Coaching Positivo

Lucky Business/Shutterstock O Coaching Positivo defende a felicidade e o bem-estar como forma de empoderamento humano

O Self Coaching é, para mim, a chave do processo de empoderamento e de evolução de todas as pessoas, assim como o Coaching Positivo que mostra como nossas forças pessoais dão à nossa vida um sentido maior e único. É verdade que hoje o Coaching alcançou um espaço enorme e uma relevância tremenda no meio corporativo, mas tudo começa com as pessoas, nesse “SI- mesmo” que tenho tentado explicar nas minhas formações, palestras e livros.

É por isso que minha meta é desenvolver cada vez mais fer­ramentas, conceitos, teorias que ajudem você e todas as pessoas que buscam a evolução contínua a serem cada dia mais plenas, felizes e bem-sucedidas. O Coaching Positivo é uma dessas possi­bilidades que trago a você.

Ao ler vários artigos sobre este tema, sei que conseguiu compreender que há pesquisa­dores interessados na sua felicidade e no seu bem-estar. A ciência não está tão alheia às pessoas como supõem alguns. Ao contrário, ela tem se despertado para questões que até então não podiam ser objeto de estudo científico.

Quando recebo um coachee ou quando vou a uma empresa para desenvolver um treinamento, palestra ou qualquer outro trabalho; sempre observo o nível de satisfação que as pessoas demonstram. Fico então me perguntando: essa pessoa, ou esses funcionários, têm consciência de quem eles são e das forças, habilidades e virtudes que eles possuem?

Na luta por resultados que temos que apresentar a nós mesmos e a outros, ficamos tão preocupados com o “de fora” que simplesmente ignoramos o “de dentro”. Alguns dizem: “Só você sabe quem você é!” Eu digo: “Duvido muito que você se conheça por inteiro!”.

O Coaching Positivo na Essência

PSC

Nessa busca pelo autoconhecimento, o Coaching Positivo tem o papel de mostrar que, embora nosso meio favoreça ou não nosso crescimento, é função única e exclusivamente sua buscar suas forças e potencialidades interiores através de palavras, pensamentos, intenções e emoções positivas.

O Coaching Positivo, fruto da junção entre a Psicologia Positiva e o Coaching, tem como mola propulsora a crença de que podemos, nós mesmos, encontrar todas as respostas dentro de nós e nos autodesenvolver, mas não entende o homem como ser isolado e autossuficiente. Ele é resultado das relações que estabelece em todos os níveis. Não obstante, o homem desde que nasce está inserido num grupo, assim ele constrói sua identidade, sua cognição, sempre na relação com os demais.

O Coaching Positivo é uma linha de atuação em Coaching para aqueles que pretendem trabalhar o processo de Coaching a partir dos pressupostos da Psicologia Positiva. Você pode conhecê-los neste blog por meio das 24 forças pessoais que foram elencadas no tra­balho com essa vertente e apresentadas aqui.

O interessante para você que é coach, está na possibilidade de poder montar, com o seu coachee, um quadro com essas forças, traçando metas para trabalhar cada uma delas até o nível mais harmônico possível. Perceba que partindo do Self Coaching podemos tranquilamente chegar a essas forças, compreendendo que elas só vão emergir uma vez que conheça­mos nosso “eu” interior ou o “si mesmo”, na tradução literal.

Ainda na esteira das questões trabalhadas via Coaching Positivo podemos tratar de outras duas de suma importância: O flow e a resiliência. Essas duas questões embora não sejam técnicas ou ferramentas, são essenciais de serem observadas e desenvolvidas, com a ajuda de um coach que compreenda profundamente essas duas questões.

O Flow e a Resiliência

Coaching Positivo

eelnosiva/Shutterstock A Resiliência é uma das forças mais importantes do ser humano!

O flow é, como você pode estudar, um estado ótimo de atenção focada que instaura uma percepção diferenciada de tem­po e desenvolve nossa melhor performance por meio de desafios estrategicamente medidos. As atividades que colocam qualquer pessoa em estado de flow são as atividades que atuam diretamente na sensação de bem-estar e, consequentemente, felicidade.

O flow é, em si mesmo, um conceito, mas em cada sessão de Coaching pode-se desenvolver meios de passar, cada vez mais tempo, em estado de flow.

A resiliência é uma característica indispensável para a pro­moção de “estados positivos”. Pessoas não resilientes, diante do imprevisto, do inesperado, do caos e de quaisquer situações adversas tendem à angústia, ao desespero, à tristeza e acabam adoecendo repentinamente ou por acúmulo de energias dano­sas.

Pessoas resilientes, diante das mesmas situações, acionam mecanismos internos e também ambientais que, não só as fazem passar por essas situações com o menor impacto emocional, como também as fazem crescer no momento seguinte ao desafio.