pessoa-de-sucesso

Qualidades de uma Pessoa de Sucesso na Vida Pessoal e Profissional

Por: José Roberto Marques | Blog | 18 de março de 2018

Quando vemos alguém bem-sucedido, nem sempre visualizamos as qualidades de uma pessoa logo de cara e, podemos até cair no erro de supor que seu caminho foi fácil. Porém, suas habilidades e talentos pessoais, com certeza, são fatores essenciais para que possa alcançar seus resultados extraordinários. Contudo, é a soma de um conjunto de características positivas mais foco, resiliência e dedicação que verdadeiramente podem transformar os seus sonhos em realidade e fazer alguém se tornar bem-sucedido na vida pessoal e profissional.

Por isso, convido você a ler este artigo e a fazer uma reflexão sobre o seu comportamento e resultados atuais. O objetivo com isso é identificar quais qualidades você já possui e também quais são as competências técnicas, emocionais e comportamentais que ainda precisa desenvolver para aumentar suas chances de chegar lá.

Vale lembrar que o conceito de sucesso é algo bastante subjetivo e apenas você pode descobrir o significado disso em sua vida, de acordo com o que acredita e com seus sonhos e objetivos. Embora o estereótipo de sucesso para muitos esteja ligado a dinheiro e fama, isso não significa que deva ser assim para ti. Busque se conhecer e saberá encontrar as respostas em seu interior, para que baseie em seus valores e não na opinião de terceiros.

10 Qualidades de uma Pessoa Bem-Sucedida e Como Desenvolvê-las

Não existe uma fórmula mágica para o sucesso, contudo, existem habilidades que podem fazer uma grande diferença no processo de busca pela realização de planos e metas na carreira, empresa e na vida. Saiba quais são elas e inspire-se!

1 – Têm um Propósito

O propósito é aquilo que move um indivíduo e o leva a agir para cumprir o que ele acredita. Nesse sentido, aqueles que têm como propósito serem bem-sucedidos na vida pessoal e profissional terão isso como motivação para seguirem em frente mesmo quando um obstáculo surgir pelo caminho. Descubra o que te move e saiba qual é o seu propósito de vida e o legado que deseja deixar, a sua marca e contribuição para o mundo e para as pessoas com as quais convive.

2 – Aprendem Com os Erros

Muitos veem as pessoas de sucesso como seres perfeitos, que são bem-sucedidas em tudo o que fazem e jamais erram. Contudo, ao pensarem assim estão mostrando que enxergam apenas a ponta do iceberg, pois a base do sucesso é feita de muito trabalho, tentativas, erros e acertos. Aqueles que se destacam em suas áreas o conseguem porque souberam aprender com as falhas e transformá-las em experiência para fazer diferente e, aí sim, poder acertar.

3 – Ética

A desonestidade pode até levar uma pessoa a alcançar o sucesso mais rapidamente, mas a falta de ética pode fazer com que ela perca tudo, incluindo sua reputação, com a mesma rapidez que “conquistou”. Por esses e outros motivos, seguir por um caminho ético é sempre a melhor opção, pois lhe dará uma sensação de realização e mente tranquila que dinheiro nenhum será capaz de comprar. Esforce para conquistar os seus objetivos, trabalhe duro, seja sempre honesto e os resultados virão.

4 – Paciência

O sucesso é algo que requer trabalho, dedicação, mais trabalho e, principalmente, paciência, para saber esperar as coisas acontecerem. Vale lembrar que ser paciente é diferente de sentar e esperar que o sucesso bata na sua porta e se refere a agir e saber aguardar os resultados, sem afobação e ansiedade. Querer sempre resultados imediatos pode levar à frustração e comprometer algo que é extremamente importante, a motivação para continuar.

5 – Autoconfiança

Para perseverar na busca pelo sucesso é necessário ter a consciência de que é capaz de alcançá-lo. E, para ser uma pessoa autoconfiante, é essencial se conhecer e ter consciência a respeito de suas qualidades e de todo o potencial que possui. Assim, é possível evitar que a insegurança crie crenças limitantes na sua mente, que te façam acreditar que é incapaz de vencer. Invista no autoconhecimento e descubra que pode sempre ir além e chegar onde quiser.

6 – Inovação

Essa é uma palavrinha que tem sido bastante citada atualmente. Em uma época em que a informação se torna cada vez mais veloz, encontrar formas diferentes de fazer as mesmas coisas pode ser uma ótima maneira de se destacar e alcançar o sucesso. Para se tornar uma pessoa inovadora é necessário estar sempre em busca de conhecer coisas novas, descobrir mundos diferentes, aperfeiçoar a sua criatividade, aprofundar conhecimentos, enfim, se permitir ir além.

7 – Paixão

Apenas conseguimos nos dedicar inteiramente para aquilo que amamos verdadeiramente. Por isso, ter paixão por tudo o que deseja realizar servirá como um combustível poderoso, que fará de ti uma pessoa determinada e que mantém o foco em seus objetivos. Isso vale para qualquer área da vida e não apenas para relacionamentos amorosos, pois ter paixão pela sua carreira é algo transformador e que fará com que se destaque na empresa e, também, no mercado.

8 – Capacidade de Planejamento

Uma pessoa de sucesso é, antes de qualquer coisa, uma grande planejadora, que tem suas metas bem definidas e as estratégias para alcançá-las. Sem um planejamento que norteie as suas ações correrá o risco de se contentar com qualquer coisa. Quando se tem um plano de ação bem traçado, é possível definir melhor suas atitudes e evitar agir de forma que te afaste dos seus objetivos. O planejamento é necessário porque ajuda a otimizar as ações.

9 – Saber a Hora de Agir

Nem só de planejamento o sucesso é alcançado, pois as ações são indispensáveis. As pessoas bem-sucedidas possuem a habilidade de saber a hora de agir para que evitem se prolongar demais planejando e percam o timing para colocar tudo em prática. Se você tem o perfil perfeccionista, que costuma se prender demais aos detalhes, comece a se policiar para não focar mais do que o necessário aos pormenores e comprometer a ação, que é tão importante quanto a preparação.

10 – Gratidão

Por último, mas não menos importante, vem a gratidão, que é necessária durante todo o processo de busca pelo sucesso e, principalmente, quando ele chega. Ser grato irá fazer com que aprenda a enxergar todos os motivos que tem para ser feliz, ao invés de focar naquilo que ainda não tem. Além disso, a gratidão promove a humildade, algo que é fundamental para que mantenha os seus valores e princípios acima de qualquer coisa.

Espero que este conteúdo tenha feito sentido para você e que te inspire e descobrir o seu próprio conceito de sucesso, para que possa dar o seu melhor e alcançá-lo plenamente. Lembre-se ainda de não ficar se comparando com ninguém. Procure sim, se inspirar em vencedores, porém construa sua própria história, valorize cada tropeço que te trouxe uma lição e cada vitória que te motivou e empoderou a continuar seguir por seu caminho.  Eles têm muito a ensinar!

Por fim, aproveite e deixe um comentário falando sobre quais dessas características você considera mais importantes para ser bem-sucedido na vida pessoal e profissional. Sua opinião é muito importante. Compartilhe!

Copyright: 119599948 – https://www.shutterstock.com/pt/g/vadmary

Deixe seu Comentário: