amor-pais-formas

Amor de Pais – Como Influenciam Nossa Fase Adulta?

Por: José Roberto Marques | Blog | 05 de junho de 2018

O amor faz parte da vida de qualquer pessoa em todas as idades, a diferença em cada uma dessas fases está na forma como ele é percebido e vivido. Na maior parte dos casos, essa emoção é sentida pela primeira vez por um indivíduo através do amor de pais, que são aqueles que o receberam em sua chegada ao mundo e acompanharam o seu desenvolvimento. Essa afeição tem uma grande influência em relação à forma como cada um irá receber e demonstrar amor ao longo de toda a sua trajetória.

5 Formas Com a Qual o Amor de Pais Influencia a Vida Adulta

O amor que uma pessoa recebe de seus pais tem um grande peso na forma com a qual ela viverá seus relacionamentos ao longo da vida, porque foi sua primeira e mais marcante experiência. Veja, a seguir, cinco maneiras de como essa influência acontece.

1 – A Maneira Com a Qual Se Expressa os Sentimentos

Enquanto algumas pessoas são mais abertas para demonstrar o que sentem, outras são mais reservadas e raramente falam a respeito de seus sentimentos. O que pode ter determinado isso é a forma com a qual os seus pais lidavam com suas emoções. Crianças que cresceram em um ambiente em que dizer que ama o outro é natural, tendem a se sentir mais inclinadas a fazer o mesmo na vida adulta porque vivenciaram isso desde cedo.

2 – O Nível de Controle ou Tolerância a Esse Comportamento

Quando um dos pais é controlador e ciumento e a outra parte aceita isso, esse comportamento pode influenciar os filhos de duas maneiras diferentes. A primeira possibilidade é a de que eles se tornem igualmente controladores e a segunda é que aceitem esse tipo de atitude vinda de seu parceiro. Da mesma maneira que pais que vivem relações tranquilas e livres têm maiores chances de criar indivíduos que enxerguem o relacionamento da mesma maneira.

3 – A Forma Com a Qual Se Resolve Conflitos

Um dos elementos fundamentais para um relacionamento saudável está relacionado à forma como os conflitos são vistos e resolvidos. Aqueles que cresceram vendo os seus pais investindo no diálogo e conversando sobre os problemas para solucioná-los, tendem a seguir a mesma linha na fase adulta, o que é maravilhoso. O mesmo acontece com aqueles que presenciavam brigas e discussões frequentes na infância, porque o indivíduo cresce acreditando que gritos são necessários para resolver problemas.

4 – O Grau de Independência em Relação ao Outro

Ter uma pessoa para compartilhar momentos é maravilhoso, contudo, ainda assims é importante manter a individualidade. Alguém que cresceu vendo os pais viverem uma relação de total dependência, fazendo tudo juntos e sem dividirem o espaço de um e outro, tendem a buscar parceiros que aceitem agir da mesma maneira. Contudo, existem também os casos em que os indivíduos desejam para as suas vidas exatamente o aposto do que presenciaram em casa.

Você é feliz?

5 – A Capacidade de Confiar

Ser capaz de confiar no seu parceiro é essencial para construir um relacionamento saudável e duradouro. Entretanto, nem todo mundo cresce com um exemplo do quanto essa confiança é necessária. Uma criança que cresce em um ambiente amoroso, por exemplo, tende a acreditar mais nos outros. Por outro lado, aquela que é criada por pais que são mais distantes e não demonstram confiança entre si e, também, em relação às outras pessoas, tendem a seguir o mesmo caminho.

A Importância da Ressignificação em Relação ao Amor de Pais

Mesmo sem perceber, a relação de nossos pais e a forma com a qual o amor nos foi apresentado por eles nos afeta de forma bastante intensa, desde a infância até a vida adulta. Talvez, você tenha presenciado um relacionamento incrível que queira imitar, ou deseje evitar os erros que os viram cometer no passado. Independente de qual foi a sua experiência, saiba que ninguém está fadado a se tornar exatamente como os seus genitores, pois, apesar de a influência ser forte, sempre é possível rever e ressignificar questões para buscar o desenvolvimento e a evolução.

Em primeiro lugar, é muito importante que perdoe os seus pais por qualquer falha que possam ter cometido em sua educação. Lembre-se que certamente havia uma intenção positiva por trás de suas ações, e apenas isso é o suficiente para que seja grato. Nesse caso, é necessário voltar a atenção para si, a fim de identificar pontos do seu comportamento que tiveram essa influência e estejam precisando ganhar um novo significado. Assim, poderá saber exatamente o que precisa trabalhar para se tornar uma pessoa cada vez melhor e preparada para viver um relacionamento feliz e saudável.

Dicas Para os Pais Criarem Indivíduos Emocionalmente Saudáveis

Não existem pais perfeitos simplesmente porque não existem seres humanos perfeitos, e as falhas fazem parte do desenvolvimento de todos. Da mesma maneira, não há receitas prontas e mágicas para educar. Entretanto, existem algumas medidas que podem te ajudar a criar os seus filhos de modo que eles se tornem adultos emocionalmente saudáveis e para que tenham relacionamentos positivos e equilibrados no futuro.

Em primeiro lugar, lembre-se que as crianças aprendem através de ensinamentos, mas, principalmente, pelo exemplo, que é o que tem maior peso na educação. Portanto, seja um modelo de quem você quer que os seus filhos se tornem, principalmente no que se refere à maneira com a qual expressa amor, raiva, mágoa, alegria, entre outros sentimentos, tanto em relação a eles como, também, ao seu parceiro.

Ame os seus filhos incondicionalmente e expresse o seu amor a eles de várias maneiras. Ajude-os a compreender que existem comportamentos que são aceitáveis ​​e outros inaceitáveis ​​e que certas atitudes têm consequências positivas ou negativas. E, seja quais forem os comportamentos que eles apresentem, mostre que ainda assim serão amados e que há sempre uma oportunidade de crescimento nos erros que cometem. Ensiná-los sobre a importância de utilizar as falhas como lições fará com que aprendam e cresçam através delas.

Ser filho é uma condição da existência e é através dela que hoje estamos todos aqui, desfrutando dessa aventura extraordinária que é estar vivo. Atentar-se ao relacionamento que tem com os seus pais é fundamental para que se conheça melhor nos mais diferentes aspectos e possa identificar os seus pontos fortes e os que precisam ser melhorados.

 

Copyright: 738815452 – https://www.shutterstock.com/pt/g/g-stockstudio

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: