Todos os seres humanos possuem um fantástico poder de transformação, mas que precisa de amor-próprio para ser acionado. Portanto, se ame em primeiro lugar e verá que o céu é o limite para tudo o que deseja transformar e conquistar.

O autoconhecimento é essencial para manter um bom nível de satisfação com a vida.Faça o nosso teste e descubra como está a
sua felicidade!

7 – Comemore Suas Vitórias

Imagine que uma criança está mostrando o boletim aos seus pais. Nele, constam cinco notas excelentes e apenas uma que está um pouco mais baixa. Qual é a informação que acha que eles devem focar, nas boas ou na ruim? A verdade é que uma nota baixa não deve apagar o brilho de tantas outras vitórias e é através de incentivo que será possível motivá-lo a se dedicar mais para melhorar o desempenho na disciplina em questão. Por isso, é fundamental que se lembre de comemorar as suas vitórias ao invés de focar apenas no que ainda não conquistou.

Se você é sempre gentil com as pessoas que ama, qual é a razão para tratar a si mesmo com cobranças e autodepreciação? Sempre que começar a pensar coisas ruins ao seu respeito, volte e se questione se falaria da mesma maneira com um amigo querido. Então, reformule as suas frases e verá que o amor-próprio é muito mais poderoso do que as críticas e as cobranças. Se ame e se transforme!

 

Copyright: 1055745629 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes