Iniciar em um novo trabalho é um motivo para comemorar, afinal, significa que encontrou uma nova oportunidade para aprender e se desenvolver. Porém, por outro lado, sabemos que se adaptar a um ambiente completamente diferente e com pessoas desconhecidas tem os seus desafios. Se você está passando por isso e sua principal dúvida é: “como devo me comportar no meu novo trabalho?”, continue acompanhando e veja quais atitudes podem te ajudar a se adaptar com mais facilidade.

O Que Fazer Para Me Sair Bem no Meu Novo Trabalho? – 10 Dicas Para Começar Com o Pé Direito

Para se sair bem em um novo trabalho é preciso mais do que ter capacidade técnica, pois é necessário combinar a competência profissional com habilidades sociais, para que possa causar uma boa impressão e iniciar uma relação positiva com os colegas e gestores. Quanto melhor for a sua integração com as pessoas, maiores são as chances de que desempenhe o seu papel com eficácia. Confira, a seguir, dez dicas que te ajudarão nesse processo de adaptação e descobertas.

1 – Pesquise Sobre a Empresa Antes de Começar

Essa é uma dica comum de se dar para pessoas que vão para uma entrevista de emprego. Entretanto, após a aprovação, é interessante aprofundar a pesquisa, já que agora irá se tornar parte dela. Busque o maior número de informações possível para que já se sinta familiarizado ao começar a trabalhar. Hoje, com a internet, é bastante simples se informar a respeito de qualquer assunto e praticamente toda organização tem um site, perfil nas redes sociais ou reportagens falando a seu respeito.

2 – Cuide da Sua Apresentação Pessoal

É claro que a sua contratação se deu por conta de sua competência, contudo, é a sua imagem que as pessoas veem primeiro e, portanto, é importante cuidar para causar uma boa impressão. Nesse sentido, procure saber antes de iniciar como os funcionários costumam se vestir para o trabalho e se é exigido algum tipo específico de roupa. Se não houver, opte por peças discretas, tanto em relação às cores quanto modelagens, afinal o destaque deverá estar sempre nas suas habilidades.

3 – Demonstre Interesse e Ouça o Que as Pessoas Têm a Dizer

Um dos grandes motivos de insegurança para profissionais que estão iniciando em um novo emprego é o medo de não agradar os colegas. Saiba que uma ótima maneira de conquistar a simpatia das pessoas é ouvindo-as e demonstrando interesse pelo que elas dizem. Vale lembrar que quando se trata de trabalho isso se mostra ainda mais importante, pois o empregador certamente verá com bons olhos aquele colaborador que se mostra interessado em aprender e evoluir.

4 – Seja Gentil Com Todos

Além de demonstrar interesse, procure sempre ser gentil com todos, independente de cargos. Quando você trata bem as pessoas, aumenta as chances de que elas te tratem da mesma maneira, o que certamente irá te ajudar a se adaptar mais rapidamente. Para isso, lembre-se sempre de dizer as famosas palavras mágicas, como por favor, obrigado, com licença, e ter atitudes como bater antes de entrar, evitar ouvir conversas que não envolvem você e ajudar alguém que esteja precisando.

5 – Defina Limites Saudáveis Para o Trabalho

PSC

É no início de qualquer tipo de relação, seja ela pessoal ou profissional, que se deve definir limites. No caso do trabalho, a sua postura irá fazer com que a empresa perceba o que pode ou não exigir de você. Dentro desse contexto se encaixam questões como: o número total de horas que está disposto a trabalhar, no sentido de fazer ou não horas extras constantes, e o quão pessoal está disposto a permitir que os relacionamentos profissionais sejam. Lembrando que você não deverá sair fazendo exigências e sim mostrar, de modo sutil, a sua forma de trabalhar e conviver.

6 – Deixe a Timidez de Lado e Interaja

Se é uma pessoa tímida e mais reservada, é interessante que se esforce para interagir com seus chefes e colegas. Além de isso ser importante do ponto de vista do relacionamento interpessoal, é necessário para que entenda exatamente o que esperam de você. Quanto mais interagir, mais produtiva será a sua comunicação com os demais, portanto, evite se fechar e se abra para conhecer melhor as pessoas com as quais irá passar uma parcela significativa do seu dia.

7 – Preze Sempre Pela Pontualidade

Como você se sente quando combina de se encontrar com um amigo e ele se atrasa? É realmente frustrante ficar esperando e a imagem que a pessoa passa é de que não priorizou aquele compromisso. No caso do trabalho acontece da mesma maneira. Se você se atrasa, demonstra que não leva aquilo a sério e não está honrando a oportunidade que lhe foi dada. Por esse motivo, procure sempre manter a sua rotina organizada para que consiga chegar pontualmente à empresa.

8 – Esteja Sempre Atento

A atenção é essencial para causar uma boa impressão no seu novo trabalho, pois é através dela que irá aprender tudo sobre sua nova função e, também, identificar oportunidades para agir e fazer a diferença. Desse modo, por mais que precise se concentrar nas suas obrigações, evite se fechar no seu mundo e ignorar o ambiente por completo. Assim, poderá agir quando perceber que pode contribuir e será reconhecido como um profissional proativo e dinâmico.

9 – Evite Querer Provar Toda a Sua Competência Logo no Início

Vale dizer que a dica anterior deve ser seguida com cautela, para que evite parecer que está querendo “mostrar serviço” para impressionar os chefes. Assim, quando alguém for lhe explicar algo, ouça com atenção, mesmo que já saiba fazer aquilo, pois sempre há algum tipo de informação nova que poderá aprender. Você terá a oportunidade de fazer os seus comentários depois e acrescentar ao que ouviu.

10 – Encontre o Equilíbrio Entre Simpatia e Discrição

Por último, é importante que tome cuidado para evitar que a vontade de se integrar ao grupo rapidamente não te leve a abrir demais a sua vida pessoal. É perfeitamente possível ser simpático sem se expor para pessoas que nem conhece, apenas comentando sobre temas leves, então, encontre esse equilíbrio e terá em mãos a fórmula perfeita para se dar bem com os colegas sem forçar a barra.
Espero que as dicas compartilhadas neste artigo te ajudem a causar uma excelente impressão e que tenha uma trajetória marcada por muito sucesso e aprendizado. Aproveite para deixar o seu comentário abaixo compartilhando suas experiências!
 
Copyright: 719930293 – https://www.shutterstock.com/pt/g/milosgutesa