Os conceitos de missão, visão e valores são a base para direcionar a atuação de uma empresa no mercado. Essas definições irão nortear a forma como os funcionários irão trabalhar e se refletirão na imagem que os consumidores têm da marca. Em resumo, trata-se de definir quem é a sua companhia no mercado, quais são seus objetivos e como eles serão alcançados.

Missão, Visão e Valores: como defini-los?

Sem ter os conceitos de missão, visão e valores devidamente definidos, não tem como direcionar a sua companhia para o cumprimento dos seus objetivos. Porém, mais do que ter esses conceitos formulados em frases impactantes, é necessário desenvolvê-los de acordo com a realidade corporativa. Isso significa formular esse tripé da personalidade empresarial conforme as condições da companhia colocá-lo em prática.

Lembre-se de que é a partir dessa conceituação que será possível elaborar um planejamento estratégico consistente que, por sua vez, permitirá a definição dos passos seguintes no mercado. A seguir vou explicar como definir cada um desses conceitos para evitar o principal erro que boa parte dos empresários comete, que é confundi-los.

Como definir a missão da empresa

A missão é o conceito que guia o funcionamento da companhia e a forma como seus funcionários irão realizar suas tarefas. O que define uma empresa não é a sua marca ou os produtos que ela oferece ao mercado, mas sim a missão que está buscando cumprir. Para os colaboradores, ter uma missão bem definida é crucial para que tenham foco no que precisam fazer e como devem fazer.

Para chegar à conceituação da missão é interessante que o fundador responda as seguintes questões:

  • O que sua companhia faz?
  • Para que ela faz?
  • Para quem ela faz?
  • Onde a empresa faz?

Trabalhando o conceito de missão

Sabe quando pedem para você se apresentar para quem ainda não te conhece? Você fala sobre suas principais características e objetivos. Pense na missão da sua empresa como essa apresentação para quem ainda não a conhece, ou seja, o motivo pelo qual ela existe.

PSC

Da mesma forma que, com o passar do tempo, a maneira como você se apresenta para desconhecidos muda, a sua companhia também precisa ter a missão oxigenada e revitalizada de tempos em tempos. Empresas devem estar preparadas para passar por modernizações e adequações atendendo, dessa forma, as demandas do mercado.

Uma empresa deve cumprir a sua missão

Uma marca que não cumpre efetivamente a sua missão não consegue ter credibilidade no mercado. De tempos em tempos é importante que o gestor faça uma análise para se certificar de que o conceito atual de missão ainda está alinhado com o que a empresa consegue entregar. Se há discrepâncias entre o que foi definido e o que está sendo realizado na prática é o momento de redefinir a missão.

Como definir a visão da empresa

O primeiro passo para acertar na definição da visão da sua empresa é entender que se trata de um conceito distinto da missão. A visão nada mais é do que a imagem da companhia projetada no futuro, isto é, o que se pretende alcançar por meio do cumprimento da missão. Pode ser entendida também como a forma como a organização caminha e direciona as suas ações no mercado.

A visão é a forma como a companhia deseja estar no futuro, mas não é o mesmo que objetivos e metas. Dessa forma, a visão considera a companhia como um todo sem se concentrar em um único tema. Funciona como um incentivo para todos os setores da corporação, aquilo que todos tentam realizar por meio do desenvolvimento de projetos. Esse é o passo inicial dado na elaboração de estratégias das organizações.

Perguntas que a visão deve responder

Para tornar mais simples formular a visão da sua empresa listei algumas questões que deverão ser respondidas:

  • De que maneira a empresa se vê em longo prazo?
  • Onde a companhia pretende chegar?
  • Quem a empresa deseja atender?
  • Como essa empresa deseja ser vista em longo prazo?
  • É possível realizar essa visão na prática?

A visão deve ter um texto curto e de fácil assimilação, instigar a sensação de desafio com capacidade de mobilizar os colaboradores no seu cumprimento. Além disso, é essencial que essa imagem de onde a empresa estará no futuro seja pautada pela ética, nobreza e caráter de inspiração. Os líderes dos setores devem ter pleno entendimento da visão para passá-la aos seus subordinados.

Como definir os valores da empresa

Os valores de um negócio devem complementar filosoficamente a missão e a visão. Podem ser entendidos como os motivos pelos quais a empresa se mantém operante. Constitui um conjunto de regras para os colaboradores que devem cumpri-los para chegar a resultados positivos. Os valores ajudam a definir a ética da atuação da companhia no mercado.

Contudo, deve ficar muito claro que valores não são o mesmo que objetivos, eles são elementos agregadores de valor para os produtos e imagem da marca. Para que fique mais claro vou dar um exemplo: imagine uma marca de cosméticos naturais que tem como missão “oferecer produtos com ingredientes naturais”. A sua visão pode ser “ser reconhecida no mercado por sua qualidade” e os seus valores serem pautados por “trabalhar com foco na qualidade e sustentabilidade para se posicionar no mercado”.

Os colaboradores dessa empresa compreendem que devem atuar com respeito ao meio ambiente e com atenção ao estabelecimento de um bom clima organizacional. Nesse caso, os valores ajudarão a selecionar funcionários com perfil adequado para a organização, bem como compreender que se as equipes estão entregando um resultado pertinente. Trata-se de oferecer um guia para que os colaboradores saibam como devem se portar e agir em nome da companhia.

Valores éticos

É de suma importância que os empreendimentos definam valores éticos para a sua atuação em médio e longo prazo no mercado. Quando não se tem esse cuidado, dificilmente se terá um negócio capaz de prosperar ao longo dos anos. Pense sempre na construção de uma imagem sólida no mercado.

Defina missão, visão e valores coerentes com a sua empresa, esse passo faz toda a diferença no sucesso de um empreendimento.