projetos-trabalho

Como Desenvolver um Projeto Qualidade de Vida no Trabalho

Por: José Roberto Marques | Blog | 17 de maio de 2019

Quando falamos em inovação, geralmente as pessoas pensam logo em investimentos tecnológicos, implementar novos métodos e criar mais oportunidades, em sua maioria, técnicas, operacionais e de infraestrutura.

Pois bem, e onde entra o capital humano? Com certeza você já deve, pelo menos, ter ouvido falar nesse termo. Mas, caso não, aqui vai: capital humano nada mais é do que o conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes que favorecem a realização de um trabalho, resultando em valor econômico.

Basicamente, são os atributos que um trabalhador adquire por meio da educação, perícia e experiência. Sabendo disso, agora responda para si mesmo: como está o seu capital humano? E o da sua empresa?

É comum que muitas pessoas pensem apenas em lucros financeiros. Mas e o lucro pessoal, onde fica? Atualmente, diversas empresas, desde pequeno a grande porte, estão investindo em projetos de qualidade de vida no trabalho. Ou seja, no capital humano.

Esse é o tipo de atitude que demonstra a intenção de investir e proporcionar melhores condições aos profissionais durante o expediente. Pensar em melhorar continuamente o ambiente de trabalho é uma das preocupações das organizações que priorizam seu capital humano.

Isso demonstra na prática que a empresa reconhece sua importância, valoriza seus funcionários e sua participação na construção dos resultados. Quando os colaboradores estão felizes e satisfeitos com seu empregador, eles se tornam mais produtivos, motivados e engajados.

Projetar e incentivar a qualidade de vida no trabalho, faz com que os profissionais se sintam pertencentes, valorizados e reconhecidos pela empresa.

Dicas Para Desenvolver Projeto Qualidade de Vida no Trabalho

Diante de tudo isso que compartilhei acima, vi a grande necessidade de compartilhar também dicas para que você, empresário, empreendedor, gestor e líder de uma empresa, possam desenvolver um projeto de qualidade de vida, para que seus colaboradores sintam-se ainda mais valorizados no ambiente de trabalho.

Veja quais são elas a seguir:

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!
Conheça mais sobre essa metodologia,
acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Identifique as lacunas  

Ouvir seus funcionários, colher sugestões de melhorias e críticas, com o objetivo de identificar os aspectos que a maioria gostaria que fossem melhorados e trabalhar para implantá-las é o primeiro passo para desenvolver um projeto qualidade de vida no trabalho.

Afinal de contas, quem melhor para dizer o que funciona bem e o que não funciona do que as próprias pessoas que lidam com esses problemas no dia a dia?

Você pode até saber como executar um trabalho de forma excelente. Mas nem sempre essa habilidade é pauta em questão. Grande parte das vezes, pequenos problemas técnicos e até desentendimentos bobos da convivência podem atrapalhar, e muito, os resultados de uma pessoa.

Ofereça benefícios  

Benefícios sociais como auxílio-alimentação, plano de saúde, odontológico, vale-transporte e bolsas de estudos, são ótimos exemplos de atrativos poderosos que ajudam a garantir mais segurança e bem-estar aos trabalhadores.

Esse tipo de ajuda faz com que eles se sintam mais confiantes, seguros mesmo de que trabalhar naquele lugar – na sua empresa – vale a pena. Porque você está demonstrando que eles não são quaisquer pessoas. Mas sim, profissionais importantes, que estão desenvolvendo um trabalho importante. Afinal de contas, eles estão sendo valorizadas.

Invista nesta ideia!

Valorize seus profissionais  

E por falar em valorizar, como você pode criar mais formas de valorizar seus profissionais? Pequenas ações como funcionário do mês ou colaborador destaque agregam sentido à busca por resultados favoráveis.

Você é feliz?

Por mais simples que essas ações possam parecer, elas criam competitividade saudável. Uma forma positiva de estimular as equipes, mostrando que a empresa está atenta ao seu trabalho. Incentivando, valorizando e reconhecendo os profissionais de alto desempenho.

Proporcione eventos institucionais

Também conhecidas como datas comemorativas. Seja Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, aniversários… até a criação de metas mensais que, se alcançadas, são motivos para comemoração.

