perdao-caminho

O Caminho do Perdão

Por: José Roberto Marques | Blog

O Ser Humano vem sendo capaz de feitos extraordinários com o passar dos anos. Conseguiu desenvolver vacinas e a cura para diversas doenças, construiu maravilhas para o mundo, foi além em muitos assuntos que antigamente não eram conhecidos, ultrapassou barreiras até mesmo do próprio planeta, do Sistema Solar, das galáxias. Contudo, quando o olhar se volta para dentro, é difícil caminhar dois passos adiante sem acreditar ser possível atravessar barreiras em sua própria mente.

Umas das questões internas que ainda mexem com os seres que mudaram o mundo é o ato de perdoar. Certa vez, Martin Luther King Jr., o grande ativista e líder do movimento dos direitos humanos nos Estados Unidos nos anos 1960, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1964, disse “o perdão não é um ato ocasional, é uma atitude constante”. 

Na Bíblia, sempre uma referência para King, a palavra “perdão” aparece diversas vezes e seu sentido é sempre recíproco, ou seja, é necessário dar para poder receber, é necessário perdoar para ser perdoado, como por exemplo em “porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” (Mateus 6:14-15). 

Com essa passagem, fica claro que, se você perdoar, você também será perdoado por Deus e poderá, consequentemente, caminhar um caminho iluminado.

Perdoar para ser perdoado e seguir o caminho da luz é maravilhoso, mas o que verdadeiramente significa perdão? Como e por que perdoar alguém por ter feito algo que chamamos de imperdoável? Você sabe como funciona esse processo? Está disposto a seguir em frente? Convido você, neste momento, a refletir sobre sua capacidade de perdoar.

Você é feliz?

Perdão é um processo mental e espiritual que tem como objetivo cessar o ressentimento e a raiva decorrentes de fatos que já ocorreram, para que a convivência com as pessoas se torne mais fácil. Perdoar é uma decisão consciente e interna, atinge as raízes mais profundas de nosso inconsciente e, como se fosse os raios solares, transforma a noite em dia, vai livrando a mente de coisas primitivas que nos afastam da luz. 

Para que possamos praticar o perdão, precisamos entender como funciona o desenvolvimento dos sentimentos dentro de nós e como se dá o seu processo de maturação. Portanto, é fundamental praticar o autoconhecimento . É preciso conhecer a si mesmo.

Copyright: 651190168 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Boonyachoat

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: