A autoestima é um elemento fundamental em nossa vida. Saiba como ela pode ajudá-lo a conquistar seus objetivos! | Wavebreakmedia | DepositPhotos.com

A falta de autoestima é um grande problema na sociedade atual. Vemos cada vez mais um grande número de pessoas que parecem desconhecer as suas próprias qualidades e por causa disso vivem uma vida abaixo de suas reais possibilidades, sem saber o quanto podem fazer se abrissem sua mente para a quantidade de coisas que existem e que estão acessíveis.

Pelo visto tudo é um problema de percepção. Você deseja mudar a sua?

Os malefícios da baixa autoestima na sua vida

A falta de autoestima é um dos grandes fatores que dificultam sua motivação no ambiente de trabalho e em sua vida como um todo. Ao inves de você crescer, essa insegurança toda faz com que você retroceda. Sim, exatamente isso. Todas as vezes que você deixa de sair de casa, fazer alguma coisa útil ou somente se divertir, para ficar deitado na sua cama, vendo mais uma temporada de uma série de televisão que você nem gosta muito, a sua vida perde boas chances de progredir.

E isso é danoso demais, porque ficar em casa no seu aconchego é algo tão fácil de fazer que você se acostuma a viver dessa forma. E aí, o que fazer? A lista dos malefícios é imensa, o que você precisa fazer é tomar uma atitude rapidamente antes que esse problema prossiga e domine toda a sua vida.

Porque ao passo em que a sua autoestima vai diminuindo, você começa a perder parte de sua perspectiva de futuro, ou seja, suas esperanças de dias melhores simplesmente vão diminuindo também e isso contribui fortemente para que você não tenha um futuro bom.

Seus relacionamentos são contaminados, você não consegue construir uma relação com ninguém, porque a sua falta de autoestima gera insegurança, ciúmes excessivos, que prejudicam qualquer chance de prolongar uma amizade ou relacionamento saudável.

PSC

Seu trabalho, obviamente, é afetado. Como você vai poder dar o melhor de si se você nem sabe o que tem de melhor aí dentro? São problemas como esses que te impedem de ser alguém melhor, sendo necessário que você decida romper com essa realidade.

Dicas básicas de como aumentar a autoestima no seu dia a dia

Um dos grandes propulsores da baixa autoestima é a negatividade das pessoas ao redor. Se você vive numa casa onde a maioria dos comentários é negativo, onde sempre todo mundo tenta achar um defeito enquanto a notícia é realmente boa, onde não há receptividade para coisas novas, provavelmente você está se cercando de pensamentos negativos e isso pode influenciar muito na sua personalidade.

Então, é hora de você deixar de lado, pouco a pouco, esses mesmos costumes, essa mesma visão de mundo, para tornar essa mudança verdadeiramente definitiva. E isso vale para os seus amigos e colegas. Rompa seus laços com as pessoas que te levam para baixo ou então tente ajudá-las a pensar positivo. Mas não tente forçar um auxílio se a própria pessoa não quer ser ajudada.

Quando alguém te elogiar, aceite tranquilamente, não seja tão modesto. Mantenha-se humilde, mas seja maduro o suficiente para entender que quando alguém te elogia, é porque enxergou ou reconheceu algo bom que você fez ou é. E quando algo ruim acontecer no seu dia, vale a pena ficar resmungando? Não! Tente sempre enxergar o lado bom das coisas, pense em como você pode aproveitar esse acontecimento ruim. A vida é o que fazemos dela e você pode fazer de uma ocorrência ruim motivo para risadas.

E também não fique comparando as coisas. “Ah, quando eu morava naquele bairro era diferente”, “ah, você é muito diferente do seu irmão”. Esqueça todas essas coisas. Esqueça seu passado glamouroso, esqueça aquela pessoa que já deu o que tinha que dar na sua vida. A realidade é outra. Quem menos se apega, mais se realiza no que faz. A vida é para frente.

O Coaching pode ajudar a aumentar a sua autoestima

O Coaching pode te ajudar a ser um profissional mais motivado. Se você está pensando em desistir da carreira corporativa, se não consegue se encontrar no emprego, se já cansou de levar esporro do chefe, se já não aguenta mais a convivência com os seus colegas de trabalho que mal te notam, o Coaching pode ser a solução para a sua vida.

Essa é a sua oportunidade de ver as coisas, e principalmente a si mesmo, com outros olhos. Olhos de alguém que enxerga um futuro MA-RA-VI-LHO-SO!