Fotogestoeber/Shutterstock Fazer mudanças profissionais exige reflexão e autoconhecimento para que o profissional possa identificar seus objetivos e focar na realização de suas novas metas na carreira

Toda mudança profissional ou pessoal começa dentro de nós. Começa a partir de um desejo íntimo de modificar algo que está nos incomodando profundamente. Por isso, não se engane pensando que mudamos por conta de nosso chefe, dos nossos colegas ou da empresa, as fazemos pensando nisso, mas na realidade, mudamos apenas por nós e para o nosso bem-estar.

Portanto, as mudanças profissionais ocorrem em decorrência da vontade do profissional em mudar o seu estado atual de infelicidade e insatisfação com seu trabalho. Flui porque assim como qualquer pessoa, ele também deseja conquistar um estado desejado diferente, ou seja, aquele os resultados que considera ser o ideal para ser mais feliz em sua carreira.

Como Fazer Mudanças Profissionais

Não, para mudar não é preciso simplesmente apenas sentir aquele incômodo, mas especialmente, saber o que fazer com ele. O que isso quer dizer? Que não é porque seu emprego não lhe faz sentir-se realizado que você deve chegar, amanhã, no RH, e pedir demissão. Calma, não haja com impulsividade, pois ela impossibilita que você veja sua vida sob mais perspectivas e tome as decisões certas.

Se você identificou a necessidade de mudança na carreira, liste quais são elas, quais são as coisas que mais lhe faltam e incomodam hoje. O que você deseja? Investir em sua atualização e capacitação, ser promovido a um novo cargo, ter um aumento de salário, maiores desafios profissionais, mais chances de mostrar seu potencial, abrir seu próprio negócio?

Pense e reflita sobre estes questionamentos e também sobre quais habilidades e competências profissionais você precisará desenvolver para conquistar os resultados que objetiva em sua carreira. As mudanças são positivas quando nos ajudam a alavancar o nosso sucesso, a realizar nossos sonhos, metas e a evoluir profissionalmente.

Reflita e Aja Assertivamente

Assim, se você deseja modificar algo que está lhe incomodando, procure avaliar-se e compreender as origens de suas insatisfações ou do desejo de mudança. Reflita – Será que uma conversa com seu chefe pode ajudar a melhorar seu entusiasmo e trazer os desafios que busca para sua carreira? Será que as diferenças com aquele colega são suficientes para querer sair de seu emprego? E mais – será que você já tem a experiência e o conhecimento necessário para largar tudo e abrir seu próprio negócio?

PSC

Como bom Coach, que sou trago, estes questionamentos para que você maximize sua visão e se permita enxergar que uma mudança profissional não pode ser motivada por impulsos infantis, como foco único, em eliminar, simplesmente, algo que está lhe incomodando no momento. É preciso ser cauteloso e fazer um planejamento que lhe permita alcançar sua meta.

Busque ser maduro e verdadeiro e também reverter seu incômodo profissional com ações reais e congruentes. Invista em seu autodesenvolvimento, faça boas formações técnicas e comportamentais, a exemplo de um curso de Coaching; atualize-se sobre o seu mercado de atuação, sobre o que está acontecendo à sua volta e, só então, tome uma direção.

E mais: converse com pessoas que possam lhe ajudar nesta mudança (chefes, colegas, ex-professores, amigos mais experientes, familiares ou mesmo um coach de carreira) e busque expandir suas possibilidades. Com certeza, assim você saberá identificar o momento certo de fazer sua mudança profissional.