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Mapeamento de Processos – Benefícios de Aplicá-lo em seu Negócio!

Por: Pollyana Ribeiro | Blog | 15 de agosto de 2017

De todas as ferramentas organizacionais, podemos destacar o mapeamento de processos como uma das metodologias que mais ajudam as empresas a crescer e desenvolver-se internamente. Consiste em identificar todos os procedimentos de uma empresa e buscar organizá-los de forma assertiva e que realmente ajude o negócio a funcionar melhor em seu dia a dia.

Conhecer para melhorar, evoluir e crescer é a essência de qualquer mapeamento de processos empresariais. Digo isso porque mais que não estejam formalizados e siga uma linha conhecida de gestão, toda organização possui sua forma de realizar o trabalho, ainda que esta não esteja totalmente estruturada. Como é em sua empresa, por exemplo?

A Importância do Mapeamento de Processos

Ao mapear os processos é possível identificar os pontos de melhoria, gaps e incorporar melhores formas de realizar estas tarefas. Um exemplo disso é o mapeamento dos procedimentos de vendas, que identifica que falta um pós-venda para que a empresa possa manter uma relação mais próxima e melhor com seus clientes após a compra. Com isso é possível criar um novo atendimento voltado para esta necessidade da organização.

Neste sentido, destaco que as principais etapas do mapeamento de processos metodologia são:

1) identificação e catalogação dos processos organizacionais existentes;

2) identificação dos profissionais responsáveis por ajudar a criar e melhorar os novos processos;

3) análise dos processos existentes e de suas vantagens e pontos de melhoria;

4) criação de processos novos e melhorados e de novas ações que sigam esta linha;

5) implementação de melhorias processuais e incorporação de novos recursos tecnológicos e humanos;

6) acompanhamento dos processos novos, avaliação dos resultados e correções.

3 Principais Vantagens do Mapeamento de Processos

Entre as principais vantagens de se investir no mapeamento de processos destaco:

Identificar Gaps

Mapear é uma das melhores formas para identificar e conhecer a formatação de todos os processos, os que dão certo e os que são errôneos, e buscar soluções assertivas para atender melhor as demandas internas da organização. Conhecer é o primeiro passo para corrigir os erros e melhorar os pontos que precisam de correções e melhorias.

Maior Padronização e Controle de Qualidade

Padronizar é tornar todos os processos comuns a todos os profissionais, ou seja, criar formas de realizar o trabalho que todos os colaboradores aprendam em possam reproduzir. Com isso, garantimos também um controle de qualidade maior, onde os procedimentos seguem uma lógica de produção que permitir entregar sempre o melhor resultado.

Organização das Demandas

Ter um controle de qualidade permite também organizar melhor as atividades, realizar o trabalho de forma assertiva, gerenciar melhor as tarefas e evitar retrabalhos, um problema comum em empresas que não possuem processos padronizados e claros, e onde cada funcionário realiza o trabalho do seu jeito.

Como podemos perceber, o mapeamento de processos é uma metodologia essencial para organizar e melhorar todos os procedimentos de uma empresa, incorporar formas melhores de realizar o trabalho, evitar desperdícios, retrabalhos atender os clientes e tornar a organização mais estruturada e conscientemente administrável.

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