Ter uma boa noite de sono é essencial para acordar com disposição pela manhã para encarar todas as atividades que vêm pela frente. Contudo, para conseguir relaxar e dormir durante as horas recomendadas, é preciso considerar alguns pontos muito importantes, que inclui coisas que devem ser feitas e outras a serem evitadas. Continue acompanhando e saiba quais são.

A importância do sono para uma vida saudável e equilibrada

Se formos parar para pensar, veremos que a natureza é perfeita. O nosso corpo é preparado para desfrutar do dia e de sua luz e repousar quando a noite finalmente chega. Não é à toa que conseguimos relaxar melhor no escuro, porque fomos programados para funcionar dessa maneira.

Existem pessoas que se sentem bem dormindo seis horas por dia, outra sete, oito, até nove. Mas, mesmo com essa variação, todos temos essa necessidade básica que precisa ser suprida diariamente. Dormir, comer, ingerir água, são necessidades igualmente importantes e sem as quais não conseguiríamos viver. Para entender melhor a importância do sono, veja cinco razões pelas quais ele é essencial.

1 – Sono de qualidade é sinônimo de concentração e produtividade

Uma pessoa que está devidamente descansada consegue se concentrar com muito mais facilidade do que aquela que está cansada por não ter conseguido dormir como deveria. Experimente realizar uma tarefa quando estiver com sono e comprovará essa informação.

2 – O sono influencia na alimentação

Pessoas que não dormem o suficiente tendem a ingerir mais calorias do que deveriam por conta das variações hormonais que sofrem ao longo do dia. Assim, aquelas que suprem essa necessidade com sucesso conseguem manter o peso com mais facilidade.

3 – O sono insuficiente está ligado à depressão

Especialistas estimam que cerca de 90% das pessoas que sofrem de depressão enfrentam problemas para dormir. Dessa forma, zelar pela qualidade do seu sono também é uma forma de evitar a doença.

4 – Sono de qualidade fortalece o sistema imunológico

PSC

O sistema imunológico é a defesa do organismo, é ele que combate as substâncias nocivas causadoras de doenças. Uma informação interessante é que a ausência de sono pode enfraquecê-lo. Então, se deseja reduzir suas chances de adoecer é bom zelar pela qualidade do seu descanso.

5 – A qualidade do sono afeta aspectos emocionais e sociais

Pessoas que dormem mal passam o dia sonolentas, o que prejudica diretamente suas emoções e a forma de se relacionar com os demais. Isso corre porque a falta de sono compromete a capacidade do indivíduo de identificar sinais e expressões importantes para a interação social.

Como se pode ver, o sono influencia em praticamente todos os aspectos da vida de uma pessoa e, por isso, é essencial que todos busquem medidas para dormirem o suficiente todos os dias.

O que fazer antes de dormir para ter uma boa noite de sono?

Existem algumas medidas que podem te auxiliar a ter noites de sono reparadoras para que acorde no dia seguinte com muita energia e disposição, confira!

Ter horários para dormir e acordar – O cérebro humano gosta de rotina e, mesmo que não a tenha em suas tarefas do dia a dia, é importante que preze por ela na hora de dormir. Deitar-se em um dia meia noite e no outro as três da manhã desregula o seu organismo e faz com que encontre dificuldades para adormecer.

Manter o quarto confortável – O conforto é um aspecto fundamental para o sono, afinal, é importante que esteja um ambiente agradável e aconchegante. Para isso, verifique seu colchão, mantenha as roupas de cama limpas e cuide para que as cortinas estejam cortando a luz para deixar o local escuro e propício ao relaxamento.

Praticar atividades físicas regularmente – A temperatura do corpo de um indivíduo que se exercita costuma ser mais baixa e ele tem uma maior necessidade de repor suas energias. Isso induz o sono e faz com que se durma melhor.

Meditar – Uma prática que pode trazer muitos benefícios para ter boas noites de sono é a meditação. Cerca de dez minutos antes de dormir já é o suficiente para que a sua mente e o seu corpo relaxem e possam adormecer com tranquilidade.

Anotar coisas que estejam te preocupando – Sempre que se deitar e perceber que está preocupado com coisas que tem para resolver no dia seguinte, anote tudo em um bloco do notas. Assim, sua mente saberá que as informações estão bem guardadas e que poderá descansar.

O que evitar antes de dormir?

Assim como existem atitudes que podem beneficiar o sono, outras podem prejudicá-lo. Veja, a seguir, o que deve evitar fazer antes de se deitar.

Ingerir café, álcool e substâncias estimulantes à noite – Essas substâncias devem ser evitadas porque são altamente estimulantes e atrapalham o relaxamento da mente. Se você não abre mão de café, por exemplo, prefira tomar durante o dia, sem exagerar e parando de ingerir a partir das seis horas da tarde.

Comer alimentos de difícil digestão no jantar – As escolhas que você faz no jantar também podem comprometer a qualidade do seu sono, já que o corpo precisa se esforçar mais para digerir alimentos pesados. Portanto, prefira opções mais leves e nas porções adequadas, evitando a sensação de estufamento.

Mexer no celular ou assistir TV no quarto antes de dormir – A luz emitida pela tela da TV e dos smartphones é bastante estimulante, quanto mais tempo passar assistindo antes de dormir, mais o sono irá demorar a vir.

Olhar para o relógio ao perder o sono – Quando perder o sono de madrugada, evite olhar para o relógio, pois isso fará com que se sinta ansioso ao calcular que falta X horas para se levantar.

Dormir menos horas do que o seu corpo precisa – Embora seja divulgado que o ideal é dormir oito horas por dia, a verdade é que isso pode variar de acordo com as necessidades de cada indivíduo. Contudo, é muito importante que respeite o seu corpo. Caso perceba que precisa realmente das oito horas, dormir apenas cinco pode te causar problemas.

Como são os seus hábitos de sono? Consegue dormir com facilidade ou sofre com insônia? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo e compartilhe essas dicas em suas redes sociais!

Fontes:

https://www.wickbold.com.br/importancia-do-sono/

https://www.healthline.com/nutrition/10-reasons-why-good-sleep-is-important

https://campushealth.unc.edu/health-topics/sleep/help-sleep-difficulties/dos-and-donts-sleep

https://www.einstein.br/noticias/noticia/sono-aliado-atividade-fisica

Copyright: 565177339 – https://www.shutterstock.com/pt/g/macniak