Acredito, verdadeiramente, no poder da educação para transformar, efetivamente e na prática, o país e o mundo em que vivemos. Somente por meio dela teremos condições de implementar mudanças positivas, que beneficiem a sociedade, para que todos tenham oportunidades e para que possamos viver em um país e cada vez mais igualitário.

Entretanto, muitos desafios ainda precisam ser superados para que alcancemos este patamar, principalmente por parte daqueles que têm como missão levar conhecimento e atualizar e melhorar constantemente os processos educacionais, seja dentro ou fora de sala de aula.

É neste contexto que o Coaching tem um alto potencial de contribuição e é sobre este tema que vou falar no artigo de hoje. Convido você a continuar me acompanhando nesta leitura, para compreender como este poderoso processo de desenvolvimento humano, pode ajudar alunos e profissionais da educação a potencializarem resultados e construírem um mundo melhor através dela.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

O que é Coaching Educacional?

O Coaching Educacional é uma vertente que tem como foco principal auxiliar o desenvolvimento dos profissionais da educação e também dos alunos. Funciona como uma espécie de acelerador de sua evolução, no que tange os aprendizados técnicos, emocionais e comportamentais, de modo que o indivíduo possa agregar novos conhecimentos e habilidades, crescer e conquistar o sucesso que deseja em sua vida e carreira.

As escolas além de instituições também são empresas e, como tais, carecem de uma efetiva gestão de pessoas e processos. Para isso, o Coaching Educacional oferece técnicas, ferramentas e métodos que trazem aos gestores uma visão ampla sobre a administração escolar e aos demais profissionais uma infinidade de recursos para potencializar sua performance.

PSC

O método também atua positivamente ajudando a definir metas e objetivos na carreira, reafirmar sua missão profissional e de vida, a identificar pontos fortes e talentos, trabalhar os pontos de melhoria, investir no desenvolvimento de novas competências e habilidades e, com isso, otimizar os resultados profissionais em todos os sentidos.

Na prática, isso se mostra através de um ambiente escolar de mais qualidade, com professores e gestores empoderados, que se relacionam melhor em equipe, que são mais confiantes para superar os desafios enfrentados dentro e fora de sala de aula e ainda mais comprometidos com o seu trabalho.

Além disso, é possível observar também melhorias na relação com os alunos, que ao perceberem as mudanças implementadas nos métodos de ensino dos professores, sentem mais interessados em aprender o conteúdo ministrado, afastando, com isso, situações que geram problemas em sala de aula, como é o caso da indisciplina, por exemplo.

Como podemos perceber, o Coaching Educacional é um método transformador e que tem possibilidades infinitas de agregar, tanto ao desenvolvimento dos profissionais da educação, quanto aos alunos e à escola como um todo.

Coaching Educacional – Aplicações e Benefícios!

Após entendermos o que de fato é o Coaching Educacional, vamos compreender agora como este processo é aplicado e quais os seus benefícios para os membros da escola, de forma geral, e também para os alunos.

Nova forma de aprendizado para alunos

E se o Coaching Educacional é um método eficiente para desenvolver os líderes escolares, quando o foco é o aprimoramento dos alunos, seus resultados não são diferentes. Os estudantes têm neste processo, que realmente consegue orientá-los, uma oportunidade para vencer seus medos e desafios e sair de seu estado atual para o estado desejado, que pode ser, por exemplo, a aprovação no vestibular.

Para isso, a metodologia ajuda a identificar quais são suas lacunas, seus pontos de melhoria, no que tangem aspectos práticos, como disciplina, foco e comprometimento. Também atua na eliminação de comportamentos e crenças limitantes, que afetam seu desempenho escolar, causam inseguranças em relação ao futuro e que, hoje, limitam também a que os alunos tenham melhores resultados na escola.

Trabalha a inteligência emocional

Além de ajudar a identificar e trabalhar os pontos de atenção que citei acima, o Coaching Escolar também trabalha questões ligadas ao desenvolvimento emocional e comportamental, tanto dos alunos, quanto dos profissionais de educação, que fazem parte da escola.

Tratar estes pontos é fundamental para dirimir problemas em suas relações intra e interpessoal, vencer pensamentos negativos, ansiedades, potencializar seu autoconhecimento, autovalorização e para que estudantes, professores e demais membros da escola tenham uma vivência positiva dentro desta e atitudes também positivas fora dela.

Contribui para o desenvolvimento profissional

Outro ponto em que o Coaching Educacional atua é no desenvolvimento da carreira dos profissionais que fazem parte da escola, sejam eles professores ou não. Isso acontece através do despertar do autoconhecimento de cada um, que permite que estes tenham maior consciência sobre o que desejam conquistar profissionalmente.

A partir disso, ou seja, da definição dos objetivos de carreira de cada um, os membros que fazem parte da escola, sentem-se empoderados a elaborar estratégias eficientes e a colocarem em prática ações capazes de fazê-los sair do estado atual em que se encontram e caminharem em direção ao estado em que desejam e sempre desejaram estar em suas carreiras.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Como levar o Coaching Educacional para as escolas?

Além dos benefícios que apresentei até aqui, existem diversos outros capazes de potencializar ainda mais a atuação dos membros escolares. Sendo assim, se você é um profissional da educação, ou até mesmo um empresário, dono de escola, se identificou e se interessou pelo processo de Coaching Educacional, saiba que é possível viver esta experiência de transformação, de forma efetiva e na prática.

Convido, então, você a conhecer o Professional & Self Coaching – PSC, a mais moderna e completa formação em Coaching do país, que, através de técnicas e ferramentas comprovadamente eficazes, tem ajudado milhares de profissionais e empresas a alcançarem resultados extraordinários em suas jornadas, como foi o que aconteceu com a Helen Caetano, professora universitária, que tava a sua vida transformada após se permitir realizar o curso:

 

Faça como a Helen e Conquiste Mais em sua carreira acadêmica e em sua escola como um todo!

Podemos, então, dizer que o Coaching Educacional traz uma poderosa oportunidade de desenvolvimento aos professores, gestores e alunos e demais profissionais escolares, auxilia de forma prática e objetiva a vencer suas limitações e a potencializar suas competências, habilidades, missão e talentos.

Sendo assim, trata-se de um investimento verdadeiramente poderoso, que vai agregar ainda mais valor à carreira dos profissionais de educação e também à escola de forma geral.

Gostou deste conteúdo, Ser de Luz? Já tinha conhecimento de que o Coaching pode realizar transformações positivas no ambiente acadêmico? Deixe o seu comentário, falando sobre o que achou e também sobre suas experiências, e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de compartilhar este artigo com seus amigos, em suas redes sociais, para que eles também tenham a oportunidade de desenvolver suas carreiras através do Coaching.

 

Copyright: Lorelyn Medina/Shutterstock