As Constelações Familiares têm um enfoque sistêmico para as doenças. Dentro de uma rede familiar, considerando todos os acontecimentos que ocorreram até a geração atual, pode ser que a doença apareça nas gerações posteriores.

Por exemplo: Uma pessoa que tenha problemas com o excesso de peso corporal, ao passar pelo processo de Constelação, pode vir a descobrir que tem uma memória ancestral que a faz agir daquela maneira. Talvez essa pessoa tenha um avô que tenha morrido de fome em um campo de prisioneiros de guerra, e por isso, ao comer, ela(e) traga à tona, de forma inconsciente, a existência, o pertencimento e a dor do avô pela privação de comida. Ao reconhecer a dinâmica oculta da sua compulsão por alimentos, ele(a) pode se fortalecer para honrar seu familiar de forma menos destrutiva.

Saiba mais sobre constelação familiar através do coaching.
Baixe aqui nosso ebook Tudo sobre Coaching!

Dinâmicas ocultas nos levam a tomar decisões fundamentadas em lealdades que não trarão nenhum resultado senão a repetição de um padrão de sofrimento. A principal ideia no campo da saúde em Constelações Sistêmicas é que forças inconscientes negativas passam de uma geração à outra, e se não desvincularmos nosso amor infantil, olhando e honrando nosso sistema e suas dores como adultos, podemos estar repetindo um ciclo de dor que jamais cessará.

Por meio da Constelação, vemos realmente esses destinos sofridos e os honramos, como adultos que reconhecem seus lugares e seus reais papéis dentro da rede familiar. Quando decidimos olhar para a essas situações de sofrimento, honrando e respeitando o destino dos nossos antepassados, diminuímos e por vezes até mesmo eliminamos a possibilidade de gerações futuras sofrerem pelo mesmo “mal”.

É conhecendo nossa história e a história de nossa família, e lembrando o que aconteceu, com maturidade e respeito, que vamos nos livrando dos emaranhados que até então atuavam em nossa rede familiar.

A Constelação Familiar não exclui de forma alguma os avanços e os cuidados gerados pela medicina tradicional, que é o que tem contribuído fortemente para o crescimento da nossa expectativa de vida e manutenção de nossa Saúde. A Constelação Familiar funciona na verdade como uma ferramenta que tem foco no que não está aparente, mas influencia nosso dia a dia.

PSC

Saiba mais sobre constelação familiar através do coaching.
Baixe aqui nosso ebook Tudo sobre Coaching!

Muitas vezes, as histórias de nosso Sistema Familiar voltam à tona por meio de dificuldades de saúde, para que tenhamos a chance de cessar seu ciclo de repetição. Concluímos então que juntamente com a medicina, a Constelação gera uma imagem precisa do problema, podendo auxiliar tratamentos e buscas de soluções para problemas de saúde.

Créditos da Imagem: Por Monster Ztudio – ID da foto stock livre de direitos: 1021932094