Alguns estudiosos do sorriso relatam que a “risoterapia” já era usada no século IV aC por Hipócrates em seus tratamentos médicos para ajudar na cura de seus doentes. Segundo eles, o médico usava animações e brincadeiras, algo parecido com o que hoje os Doutores da Alegria fazem para animar os pacientes e ajudar em seu processo de cura.

Desde aquela época, esse sábio grego já entendia que rir é um excelente remédio e pode sim nos ajudar no restabelecimento de nossa saúde em todos os sentidos. Mas, convenhamos, tem coisa melhor do que sorrir?

Siga a leitura para saber mais a respeito dos benefícios que o sorriso pode proporcionar para a sua vida!

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

O poder do sorriso

O sorriso é a manifestação física da nossa alegria interior. Quando sorrimos, por mais curtinho que esse riso seja, já mostramos que estamos mudando nosso estado de humor e vendo as coisas ou as pessoas à nossa volta de forma mais positiva e otimista. Isso é maravilhoso!

Sorrir é também dar a si mesmo a chance de enxergar coisas engraçadas na vida, em uma brincadeira simples de um palhaço, de um amigo ou com uma piadinha leve sobre o cotidiano. Sorrir é dar um “bom dia” de forma positiva e declarar por meio de sua forma de se expressar que realmente deseja algo bom ao outro.

Conheça os benefícios do sorriso

PSC

Os benefícios do sorriso são inúmeros. Quando sorrimos, todo o nosso corpo e mente relaxam, ficam zen e em paz. E sabe o que é melhor? Segundo cientistas, o sorriso ajuda a proteger nosso cérebro e coração contra AVC, infarto e demais doenças vasculares, além de controlar nossa pressão arterial.

Isso é muito importante para aumentar o nível de endorfina em nosso sangue e diminuir os de adrenalina, que podem elevar os batimentos cardíacos e estressar o coração. Por isso, independentemente dos nossos problemas pessoais ou profissionais, devemos buscar enxergar o lado bom da vida e, de cada situação, tirar lições e aprendizados que nos façam crescer e sorrir no final.

Então, o que está esperando? Sorria mais! Lembre-se de momentos e pessoas divertidas e solte um belo sorriso. Essa atitude, com certeza, vai melhorar o seu dia, reforçar sua saúde e equilibrar sua mente.

O sorriso reflete a personalidade do ser humano

Existem diversos tipos de sorrisos, os negativos e os positivos, que demonstram como é a personalidade de cada indivíduo. Vamos focar aqui apenas nos bons e que evidenciam a alegria e o modo como as pessoas que sorriem se relacionam e agem. Vamos conhecer alguns deles e entender o que representam:

Sorriso verdadeiro: aquele sorrisão longo, autêntico, incontrolável, que enrijece as pálpebras, que é intenso e que expressa confiança e verdade.

Sorriso aberto: próprio de pessoas extrovertidas, animadas, leais, pois o seu belo sorriso mostra leveza, uma gargalhada prazerosa e honesta.

Sorriso contagiante: sabe aquele amigo que ri e você não aguenta e ri junto? Esse é o riso que contagia, que é sincero, verdadeiro, proveniente de emoções positivas e de pessoas que veem a vida de forma otimista.

Riso constante: existem pessoas que estão sempre com um sorriso no rosto. Elas se mostram sempre de bem com a vida, são animadas e sempre dizem palavras positivas.

10 Curiosidades interessantes sobre o sorriso

Confira agora uma seleção de curiosidades muito interessantes sobre o sorriso e seu grande poder de contagiar as pessoas e deixar a vida mais leve.

  1. Os músculos da face precisam realizar menos esforço para sorrir do que para franzir a testa. Assim, podemos concluir que o sorriso é algo, digamos, muito mais natural para nós do que ficarmos bravos.
  2. Quando chamamos um sorriso de contagiante não é mera força de expressão. Ocorre da mesma forma que com o bocejo, pois temos a tendência natural de retribuir quando alguém sorri para nós.
  3. Sorrir é capaz de fazer com que uma pessoa mude o seu humor. Experimente fazer alguma atividade que lhe estimule a sorrir quando estiver chateado e verá o quanto essa informação é verdadeira.
  4. O sorriso faz com que as pessoas adotem uma visão mais positiva sobre a vida. Isso faz com que elas se engajem mais a buscar seus objetivos, se tornando mais bem-sucedidas, mais felizes e mais saudáveis.
  5. Existem certos gestos que possuem significados diferentes em cada cultura. Já o sorriso é universal, em qualquer lugar do mundo ele representa uma expressão amistosa.
  6. Não é apenas pessoalmente que o sorriso contagia, ele também pode ser notado quando estamos ao telefone. Experimente sorrir em ligações telefônicas e perceba que a pessoa do outro lado da linha irá receber essa energia.
  7. Por representar uma expressão de simpatia, o sorriso ajuda muito quem está buscando oportunidades, seja de se relacionar ou mesmo de trabalho. Sorrisos abrem portas.
  8. Guillaume Benjamin Amand Duchenne, um neurologista do século XIX, fez um experimento para descobrir quantos tipos de sorrisos existem e encontrou como resposta que há 19.
  9. Garçons e garçonetes que sorriem para os clientes costumam receber mais gorjeta do que aqueles que não o fazem.
  10. As crianças riem muito mais do que os adultos todos os dias. Em geral, os pequenos riem de 300 a 400 vezes por dia, enquanto os adultos cerca de apenas 15 vezes por dia ou menos.

Viu só como o sorriso, que parece algo tão simples, é tão poderoso e rodeado de fatos curiosos?

Frases sobre o poder do sorriso

Para finalizar, fique com algumas frases que falam a respeito do poder que o sorriso tem de nos deixar mais saudáveis e felizes.

  1. “Um sorriso é uma porção de felicidade que podemos encontrar bem debaixo do nosso nariz.” – Tom Wilson.
  2. “As rugas devem servir apenas para indicar onde os sorrisos estiveram.” – Mark Twain.
  3. “Compartilhe seu sorriso com o mundo, ele é um símbolo de amizade e de paz.” – Christie Brinkley.
  4. “Sorrir é um dos melhores cosméticos que existem. Se você tem um bom senso de humor e uma visão positiva sobre a vida, isso o torna lindo.” – Rashida Jones.
  5. “Se você encontrar uma pessoa que está sem um sorriso, compartilhe o seu com ela.” – Autor desconhecido.
  6. “Sorria para os obstáculos que surgirem em seu caminho e eles serão transformados em pontes.” – Autor desconhecido.
  7. “Sorria de todo o seu coração, nada é mais bonito do que uma pessoa que se sente feliz por ser ela mesma.” – Kubra Sait.
  8. “Sorrir é a melhor maneira de enfrentar todos os problemas, de esmagar todos os medos e esconder todas as dores.” – Autor desconhecido.
  9. “O sorriso é a língua universal de bondade.”  – William Arthur Ward.
  10. “Seu sorriso ilumina a vida de todos aqueles que o veem. Para alguém que se deparou com várias pessoas franzindo a testa, carrancudas ou virando o rosto, seu sorriso é como o sol quebrando as nuvens e revelando um dia ensolarado.” – Dale Carnegie.
  11. “Fazer uma pessoa sorrir é capaz de mudar o mundo. Talvez não o mundo todo, mas, pelo menos, o mundo dela.” – Autor desconhecido.
  12. “Seja a razão pelo sorriso de alguém. Seja a razão pela qual alguém se sente amado e acredita na bondade das pessoas.” – Roy T. Bennett.
  13. “A vida é como um espelho. Sorria para ela e ela sorrirá de volta para você.” – Peace Pilgrim.
  14. “Seu sorriso lhe dará um semblante positivo que fará com que as pessoas se sintam confortáveis ​​perto de você.”  – Les Brown.
  15. “É preciso ter muita energia para ser negativo, porque você tem que trabalhar isso constantemente. Já sorrir é indolor, por isso, prefiro gastar minha energia sorrindo.” – Eric Davis.

E então, que tal começar a sorrir mais e desfrutar de todos os benefícios que foram citados ao longo do artigo? Aproveite para passar essa ideia adiante, compartilhando este conteúdo em suas redes sociais!

Imagem: Por smrm1977