“Me olhei no espelho e perguntei: quem é você?

e ele respondeu: suas escolhas”

É impossível mergulhar no universo do autoconhecimento e da ressignificação sem falar de escolhas.

Nós somos o resultado das escolhas que fazemos todos os dias.

Logo pela manhã, quando abrimos os olhos, já temos a primeira escolha a se fazer, levantar da cama ou colocar o despertador no modo soneca por mais 5 minutos. A partir daí, temos decisões para tomar o tempo todo.

E quando precisamos tomar uma DECISÃO, nosso cérebro aciona 3 “peças” diferentes:

 1 – INSTINTO

Entra em ação principalmente quando não temos tempo para parar e pensar em uma resposta lógica. É importante seguir seus instintos e treiná-lo para que ele possa recorrer ao caminho que vai garantir a sua segurança.

 2 – EXPERIÊNCIA

O nosso cérebro é uma grande caixinha de memórias, e por isso, quando estamos diante de uma escolha, ele recorre a essas experiências para nos entregar uma lista de memórias e sentimentos relacionados a elas.

 3 – RAZÃO

É a nossa capacidade de analisar friamente uma situação, e deliberar sobre ela trazendo dados reais, comparações, traçando possibilidades e identificando benefícios e desvantagens.

Algumas escolhas têm menor importância e complexidade, mas outras são capazes de levar nossas vidas para rumos completamente diferentes e desconhecidos. Com isso, quando você se permite uma imersão verdadeira no autoconhecimento e na ressignificação, tenha a certeza que sua vida nunca mais será a mesma.

Quando escolhemos nos conhecer melhor, imediatamente passamos a ressignificar muitas coisas que aconteceram em nossas vidas!

8 passos para desenvolver o autoconhecimento

1 – Vivencie novas experiências

É saindo da zona de conforto que descobrimos quem nós realmente somos.

2 – Aproveite o tempo que passar sozinho

Tire um tempo para si, ouça sua voz interior, descubra aquilo que te faz feliz e mergulhe dentro de você.

3 – Recorra à um apoio especializado

PSC

Mergulhar no autoconhecimento pode ser um desafio bastante complicado. Imersos em nós mesmos, pode ficar difícil reconhecer as nossas próprias forças e fraquezas. Procure ajuda de um terapeuta.

4 – Escreva um diário

Torne mais vívidos em sua mente os seus pensamentos, sentimentos e ações. Como resultado, você terá uma análise mais profunda dos fatos, especialmente porque você refletirá sobre eles ao fim do dia, quando estiver mais tranquilo e sereno.

5 – Medite

Meditar proporciona benefícios à saúde física e psicológica, o que favorece o conhecimento de si mesmo.

6 – Agradeça

Quando agradecemos por algo, automaticamente estamos repassando por nossas mentes tudo aquilo de bom que a vida nos concedeu.

7 – Permita-se mudar de opinião

Isso não significa abrir mão da sua essência, nem deixar de ser quem você é de verdade, mas apenas permitir-se evoluir, o que é natural e saudável para qualquer indivíduo.

8 – Ressignifique o que for preciso

Atribua um novo significado para a sua vida e, principalmente, para quem você é!

Ressignificar é você encontrar uma força naquilo que era uma fragilidade. É dar um novo sentido.

O poder de ressignificar é uma das maiores forças e virtudes que o ser humano tem. Por isso, trabalhar sua capacidade de ressignificação, você precisa:

1. APRENDER COM AS DIFICULDADES

Olhe para o que passou, se algo lhe causou dor e sofrimento, honre essa história, respeitando-a e acreditando que ela aconteceu justamente para nos trazer algum tipo de ensinamento.

2. FORTALECER-SE COM AS DIFICULDADES

Lance sobre as dificuldades um olhar mais positivo, que é o de perceber o quanto somos mais fortes e inteligentes do que pensamos.

3. FOCAR NO FUTURO

Com uma nova perspectiva de vida, temos a chance de nos renovarmos, de começarmos novamente do ponto de onde paramos ou de um novo ponto, ressignificando o passado e encontrando, em nós mesmos, os recursos necessários para construirmos um futuro que nos leve à nossa própria felicidade.

4. PERDOAR E ACEITAR

O perdão serve para eliminarmos de nosso caminho o sentimento de culpa que nos rodeia todas as vezes que algo desagradável nos acontece.

Lembre-se que ressignificar é também uma escolha. A partir do momento que acontece algo em nossa vida, temos sempre que decidir de que forma vamos lidar com este acontecimento, seja ele bom ou ruim.

A forma como vamos reagir é sempre uma escolha pessoal e diz muito sobre como será nossa existência dali em diante. Ou seja, se ela será preenchida por lamentos e tristezas ou por aprendizados e novas razões para continuar.

Podemos ficar tristes ou lutar contra a tristeza;

Podemos desistir ou seguir perseverando;

Podemos deixar de acreditar na vida ou encontrar uma nova razão para viver;

Podemos abafar o nosso sorriso para sempre ou aprender de novo a rir de si mesmo;

Podemos ficar reclamando e maldizendo de Deus ou aceitar que nada acontece por acaso e manter nossa fé nele ou no que sempre acreditamos.

Qual é a sua escolha?

Alimente emoções positivas, olhe para frente e dê a si a chance de também passar por seu próprio processo de ressignificação. Ressignificar, muitas vezes, dói. mas é a melhor escolha que podemos fazer por nós mesmos!

Lembre-se que não vemos as coisas como elas são, vemos as coisas como nós somos, por isso, mude a forma como você tem se enxergado e ressignifique sua vida.

Reflita sobre este tema e compartilhe este artigo nas suas redes sociais. Ajude os seus amigos a irem além.