Em minha empresa, por exemplo, sempre comemoramos os aniversariantes do mês, com uma festinha com todos os funcionários e também fazemos um evento mensal de premiação dos campeões de vendas.

Confraternizar com sua equipe e homenagear seus colaboradores, criando momentos de descontração e relaxamento, tornam o ambiente de trabalho mais gostoso. Fazendo com que as pessoas tenham vontade de estar ali.

Estes são, sempre, momentos maravilhosos de reconhecimento, empoderamento e descontração.  Inspire-se e faça o mesmo!

Instigue a descoberta de motivações

Crie momentos de descontração, nos quais você terá oportunidade de conhecer e ouvir mais seus colaboradores. Os incentive a refletir sobre suas motivações e sonhos.

Auxilie o processo oferecendo orientações profissionais. Onde eles querem chegar? Quais são seus grande desejos e sonhos? O que estão fazendo para alcançá-los? Como a empresa pode ajudá-los a fazer isso?

A partir desse processo de autoconhecimento ficará mais fácil reconhecer onde cada uma dessas pessoas pode contribuir mais e em qual nível cada colaborador está.

Esse tipo de atividade faz com que colegas de trabalho se sintam mais próximos. Entendendo e criando empatia. Além de fazer com que, na prática do trabalho, seja mais fácil incentivá-los a alcançar metas e objetivos.

Reduza o ritmo

Não, não estou querendo dizer que você deve dizer a seus funcionários que eles devem trabalhar menos. A redução do ritmo está ligada ao foco. O hábito de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo tem se tornado um hábito cada vez mais frequente no ambiente de trabalho. Tanto pelo volume de trabalho quanto – não surpreendentemente – pela internet.

Ser multitarefa não é sinônimo de produtividade. Pelo contrário, fazer diversas coisas ao mesmo tempo faz com que os resultados alcançados sejam imensamente prejudicados. Priorizar uma tarefa por vez é altamente essencial quando o assunto é manter o foco e a concentração no trabalho.

Para conquistar mais qualidade, diminua a pressão. Assim o processo de produção se torna menos estressante, consequentemente, menos extenso.

Ofereça capacitação

A regra é simples: se você deseja ter profissionais de confiança, cada vez mais melhores naquilo que fazem, invista neles! As melhores empresas para trabalhar são aquelas que investem no desenvolvimento contínuo de seus funcionários.

Ofereça cursos, treinamentos, workshops, especializações, palestras e formações que ajudarão a eliminar gaps e vão potencializar o desempenho de quem trabalha para você.

Com o conhecimento adquirido as pessoas terão mais vontade, mais ideias, melhores soluções para resolver problemas, além de elaborar e executar novos projetos. Atitudes que fazem com que sua produtividade aumente.

Esta é apenas mais uma das diversas formas de aumentar o engajamento do seu capital humano.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho
profissional!Clique aqui, faça nosso “TESTE”
e descubra como anda sua felicidade!

Invista em Coaching

E por falar em capacitação, você sabia que o Coaching é, atualmente, uma das metodologias mais utilizadas pelas empresas, de todo o mundo, para desenvolver e impulsionar os resultados de seus colaboradores?

Neste sentido, a formação Professional & Self Coaching – PSC é a melhor opção, do Brasil, para levar sua empresa a conquistar resultados extraordinários e aumentar significativamente a qualidade de vida no trabalho de seus profissionais.

Através de técnicas e ferramentas altamente e comprovadamente eficientes, é possível fazer um diagnóstico preciso das principais necessidades dos colaboradores, de uma forma geral, e, com isso, definir e elaborar estratégias eficazes e assertivas, que vão atender às necessidades dos colaboradores, fazendo com que, tanto estes, quanto a empresa como um todo, sejam beneficiados e continuem alcançando resultados extraordinários em sua trajetória.

 


Ouse fazer diferente e leve o Coaching para a sua empresa, para que assim, a performance de seus colaboradores seja, realmente e verdadeiramente, potencializada.

Gostou deste conteúdo, Ser de Luz? Você já desenvolve um projeto de qualidade de vida no trabalho para seus colaboradores? Como ele funciona? Deixe o seu comentário e lembre-se de compartilhar este artigo, em suas redes sociais, para que eles também aprimorem seus conhecimentos sobre este assunto.

Copyright: Black Jack/Shutterstock

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: