Menina ao ar livre com seu cachorro cultivando hábitos saudáveis

Nina Buday/ Shutterstock Cultivar  hábitos saudáveis ajuda no equilíbrio do corpo e da mente

Quais são os hábitos saudáveis que você cultiva em seu dia a dia? Saiba que além dos cuidados com a alimentação, existem outras atitudes que colaboram diretamente para que tenhamos uma maior qualidade de vida, inclusive em nossos relacionamentos interpessoais.

Ter abertura para ajudar e ser ajudado, perdoar e ser perdoado, como também para amar e ser amado, é essencial para termos uma jornada mais plena. Podemos e temos que estar atentos à saúde de nosso corpo físico e sempre cuidar para que tudo esteja em ordem. Porém, para que haja total equilíbrio é essencial também zelar pela nossa saúde mental e, especialmente, emocional.

Cultivar pensamentos positivos, agir de forma respeitosa com seus valores e com os valores do próximo, honrar sua história e a do outro, também faz parte do conjunto de hábitos saudáveis que podemos ter em nossa vida. O melhor é que para vivenciar estes benefícios, basta apenas estar disposto a dar e receber tudo de bom que nos cerca.

E para te ajudar nesse processo de desenvolvimento pessoal e, sobretudo, emocional, eu separei uma lista verdadeiramente extraordinária para que você aprenda a como cultivar hábitos saudáveis. 

Você vai perceber que eles podem facilmente ser inseridos em sua rotina e, que em pouquíssimo tempo, você perceberá uma grande melhora, sobretudo em se tratando do seu equilíbrio emocional. Acompanhe-me nesta leitura transformadora.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Qual a importância de cultivar hábitos saudáveis

Como já ficou bem claro na introdução acima, cultivar hábitos saudáveis vai muito além da prática de exercícios físicos e, também, de uma boa alimentação. E, inseri-los em sua rotina diária, resulta positivamente no desenvolvimento de uma saúde mental e física cada vez melhores.

Não se trata apenas de ter uma visão mais positivista em relação a si mesmo e ao mundo, se trata de ser capaz de viver uma vida mais plena e com ganhos que irão contribuir para que você tenha uma vida melhor tanto na ótica pessoal quanto profissional.

Afinal de contas, uma pessoa plena e feliz provavelmente será capaz de render muito além do que uma pessoa cujo os hábitos são prejudiciais para a sua saúde.

Em suma, manter hábitos saudáveis traz grandes contribuições para a sua vida, tais como:

  • Maior foco e energia para produzir cada vez mais;
  • Resiliência para lidar com as situações complexas, de estresse e ansiedade, do nosso dia a dia;
  • Calma e tranquilidade para a resolução de conflitos e tomadas de decisão;
  • Evita problemas de saúde, sobretudo de caráter emocional como estresse, ansiedade excessiva, ajudando ainda a combater problemas mais sérios como a síndrome de burnout e a depressão;
  • Mais concentração e capacidade dedutiva, de raciocínio;
  • Ajuda, ainda, a tratar de questões físicas, é como dizem , mente sã em corpo são.

Como Cultivar Hábitos Saudáveis

Aprenda a Agradecer 

Quando somos gratos, mostramos que somos capazes de reconhecer o que o outro fez de bom por nós. Ao cultivar a gratidão alimentamos uma corrente positiva de amor e gentileza, que valoriza as boas atitudes e motiva as pessoas a continuarem a dar o seu melhor.

Aprenda a Perdoar

Lembre-se que ninguém é perfeito, nem mesmo você. E como ninguém está isento de erros, lembre-se que não vale a pena guardar mágoas e rancores antigos que só lhe machucam. Se coloque no lugar do outro, tente perdoar e também perdoar-se por seus erros. Não se crucifique, aprenda, tire boas lições e siga em frente.

Valorize suas Conquistas

Preze suas realizações, valorize cada um de seus feitos e comemore cada conquista. Para alcançá-las foi preciso dedicação, sacrifício e foco, então nada mais justo do que reconhecer suas vitórias e sentir-se feliz e grato por elas. Vibre, não tenha medo de ser feliz. Você merece!

Tenha empatia

Essa palavra, esse conceito, tem assumido a cada dia um papel de grande destaque na sociedade. Muito se preza pelo cultivo da empatia, mas, afinal de contas, o que ela realmente quer dizer e porque cultivá-la é um importante hábito que devemos ter?

A empatia nada mais é do que olhar o mundo com outros olhos, olhos que não são os seus, olhos de outras pessoas. Em outras palavras, a empatia te convida a enxergar o mundo com outra perspectiva.

Para ficar ainda mais fácil de se entender, pense que temos a nossa visão de mundo em relação a cada coisa que existe. O preconceito, por exemplo, quando não somos nós o alvo desse ato tão cruel, muito provavelmente o repugnamos, correto?

Mas você parou para pensar em como seria se você fosse o alvo? Já parou para pensar e se colocar no lugar daquela pessoa que está sofrendo em decorrência disso?

Quando nos colocamos no lugar de outras pessoas somos capazes de contribuir com ela ou outras vítimas, de um determinado problema, de um modo muito mais significativo.

Por mais que não sejamos capazes de compreender ao certo o que seria viver em sua pele, como no caso em que descrevi acima, o simples fato de tentarmos de verdade já nos servirá para compreender a situação de um modo muito mais assertivo.

Cultive o Amor

O amor é um sentimento maravilhoso, pois quanto mais a gente doa, mais o recebemos de volta. Não tema amar e ser amado. Dê o seu melhor, diga aos seus familiares e amigos como você os ama e deixe-se ser amado, abraçado, acolhido também. A sensação é extraordinária!

Celebre a vida

Por mais que tenhamos que superar e lidar com muitos problemas e desafios, ao longo de nossa jornada, vale muito a pena viver e celebrar todos os aprendizados que a vida nos proporciona. Busque ressignificar os momentos ruins e comemorar cada dia e cada momento em que você se permitiu evoluir um pouco mais como ser humano.

Viu como é possível ir além e cultivar bons hábitos? Se você busca tudo isso e muito mais, invista em seu autodesenvolvimento. Faça a Formação Professional & Self Coaching, e permita-se viver o seu melhor!

Gostou das dicas? Comente e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Imagem: Por Just dance