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Como definir os indicadores de desempenho organizacional

Por: José Roberto Marques | Blog | 22 de abril de 2019

Se você não mede algo, você não pode entender o processo. Se você não entende o processo, você não consegue aperfeiçoá-lo.”

A frase acima, dita por Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, salienta bem a importância dos indicadores de desempenho e produtividade para empresas e organizações.

Diante disso, hoje vou escrever, neste artigo, exatamente sobre estes indicadores, a sua importância para os mais diversos tipos de empresas e como estas podem definir aquelas que mais se adequam à sua realidade.

Continue a leitura e confira:

O que são indicadores de desempenho e como definí-los

Um indicador de desempenho, em inglês Key Performance Indicator KPI, são ferramentas utilizadas para gerir uma empresa, de forma a realizar a medição e, consequentemente, o nível de desempenho e sucesso da organização como um todo, ou de um determinado processo. Assim, é possível focar no “como”, indicando a qualidade dos processos que estão sendo realizados na empresa em questão.

Estes indicadores nada mais são do que dados numéricos contabilizados e utilizados para medir processos, demandas ou trabalhos de uma determinada empresa ou instituição, e têm como objetivo assegurar que todas as atividades da organização trabalhem juntas, em prol da conquista de todos os objetivos almejados.

O passo mais difícil na construção de um indicador de desempenho, provavelmente, é a definição da meta que deseja ser alcançada. Isso acontece porque é preciso que o gestor saiba exatamente aonde quer chegar e o que é realmente importante para que o seu processo funcione corretamente.

Um exemplo: não faz sentido um executivo de vendas controlar os indicadores da área de gestão de recursos humanos. Isso porque ele estaria gastando um tempo consideravelmente importante, além de energia desnecessária, em algo que em nada irá agregar valor à sua função.

Pode até parecer óbvio, mas é um dos erros mais comuns que boa parte das empresas comete, demandar tempo e esforço em atividades que não são relevantes.

Para defini-los, quatro etapas são importantes:

Elaboração de planos de ações – é nesta etapa que a empresa determina todos os objetivos e metas que pretende conquistar;

Mensuração – nesta fase do processo, são reunidos e mensurados todos os índices da empresa a partir da coleta de dados;

Avaliação dos resultados – nesta etapa, os indicadores anteriores são comparados com os dados colhidos recentemente;

Feedback de dados – aqui é dado o retorno sobre todos os processos e demandas e, caso seja necessário, são elaborados novos planos de ação e objetivos, além de analisar as partes do processo que precisam ser avaliadas ou melhoradas.

Exemplos de indicadores de desempenho organizacional

Esses indicadores são métricas que indicam dados relevantes sobre o desempenho de uma organização. Elas ajudam os gestores nas tomadas de decisões assertivas. É um valor quantitativo que permite a empresa medir o que está sendo executado, e, dessa forma, gerenciar suas atividades de maneira a atingir as metas estipuladas.

Boa parte dos indicadores usados são voltados para a qualidade dos processos, mas existem aqueles que pontuam prazos, quantidades, metodologias e outros aspectos relevantes. Independentemente de qualquer coisa, é preciso que os indicadores sejam bem elaborados, de fácil compreensão, mensuração e atinjam todos envolvidos.

Você é feliz?

A partir daí, é preciso ter em mente que cada empresa deve identificar e escolher os indicadores que melhor atendem às suas necessidades. Assim, antes de escolher quais serão utilizados e em quais momentos, vale a pena conhecer os métodos existentes.

Confira os principais tipos de indicadores de desempenho e produtividade organizacional a seguir:

Indicador de estratégia

Este modelo de indicador serve para avaliar o quanto a empresa está na direção da realização de suas metas e objetivos. Ele permite, ainda, repensar novas estratégias para o aprimoramento dos processos internos.

Indicador de qualidade

Este indicador tem como foco o produto ou serviço oferecido pela empresa e, principalmente, a satisfação dos clientes. Ele avalia como o produto da empresa é visto pelos consumidores e o que pode ser melhorado para que atenda às expectativas deles.

Podemos usar como exemplo de indicador de qualidade o nível de avarias, quando a quantidade problemas que acontecem em um período é comparado ao nível de aceitação estabelecido pela empresa.

Indicador de capacidade

Este indicador avalia a capacidade da empresa de atender as necessidades e expectativas de seus clientes e a eficácia dos produtos ou serviços na visão dos clientes internos e externos.

Ele mede a capacidade de resposta de um processo, como a quantidade de produtos que uma máquina consegue embalar durante um determinado período de tempo.

Indicador de produtividade

Como o próprio nome sugere, neste indicador são avaliadas a performance e produtividade dos profissionais encarregados pela produção dos produtos ou serviços que uma determinada empresa oferece.

A importância dos indicadores de desempenho organizacional para os negócios

Independentemente da categoria em que se encontram, os indicadores são igualmente importantes, pois são responsáveis por fornecerem a visão que a empresa precisa para enxergar seus processos e conseguir atingir uma base sólida para alinhá-los aos objetivos traçados.

Não é raro encontrarmos empreendedores que, pelo desespero de querer controlar as operações da sua empresa, acabam criando uma quantidade exagerada de processos que fornecem tantas informações que, na maioria das vezes, nem são analisadas.

Também existem aqueles que acabam dando foco apenas na rotina, ou seja, captação de clientes, negociação, vendas, entre outras atividades e se esquecem de desenvolver análises que podem fornecer um diagnóstico preciso sobre a real situação na qual a empresa se encontra.

Por isso, é preciso ter em mente que esses indicadores de desempenho só funcionam quando estão alinhados às suas estratégias. E quando você está disposto a reservar um período da sua rotina para acompanhá-los.

Complementando o que disse anteriormente, existem diferentes categorias de indicadores. Eles podem ser quantitativos, indicadores qualitativos, principais indicadores, indicadores de atraso, indicadores de entrada, indicadores de processo, indicadores direcionais, indicadores acionáveis e indicadores financeiros.

Os indicadores de desempenho, ou KPIs, são “veículos de comunicação”, que permitem que a administração de uma empresa comunique seus funcionários sobre o quão eficiente é um processo e como está sendo seu desempenho ao longo de um determinado período.

Assim, com essas informações em mãos caberá ao gestor de equipe traçar planos de ação para que seus liderados sejam capazes de atingir determinadas metas. Ou, até mesmo, se basear nos resultados do desempenho para saber se está ou não no caminho certo.

É de extrema importância contar com ferramentas como estas, para que assim seja possível ter maior consciência sobre os rumos que os negócios estão tomando, e, assim, realizar as ações necessárias, no sentido de colocar a empresa, efetivamente e na prática, na rota do sucesso, justamente como deve ser.

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E você, que outros indicadores você utiliza em seu dia a dia para avaliar o desempenho organizacional? Deixe seu comentário e compartilhe comigo!

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