Todos nós somos dotados de grandes habilidades e competências, que nos ajudam a ter uma performance de excelência na vida, seja ela pessoal ou profissional. Entretanto, existe também o oposto, ou seja, todos temos pontos, em nossa personalidade e comportamentos, em que precisamos melhorar, para que assim sejamos ainda melhores naquilo o que fazemos.
Seja no trabalho ou em casa, para que tenhamos a oportunidade de melhorar de forma contínua, precisamos contar com o feedback das pessoas ao nosso redor, pois, muitas vezes, o olhar externo, consegue enxergar muito mais além do que nós mesmo conseguimos.
Sabendo disso, hoje vou falar sobre uma poderosa ferramenta de feedback e desenvolvimento pessoal e profissional, que é a Avaliação 360º, que, além de tudo, ainda potencializa os resultados obtidos através do processo de Coaching.
Acompanhe-me nesta leitura e confira!

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

Avaliação 360º e o processo de Coaching

A Avaliação 360º é uma poderosa ferramenta, que tem importância notável nos processos de Coaching, embora muitos talvez a conheçam por si só, sem vê-la sendo usada como um complemento à metodologia em si.
Através dela um profissional faz uma avaliação de si mesmo, ao passo em que é avaliado por seus gestores, subordinados, pares e outros colaboradores da organização em que está inserido. Além disso, a depender da empresa, do cargo e da função que exerça, ele também pode ser avaliado por clientes, internos e externos, e por fornecedores, que darão a sua visão sobre a forma como este colaborador atua e diversos outros fatores relacionados a ele.
O objetivo é oferecer ao profissional um feedback assertivo sobre seus pontos fortes, ou seja, suas melhores habilidades e competências, e seus pontos de melhoria, aqueles que acabam por lhe prejudicar e impedir que ele tenha uma performance de excelência no trabalho.
Munidos das informações que recebe, por meio da devolutiva dada, geralmente pelos profissionais da área de Recursos Humanos – RH da empresa, o colaborador consegue ter maior consciência de seus acertos, podendo, assim, potencializá-los, bem como de suas falhas, para que, dessa maneira, possa elaborar estratégias e ações eficientes, no sentido de transformá-las a seu favor e a favor também da organização como um todo.
A partir de tudo isso, é possível dizer, que a Avaliação 360 graus é uma ferramenta que também pode ser aplicada ao processo de Coaching, uma vez que permite ao indivíduo entender a visão que tem de si mesmo, bem como da maneira como as outras pessoas o enxergam, conseguindo, assim, identificar dificuldades e pontos positivos, que nem ele mesmo conhecia a seu respeito.
Isso é extremamente importante para que a pessoa tenha um aprofundamento sobre quem ela é, podendo, com isso, conhecer-se na essência, que é exatamente um dos principais objetivos do processo de Coaching na vida dos mais diversos perfis de pessoas.

Como Funciona a Avaliação 360º no processo de Coaching?

Para alcançar o seu objetivo, ou seja, fazer com que o profissional tenha mais consciência sobre si mesmo, a Avaliação 360º, dentro do processo de Coaching, é realizada por meio de perguntas poderosas e questionários, que são aplicados a diversas pessoas com as quais o colaborador se relaciona no dia a dia da organização.
Com isso é possível obter um panorama fiel acerca dos pontos de melhoria, das competências que precisam ser mantidas, assim como daquilo que deve mudar por completo.
Os re­sultados da Avaliação 360 são quantificados em um bolo único, sem que se identifique um a um os par­ticipantes e suas respectivas respostas, afinal o objetivo não é fulanizar as críticas, tampouco desencorajar a participação sincera, mas ter em mãos um raio-x pro­fundo de como determinado profissional se comporta, onde se destaca e em quais pontos precisa melhorar também.
De posse dos valiosos resultados, obtidos na pesquisa, é que o Coaching pode entrar em ação, com uma munição poderosa para promover e di­fundir as melhorias necessárias, individualmente e também em um grupo específico de profissionais.
Com isso, o processo de Coaching se torna verdadeiramente otimizado, pois ele vai ajudar, não só profissionais a saírem de seus estados atuais, em direção aos estados em que desejam estar, como também a empresa, que, a partir de uma mudança técnica, operacional e comportamental de seus colaboradores, promovida pela união entre Coaching e Avaliação 360º, conseguirá atingir patamares ainda mais elevados no mercado em que atua, e, consequentemente, resultados extraordinários em sua trajetória.
Confira, neste vídeo produzido pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, um pouco mais sobre como a ferramenta de Avaliação 360º, aliada ao processo de Coaching, funciona:


Ficou interessado em conhecer outras ferramentas e técnicas poderosas utilizadas dentro  de um processo de Coaching? Convido você a conhecer a melhor e mais completa formação em Coaching do país, o Professional & Self Coaching – PSC, que já ajudou e continua ajudando milhares de pessoas, profissionais e empresas, ao redor do mundo, a alcançarem seus potenciais infinitos, através de uma metodologia de desenvolvimento humano e empresarial, criada exclusivamente para contribuir com a alta performance de todos que se permitem viver esta experiência transformadora.
O melhor do uso  da Avaliação 360º aliada ao Coaching, é que, como o próprio nome da ferramenta já entrega, é possível ver todos os lados pelos quais um profissional se relaciona, tendo uma dimensão bastante ampla de suas performances individuais. Mesmo quem trabalha em casa, um profissional liberal ou alguém que já lida com um consumidor na ponta da cadeia, acaba constituindo uma rede de relações, que são estabelecidas a partir da ocupação no trabalho.
Por isso, a Avaliação 360º permite auscultar o que os diferentes níveis pensam de um profissional específico, sendo uma extensão de um quase feedback realizado com múltiplas pessoas. Os benefícios dessa ferramenta, claro, são igualmente múltiplos.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Por esses métodos, que podem ser reputados como típicos de um recorte científico, a Avaliação 360º e o Coaching, são ferramentas e metodologias que podem e devem ser utilizadas com relativa frequên­cia, encorajando um apri­moramento contínuo dos que dela participam.
Permita-se passar por este processo transformador e alcance resultados extraordinários em sua trajetória pessoal, profissional e até mesmo empresarial!
Gostou deste poderoso conteúdo, Ser de Luz? Já conhecia a Avaliação 360º utilizada dentro do processo de Coaching? Deixe o seu comentário, falando o que achou e suas experiências, em, lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer, de continuar me acompanhando, tanto aqui, quanto em minhas redes sociais e em meu canal no Youtube, pois todos os dias produzimos novos conteúdos, para te ajudar em seu crescimento contínuo.
 
Copyright: Madpixblue/Shutterstock