O que significa beleza para você? Ao pensar no conceito relacionado à palavra, em um primeiro momento, é natural associar à aparência das coisas. Embora isso também possa fazer parte do tema que irei abordar neste artigo, aqui o sentido de beleza vai um pouco além e envolve mais do que aquilo que os olhos podem ver e sim o que a alma e o coração podem sentir. Contemplar o belo diz respeito tanto apreciar uma paisagem bonita quanto valorizar um sorriso, um gesto de carinho e um abraço.

Helen Keller, um autora e ativista social norte-americana, nunca ouviu uma palavra ou enxergou sequer uma imagem, pois nasceu com deficiência auditiva e visual, mas provou que sabia a importância de contemplar o belo ao dizer a seguinte frase: “As melhores e mais belas coisas do mundo não podem ser vistas ou sequer tocadas. Elas devem ser sentidas com o coração.”. Ao adotar isso para a sua vida verá como tudo ganhará um novo sentido.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso “Mundo do Coaching”!

O Que Significa Contemplar o Belo?

Contemplar significa observar algo com atenção, o que parece um tanto quanto distante de grande parte da geração atual, que vive sempre com pressa. Contudo, você pode mudar isso e evitar que a rapidez com que as coisas acontecem faça com que deixe de apreciar toda a beleza que o cerca. O belo está em todo o lugar, está no gesto de carinho de um familiar, na gentileza que um colega de trabalho te faz, na cena bonita que presenciou ao voltar para casa de duas pessoas se ajudando, no céu azul, enfim, em tudo.

Quando você decide apreciar o belo, os seus sentidos se transformam numa lupa, que aumenta sua percepção em relação a coisas que antes possivelmente passariam despercebidas. Então, passa a se dar conta da infinidade de motivos que tem para ser grato por cada experiência vivida, pois as pequenas coisas da vida são como joias, quanto menores, mais valiosas. Comece a valorizar esses pequenos motivos de felicidade e perceba que é dono de uma grande e incalculável riqueza.

7 Atitudes Para Contemplar o Belo e Ser Grato

Para começar a contemplar e valorizar as pequenas e belas coisas da vida, basta querer e se permitir enxergar além. Veja, a seguir, sete atitudes que irão te ajudar nessa tarefa tão especial.

1 – Reflita Sobre Como Tem Utilizado o Seu Tempo

PSC

Como você tem utilizado o seu tempo atualmente? De 0 a 10, o quão agitada é a sua vida? Ao pensar a respeito disso, conseguirá chegar à conclusão se está vivendo no piloto automático ou se já tem se permitido contemplar o belo nas pequenas coisas. Aproveite para repensar, também, o tempo que passa na internet, afinal, por mais facilidades e benefícios que ela nos ofereça, excessos nunca são bons. Ficar tempo demais conectado, olhando para a tela do celular, poderá fazer com que perca instantes valiosos. Pense nisso!

2 – Busque Prazer em Cada Experiência Que Viver

Todas as experiências têm algo de belo e agradável a ser apreciado, mesmo aquelas que parecem ruins de início. Imagine, por exemplo, que está animado com a chegada do final de semana, então, seu chefe envia um comunicado avisando que terão que trabalhar no sábado. Sua reação inicial possivelmente será de decepção, entretanto, se estiver disposto a buscar prazer em cada experiência, saberá aproveitá-la, seja por ter a oportunidade de receber um extra, de estar com os seus colegas ou por estar participando de um projeto importante.

3 – Crie o Seu Próprio Significado de Belo

O conceito de belo é bastante subjetivo, tanto quando se refere às aparências quanto em relação ao que está além delas. Dessa maneira, o que é fantástico para mim pode não ser para você e vice-versa, e está tudo bem, afinal, cada indivíduo é único e é natural que tenham visões únicas também. Encontre o seu próprio significado para a beleza, sem se preocupar com o que os outros pensam. No fim das contas, o belo é aquilo que te encanta e enche o seu coração de gratidão por ter a oportunidade de estar vivenciando aquela experiência.

4 – Valorize as Conversas Que Tem Com os Seus Entes Queridos

Você não precisa ir até um local paradisíaco para contemplar o belo, é possível fazer isso sem sair de casa, nos momentos que tem com os seus entes mais queridos. Com a correria do dia a dia, muitas vezes deixamos de parar para conversar com aqueles com quem compartilhamos a vida. Caso tenha se identificado com isso, que tal começar a mudar essa realidade? Converse mais com os seus familiares, troque ideias com eles sobre assuntos pessoais ou atualidades, desfrute desses momentos na essência e veja como a conexão entre vocês se tornará mais forte.

5 – Aprecie a Si Mesmo e Se Ame

A forma com a qual vemos o mundo nada mais é do que um reflexo daquilo que carregamos dentro de nós. Nesse sentido, se você deseja contemplar o belo que o cerca, é fundamental que o veja em si mesmo. Saiba reconhecer as suas qualidades e, também, a sua beleza física, que são suas características únicas. Se olhe no espelho e mantenha o foco no que mais gosta, deixando de lado os julgamentos e as críticas. Repita esse exercício com frequência e construa o seu amor-próprio.

6 – Observe os Detalhes e Enxergue Além

Existem situações que precisam de certa sensibilidade para serem percebidas e apreciadas. Comece a se atentar mais aos detalhes, assim, conseguirá enxergar até mesmo a mais pequenina das coisas. Quando estiver no ônibus ou metrô indo para o trabalho, por exemplo, observe as pessoas, suas reações e formas de agir. Tenho a certeza de que irá presenciar cenas bonitas e interessantes para apreciar e refletir.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

7 – Tire Alguns Minutos do Seu Dia Para Refletir

Por último, comece a tirar alguns minutos do seu dia para refletir, pensar em tudo de bom que viveu nas últimas 24 horas e agradecer. Você pode fazer isso apenas pensando ou registrando em um bloco de notas, criando o seu diário de gratidão. Ao parar para se concentrar nas coisas boas, mesmo que seja por apenas dez minutos, estará construindo um mindset mais positivo e, consequentemente, uma vida mais feliz.

Como bem disse o filósofo David Hume, a beleza das coisas existe no espírito de quem as contempla. Cultive o belo em seu coração e veja como isso irá se refletir em tudo ao seu redor.

 

Copyright: 186361283 – https://www.shutterstock.com/pt/g/freeart