Dmitry Kalinovsky/Shutterstock O Plano Odontológico é um dos benefícios sociais oferecidos pelas empresas e, assim com os demais, é muito importante para garantir a qualidade de vida do colaborador dentro e fora do trabalho

Benefícios Sociais é um conjunto de vantagens que as empresas oferecem aos seus colaboradores como forma de melhorar sua qualidade de vida no trabalho e conferir maior motivação e engajamento. São representados pelo oferecimento de serviços e facilidades que ajudam e, muito, os profissionais e servem como uma espécie de aditivo em seu salário final.

Entre alguns exemplos dos benefícios sociais que mais são comuns, destaco – plano de saúde, plano odontológico, vale – alimentação, transporte, auxílio-creche, bolsa de estudos, clube, seguro de vida e previdência privada. Vale lembrar ainda que os benefícios podem ser legais, ou seja, regulamentados em lei ou ainda espontâneos, quando a própria empresa assume o compromisso de oferecê-los.

Tipos de Benefícios Sociais

Os benefícios sociais podem ser integrais ou parciais, ou seja, a empresa pode arcar com eles totalmente ou dividir seus custos com os funcionários. Assim existem os benefícios monetários: pagos em dinheiro como (13º salário, gratificações, bônus, financiamento de remédios e empréstimos) e também os não monetários (refeições, transporte, flexibilidade de horários de entrada e saída e os serviços sociais).

Segundo Chiavenato, 2004; são considerados benefícios assistenciais aqueles que incluem assistência: médica, escolar, jurídica, financeira, aconselhamento e suplementação da aposentadoria.  Os recreativos consistem naqueles que oferecem ao colaborador atividades esportivas, lazer em clubes, colônias de férias para os filhos dos funcionários, excursões, promoções e etc.

Já os benefícios supletivos são aqueles onde a empresa oferece um serviço próprio aos seus profissionais como, por exemplo: refeitório, transporte exclusivo, estacionamento, lanches e etc.

Planejar Para Oferecer os Melhores Benefícios

Além dos benefícios serem excelentes mecanismos para atrair e reter os talentos e de todos os outros que já mencionamos, eles também são uma fonte de custos importante para as empresas. Por isso, é essencial planejar quais serão os benefícios implantados e definir os que mais se encaixam com as necessidades dos profissionais e possibilidades financeiras da empresa.

PSC

Digo isso porque se a organização não consegue mantê-los devidamente, isso trará uma sensação de insegurança aos profissionais que passaram a depender deste benefício social e contam com ele. Assim, o ideal é ir adaptando os recursos da instituição e buscando sempre soluções que atendam as necessidades de ambos.

Se, por exemplo, a empresa ainda não consegue arcar integralmente com o pagamento do plano de saúde dos funcionários, uma alternativa é dividir os custos e subsidiar apenas uma parte. Do mesmo modo, pode fazer isso concedendo bolsas de estudos parciais, entretanto, o que fará toda diferença sempre será o seu esforço para oferecer o melhor aos seus profissionais.

E na sua empresa, quais os tipos de benefícios sociais que são oferecidos? Compartilhe sua opinião e deixe seu comentário abaixo!