pessoa segurando cartaz com rosto triste

Eugenio Marongiu / Shutterstock Boa parte da infelicidade do ser humano está em seu próprio pensamento negativo e nos hábitos sabotadores.

Como anda a sua vida? E o seu humor? Você se sente uma pessoa plenamente realizada em todos os sentidos? O que tem te impedido de ser feliz? Quais comportamentos sabotadores você tem praticado e que tem atrapalhado sua alegria de viver?

Todas as pessoas desenvolvem hábitos negativos, sem perceber. São atitudes praticadas diariamente, mesmo que sem intenção, e que podem influenciar e prejudicar a vida pessoal e profissional.

Por mais que o dia a dia sempre traga situações difíceis e que interferem diretamente no seu ânimo e disposição, você não pode deixar que estas circunstâncias abalem seu estado de espírito, sua motivação e, principalmente, suas emoções.

Segundo a pesquisadora Sonja Lyubomirsky, da Universidade da Califórnia, 40% da capacidade de alguém ser feliz depende exclusivamente da própria pessoa. Diante disso, é possível afirmar que boa parte da infelicidade do ser humano está em seu próprio pensamento negativo e nos hábitos sabotadores que muitos cometem diariamente.

Hábitos de pessoas infelizes

Confira quais são os principais hábitos das pessoas infelizes e como se livrar deste tipo de comportamento limitante:

Querer ser perfeito

PSC

O perfeccionismo é uma característica comum e até benéfica a muitas pessoas. Entretanto, quando é excessivo, pode gerar uma série de efeitos negativos, tais como: sentimento de incapacidade, baixa autoestima e, em alguns casos, desenvolvimento de depressão.

Lembre-se de que ninguém é perfeito, e nunca será. Então, por que ficar buscando algo que nunca será atingido? Por que perder tempo tentando ser melhor em tudo para satisfazer às pessoas e ao ego?

Quanto mais você estimula este comportamento em si mesmo, se torna mais difícil ser feliz. Isso porque nada do que você fizer será suficiente, e esse ciclo nunca se encerrará. Não se se cobre tanto. Estipule um patamar de desempenho viável que deseja atingir, e dê o seu melhor sem deixar que isso afete sua vida e seus sentimentos.

Pensamento negativo

O pensamento negativo, mesmo que realizado de forma involuntariamente, não traz nenhum tipo de benefício e apenas promove o sofrimento interno.

Tente levar a vida de uma forma mais positiva, e encontre motivos para sorrir mesmo em meio às dificuldades. Se as circunstâncias não estão favoráveis, que tal procurar soluções que possam reverter este problema?

Nada de carregar frases negativas como “eu não consigo”, “nada dá certo para mim” ou “eu não sou ninguém”. Lembre-se que as palavras têm poder, e que tudo o que você fala é atraído para sua vida.

Ser preso ao passado

Alimentar e ficar revivendo o passado só gera sentimentos e sensações negativas. Isso não significa que você deve esquecer todas as coisas que já viveu, mas que é importante deixar o passado onde ele está: suas experiências nunca serão apagadas, mas elas não devem ocupar o presente e, muito menos, o futuro.

Pensamentos como “eu era feliz e não sabia”, “eu devia ter aproveitado mais”, “devia ter feito uma faculdade” e “devia ter cuidado mais da minha saúde” devem ser eliminados da sua mente. O passado já passou, pense na sua vida daqui por diante.

Comparar-se com os outros

Comparar a sua vida com a de outras pessoas é um comportamento destrutivo e mais comum do que se imagina.

Não importa o que você faça ou o que você tenha, lembre-se que nada será suficiente enquanto você não parar de se comparar aos outros. Tenha orgulho de quem você é, seja feliz com o que conquistou e pare de viver uma vida baseada nos outros.

Como eliminar hábitos destrutivos

Pessoas que desejam eliminar estes comportamentos sabotadores podem procurar o auxílio do Coaching — a melhor e mais eficaz metodologia de desenvolvimento e capacitação humana da atualidade.

Trata-se de um poderoso método transformador, que trabalha conhecimentos de inúmeras ciências, tais como a Psicologia Positiva, Neurociência, Gestão de Pessoas, Programação Neurolinguística, Administração, Linguagem Ericksoniana e muitas outras técnicas e ferramentas que ajudam a despertar o melhor do ser humano.

Com a ajuda do Coaching, você desenvolverá diversas habilidades, comportamentos e pensamentos positivos, eliminando condutas e sentimentos limitantes, de modo a conquistar uma vida plena e feliz.

Neste sentido quero convidar você a conhecer o ebook “Abandone para ser feliz”, em que apresento 15 elementoss que você precisa eliminar de sua vida para ser uma pessoa plenamente feliz.

Clique aqui e baixe já o seu ebook

Se você gostou deste artigo, lembre-se de curtir e compartilhar em suas redes sociais.